A Porsche revelou nesta quinta-feira, 08, oficialmente o novo 911 Cup, modelo que passa a substituir o 911 GT3 Cup nas copas e séries monomarca promovidas pela fabricante. Com essa mudança, a marca alemã inicia uma padronização na nomenclatura dos seus carros de corrida para clientes, diferenciando os modelos Cup — voltados a campeonatos próprios — dos GT, destinados a corridas de marcas abertas ou categorias específicas.
Produzido na fábrica de Zuffenhausen ao lado dos modelos de rua, o novo 911 Cup mantém a fórmula de sucesso: alto desempenho, durabilidade e custo-benefício. Desde 2020, a Porsche produziu 1.130 unidades do modelo anterior e mais de 5.300 exemplares do 911 para corridas monomarcas.
Um carro de corrida com DNA de rua
Segundo Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport, o novo 911 Cup combina “componentes dos carros GT de série com tecnologia de corrida pura”, mantendo o desafio que sempre caracterizou a condução do modelo — inclusive como ferramenta de formação dos Porsche Juniors.
Michael Dreiser, Diretor de Vendas da Porsche Motorsport, destaca a versatilidade do modelo: “É um dos carros de corrida mais vendidos do mundo, usado em nossa pirâmide do automobilismo e com desempenho comprovado também em corridas de resistência e campeonatos GT abertos”.
Visual alinhado com o 911 GT3 e foco em funcionalidade
O novo design do 911 Cup segue o estilo do 911 GT3 da geração 992.2, especialmente na dianteira. Além disso, o para-choque agora é dividido em três partes, permitindo substituições mais econômicas após danos em pista. As luzes de circulação diurna foram removidas para reduzir custos e evitar danos aos radiadores.
Outros avanços aerodinâmicos incluem:
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Aberturas nos para-lamas para melhorar o fluxo de ar e aumentar o downforce dianteiro;
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Novo assoalho otimizado, inspirado no modelo de rua;
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“Palhetas giratórias” atrás das rodas dianteiras para melhor estabilidade em alta velocidade;
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Aerofólio tipo “pescoço de cisne” com novo sistema de ajuste.
Aliás, a carroceria também é um marco em sustentabilidade. Portas, tampa do motor e outros componentes agora utilizam lã de fibra de carbono reciclada e resina epóxi de base biológica, reutilizando materiais de fabricação para reduzir custos e o impacto ambiental.
Motor mais próximo do modelo de rua e preparado para múltiplas categorias
O novo 911 Cup mantém o motor boxer 4.0 de seis cilindros aspirado, agora com 520 cv (382 kW). O propulsor traz novidades como:
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Válvulas de aceleração individuais com fluxo otimizado;
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Comandos com tempos de abertura estendidos;
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Capacidade de utilizar restritor de ar para atender a regulamentos internacionais.
A vida útil do motor permanece em 100 horas de uso, mesmo com o ganho de potência.
Novo sistema de escape e embreagem reforçada no Porsche
Além disso, o modelo oferece três sistemas de escapamento, adaptáveis às regras de ruído dos diferentes campeonatos. Ou seja, a nova embreagem metálica sinterizada de quatro discos permite rotações mais altas na largada, ampliando o impacto sonoro. Enquanto isso, o carro também estreia uma função de reinicialização automática do motor e freios com função estroboscópica para aumentar a segurança na largada.
Freios maiores e com melhor ventilação
Nesse sentido, o sistema de freios foi completamente redesenhado. Os discos dianteiros agora medem 380 mm de diâmetro e ganharam maior espessura para melhor ventilação. Isso permite:
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Maior dissipação de calor;
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Melhora na eficiência de frenagem;
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Maior durabilidade para corridas longas.
O ABS de fábrica Bosch M5 passa a ser padrão e inclui novos sensores de aceleração, avisos para vazamentos e reservatórios maiores para fluido de freio.
Cockpit redesenhado com foco no piloto
Aliás, o volante multifuncional foi totalmente redesenhado, com controles giratórios centrais para ABS e controle de tração, além de botões iluminados para melhor visibilidade. Porém, o console central ao lado do assento agora tem menos botões, mas mais funções, acessíveis por um menu no display — como ajustes de pit limiter, mapeamento do escapamento e ângulo de direção, sem necessidade de laptop.
A proteção adicional nas portas, com espuma reforçada, garante mais segurança ao piloto em caso de impacto lateral.
Eletrônica mais avançada e conectividade ampliada
O novo 911 Cup incorpora recursos herdados do 911 GT3 R, como:
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Sistema TPMS com leitura de temperatura e pressão dos pneus;
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Antena GPS de alta performance para telemetria e cronometragem;
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Função “pre-kill” que desliga o motor automaticamente nos pit stops;
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Monitoramento eletrônico do sistema de extintor, que informa o status da bateria.
Pneus desenvolvidos com a Michelin e testados por pilotos oficiais
Por fim, a Michelin segue como parceira técnica e desenvolveu uma nova geração de pneus para o 911 Cup. Além disso, os testes foram realizados em Monza, Lausitzring e no Centro de Desenvolvimento da Porsche em Weissach, com participação dos ex-juniores Bastian Buus, Laurin Heinrich, Klaus Bachler e do experiente Marco Seefried.