A penúltima etapa do European Le Mans Series (ELMS) 2024 acontece neste fim de semana no circuito de Mugello, na Itália, e promete ser decisiva para as equipes que buscam o título da temporada e convites para as 24 Horas de Le Mans 2025. A corrida é a primeira da história do ELMS no tradicional circuito italiano, conhecido principalmente pelas provas de MotoGP e por sua longa história no automobilismo.
Estreia em Mugello
O circuito de Mugello, com seus 5,245 km, recebe pela primeira vez o ELMS, oferecendo um novo desafio para os competidores. Apesar de ser familiar para competições como MotoGP e campeonatos europeus de GT, a pista é novidade para muitos no grid do ELMS. Embora algumas equipes já tenham realizado testes ou participado de competições como a 24H Series e Ultimate Cup Series. A corrida deste fim de semana será um teste tanto para pilotos quanto para a Goodyear, fornecedora oficial de pneus das classes LMP2 e LMGT3.
Com uma rica história no automobilismo, Mugello foi palco de competições icônicas desde a década de 1950, incluindo o Campeonato Mundial de Carros Esportivos, que coroou pilotos como Arturo Merzario. Na era moderna, o circuito já recebeu provas do FIA GT, com vitórias notáveis de Steve Soper, JJ Lehto, Karl Wendlinger e Philipp Peter.
Disputa pelo título da LMP2
A competição está acirrada na classe LMP2. Após a vitória em Spa, a equipe AO by TF, formada por Robert Kubica, Jonny Edgar e Louis Delétraz, assumiu a liderança, mas com apenas dois pontos de vantagem sobre a Inter Europol Competition, dos pilotos Tom Dillmann, Sebastian Alvarez e Vladislav Lomko. Um resultado ruim em Mugello pode mudar o cenário antes da etapa final em Portimão. Cinco equipes estão separadas por 30 pontos, mantendo a disputa aberta até o fim.
Na subcategoria LMP2 Pro-Am, François Perrodo, Matthieu Vaxiviere e Alessio Rovera, da AF Corse, podem conquistar o título antecipadamente, dependendo de seu desempenho em Mugello. Eles lideram a tabela com 20 pontos de vantagem.
Luta intensa nas outras categorias
Na classe LMP3, a Eurointernational, com Adam Ali e Matt Bell no Ligier JS P320, lidera o campeonato com 14 pontos de vantagem sobre a RLR M Sport. Que conta com Gael Julien, Michael Jensen e Nick Adcock. A disputa segue aberta, com possibilidades reais de reviravoltas nas duas últimas corridas.
No LMGT3, a briga pelo título está ainda mais apertada. O Aston Martin Vantage GT3 da Racing Spirit of Léman, pilotado por Derek DeBoer, Valentin Hasse Clot e Casper Stevenson, lidera por apenas um ponto à frente da GR Racing, de Riccardo Pera, Michael Wainwright e Davide Rigon. A equipe Iron Lynx, que vinha de três pódios consecutivos, sofreu um revés em Spa com o abandono de seu Lamborghini. Porém, Andrea Caldarelli, Hiroshi Hamaguchi e Axcill Jefferies ainda estão na disputa, apenas quatro pontos atrás.
Por fim, a prova será trasnsmitida pelo canal oficial do ELMS no YouTube.