A Porsche divulgou nesta quarta-feira, 28, as imagens oficiais do 99x Eletric, carro que marca a estréia da montadora alemã na Fórmula E. Os pilotos serão Neel Jani e André Lotterer que participaram do programa da montadora no Mundial de Endurance.
“Foi uma apresentação única de carro diferente de tudo que o mundo do automobilismo já experimentou antes. Foi muito divertido juntar-se ao Porsche 99X Electric tanto virtualmente quanto na vida real ao mesmo tempo. É ótimo que a Porsche esteja inovando e envolvendo a jovem geração digital ”, diz Jani. “Um tipo diferente de estréia de carro; Eu realmente gostei do fato de que Neel e eu agimos como jogadores ao vivo. É fantástico que nos comuniquemos com o público-alvo digital como iguais e que eles pudessem fazer parte disso ”, diz Lotterer.
A apresentação estará disponível a partir desta quinta-feira, 29, através do endereço newstv.porsche.com a partir de 29 de agosto.
Frizt Enzinger, vice-presidente da Porsche Motorsports, celebra esta nova fase da equipe. “Hoje é um dia importante. Com a estreia do Porsche 99X Electric, estamos dando um grande passo rumo ao trabalho da Porsche na Fórmula E. Estou muito orgulhoso de nossa equipe, que demonstrou um alto nível de comprometimento com o projeto da Fórmula E. Agora estou ansioso para ver o Porsche 99X Electric na pista”, comenta.
“Hoje, o Porsche 99X Electric se junta à lista de carros históricos da Porsche”, diz Pascal Zurlinden, diretor de fábrica da Motorsport. “A nomeação e o design dão ao carro seu caráter inicial e dão vida a ele. É um dia especial para todos que investiram muito no projeto Porsche Formula E nos últimos meses.”
Em termos de design, as cores tradicionais do automobilismo da Porsche foram escolhidas para o carro de Fórmula E. Do ponto de vista de um pássaro, o emblema da Porsche é claramente visível em torno do Halo. Como de costume, o formato de nomenclatura é composto por três dígitos que representam os carros de corrida da Porsche e os carros esportivos de duas portas. O número mais alto, nove, foi usado duas vezes, para re-enfatizar a importância do projeto de Fórmula E para a Porsche, enquanto o X representa a abordagem prospectiva e as corridas de protótipo. O Porsche 99X Electric também serve como uma plataforma de desenvolvimento para futuros modelos de produção totalmente elétricos.
“Em retrospectiva, lançamos as bases para o futuro envolvimento da Porsche na Fórmula E durante o projeto LMP1. Usamos os insights obtidos durante esse tempo no desenvolvimento do trem de força da Fórmula E da Porsche. Nós nos concentramos em construir um powertrain altamente eficaz com o mais alto nível de eficiência”, diz Malte Huneke, líder de projeto técnico Fórmula E. A tecnologia de 800 volts usada na Fórmula E também é usada na produção em série do esportivo Porsche totalmente elétrico, o Taycan. Além disso, a gestão de energia e eficiência são as chaves para o sucesso tanto na Fórmula E quanto na produção em série. É aí que o motor síncrono permanente entra em ação, o que tem um papel importante na otimização do conceito de acionamento.
“Nos últimos meses, pudemos comprovar a confiabilidade do motor Porsche Formula E na pista e no banco de testes. Estamos muito satisfeitos e estamos otimistas para os preparativos finais para a primeira corrida ”, diz Huneke. “Nas próximas semanas, vamos nos concentrar no desempenho do Porsche 99X Electric. Este é o próximo passo no caminho para a entrada dos trabalhos da Porsche na Fórmula E ”, diz Amiel Lindesay, que agora é o chefe de operações da Fórmula E. A equipe de Fórmula E da TAG Heuer Porsche fará sua primeira aparição oficial em meados de outubro 2019 no teste da Fórmula E em Valência (Espanha). “Os dois Porsche 99X Electric vão para a pista pela primeira vez, com Neel Jani e André Lotterer no cockpit. De uma perspectiva operacional, será uma tarefa empolgante para todos os envolvidos.
História sempre presente
Depois de mais de 30 anos, a Porsche retornar às corridas monolugares. Entrar na Fórmula E e a consequente reestruturação do envolvimento no automobilismo pode ser derivada da estratégia da marca. Além dos carros esportivos GT tradicionais, carros esportivos totalmente elétricos também estão firmemente ancorados na estratégia. Ambos devem se refletir no mundo da Porsche do automobilismo no futuro. Uma grande parte da “Missão E” da corporação é também a presença e o sucesso no automobilismo com carros de corrida com acionamento elétrico. Em termos de tecnologia híbrida e, portanto, de tecnologia e-drive, corrida e produção têm se enriquecido na Porsche há cerca de uma década: o primeiro carro de corrida híbrido, o 911 GT3 R Hybrid de 2010, entrou no desenvolvimento do 918 Spyder. Em parte, o 918 foi a base para o 919 Hybrid,