Porsche Cayenne Elétrico inaugura nova era da marca com 642 km de autonomia e até 1.156 cv

A Porsche apresentou oficialmente nesta quarta-feira, 19, o Cayenne Elétrico, marcando o início de uma nova fase na história do SUV que, em 2002, levou a marca a um novo patamar global.

À primeira vista, o modelo totalmente elétrico chega como o SUV mais tecnológico já produzido pela montadora alemã e representa um passo importante na estratégia de eletrificação da empresa, que já tem 36% das vendas globais compostas por veículos eletrificados.

Do mesmo modo, Segundo Oliver Blume, CEO da Porsche AG, o novo Cayenne oferece “desempenho em uma dimensão completamente nova, aliando tecnologias do automobilismo com praticidade e conforto para o dia a dia”.

Desempenho de supercarro: até 1.156 cv e tecnologia da Fórmula E

Ao mesmo tempo, a linha estreia com dois modelos: Cayenne Electric e Cayenne Turbo Electric, ambos com tração integral via sistema eletrônico Porsche Traction Management (ePTM).

O destaque fica para o Cayenne Turbo Electric, que:

  • Acelera de 0 a 100 km/h em 2,5 s

  • Vai de 0 a 200 km/h em 7,4 s

  • Alcança 260 km/h

  • Entrega até 850 kW (1.156 cv) e 1.500 Nm com Launch Control

Tecnologias oriundas da Fórmula E foram aplicadas, como refrigeração direta a óleo no motor traseiro, garantindo desempenho contínuo. Há ainda a função Push-to-Pass, que libera 130 kW extras por até 10 segundos.

O Cayenne Electric de entrada oferece:

  • 300 kW (408 cv) no uso normal

  • 325 kW (442 cv) e 835 Nm com Launch Control

  • 0 a 100 km/h em 4,8 s

  • 230 km/h de máxima

Eficiência e recuperação recordes: até 600 kW

O SUV elétrico impressiona também na eficiência, recuperando até 600 kW — níveis comparáveis aos carros da Fórmula E. A Porsche afirma que 97% das frenagens do dia a dia podem ser feitas apenas pelos motores elétricos.

O modelo Turbo ainda pode ser equipado com freios Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB).

Chassi avançado e suspensão ativa inédita no Cayenne

(Foto: Porsche)

A versatilidade do Cayenne Elétrico é reforçada pela suspensão pneumática adaptativa PASM. O Turbo ganha o diferencial PTV Plus e pode receber direção traseira e o sistema Porsche Active Ride, que praticamente elimina movimentos de carroceria.

Carregamento ultrarrápido e opção por indução

A nova bateria de 113 kWh oferece:

  • Até 642 km de autonomia (Cayenne)

  • Até 623 km (Turbo)

Graças à arquitetura de 800 volts, o SUV carrega a até 390 kW (ou até 400 kW em condições ideais), permitindo:

  • 10% → 80% em menos de 16 minutos

  • 325 km (Cayenne) ou 315 km (Turbo) adicionados em apenas 10 minutos

O Cayenne estreia o Porsche Wireless Charging, carregamento por indução de até 11 kW.

Design moderno e aerodinâmica de ponta

O visual combina traços clássicos da Porsche com novas soluções aerodinâmicas. O SUV traz Faróis Matrix LED finos e portas sem moldura. Além disso, saia lateral em estilo esportivo e faixa de luz 3D traseira com grafismos animados e logotipo iluminado.

Contudo, o modelo alcança Cx de 0,25, um dos melhores da categoria, e conta com elementos ativos como:

  • Flaps de arrefecimento móveis

  • Spoiler adaptativo

  • Laminas aerodinâmicas ativas no Turbo

Há ainda o pacote Off-Road, com para-choque redesenhado para atividades fora de estrada.

Interior tecnológico: maior área de telas da história da Porsche

Nesse sentido, o Cayenne Elétrico estreia o Flow Display, um painel OLED curvo que integra o console central. Ele tem Instrumentos digitais de 14,25,”, tela opcional de 14,9” para o passageiro. Finalmente; um Head-up display com realidade aumentada exibindo uma área equivalente a 87”.

Porém, a nova filosofia Porsche Digital Interaction adiciona widgets personalizáveis, apps nativos, jogos, streaming e o novo assistente de voz Voice Pilot, baseado em IA.

Em síntese, o modelo também recebe: Bancos traseiros elétricos, Porta-malas de até 1.588 L, capacidade de reboque de até 3,5. toneladas. Além disso, Teto panorâmico com controle de luz por cristal líquido, sistema de aquecimento dos painéis internos e iluminação ambiente ampliada com “luz de comunicação”

Aliás, a personalização alcança níveis inéditos, com 13 cores, 9 tipos de rodas, 12 combinações internas e pacotes da Porsche Exclusive Manufaktur e Sonderwunsch.

Disponibilidade e preços

Da mesma forma, os modelos Cayenne Electric e Cayenne Turbo Electric já podem ser encomendados na Europa. Na Alemanha, os preços começam em:

  • €105.200 – Cayenne Electric

  • €165.500 – Cayenne Turbo Electric

Por fim, com a chegada dessa nova geração, a Porsche reforça que seguirá oferecendo motores a combustão e híbridos plug-in até além de 2030, oferecendo aos clientes escolha total de motorização.