Um dos pilotos mais jovens do mundo a acelerar um carro TCR, Pedro Aizza não vê a hora de iniciar mais um novo e importante capítulo de sua carreira. O curitibano, que completou na última segunda-feira 17 anos de idade, estará na temporada 2022 no grid do TCR South America, a bordo de um dos Hyundai Elantra da equipe CJ, chefiada pelo engenheiro Carlos Chiarelli.
Enquanto aguarda pela abertura da temporada, marcada para os dias 2 e 3 de abril, no autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), Aizza tem dedicado seu tempo para os compromissos com patrocinadores, visita à sede da equipe e preparação física.
O piloto, que tem inúmeras conquistas no kart e estreou nos carros de turismo em 2021 faturando o título da GT Sprint Race Pro-Am, também ficou animado com o anúncio do calendário da competição sul-americana, que terá corridas no Brasil, Argentina e Uruguai.
“Conheço as três pistas do Brasil – Interlagos, Velocitta e Goiânia – e também já andei em Buenos Aires. As demais serão novos desafios, mas pelas informações que já tive serão pistas muito boas, bem estruturadas e não vejo a hora de começarmos a acelerar”, declarou Aizza.
“Entre as pistas brasileiras no calendário, Goiânia é a minha favorita. Claro que Interlagos é sensacional, por suas características, por toda a sua história e o que representa para o automobilismo brasileiro. Mas Goiânia foi onde fiz meu primeiro teste completo com um carro de turismo e tem um traçado e estrutura fantásticos”, revelou.
“Velocitta foi a primeira pista onde disputei uma corrida. Tem um traçado difícil, é bem técnica, de baixa velocidade, mas também gosto bastante. Na Sprint, não me saí tão bem lá, mas espero que no TCR a história seja diferente”, disse.
Enquanto as provas não começam, o piloto aproveita também para se entrosar ainda mais com os membros da equipe CJ, com quem já disputou no ano passado uma prova de TCR em Buenos Aires.
“Minhas expectativas são ótimas, mas sei que não será fácil, porque a categoria tem equipes e pilotos muito experientes. Mas espero lutar por bons resultados, pódios e vitórias”, contou.
“Acho que meu maior desafio será a adaptação ao consumo de pneus para um carro com tração dianteira, que é bem diferente de um com tração traseira, como era na Sprint”, explicou.
“Mas estou muito motivado. O TCR conta com diversos campeonatos pelo mundo. O mesmo carro que usamos aqui é o modelo utilizado na Europa e demais países. Todo esse potencial da categoria, com a possibilidade de iniciar uma carreira internacional, foi uma das razões que nos levou a correr a competição”, finalizou Aizza.
Confira o calendário da temporada 2022 do TCR South America:
2/3 de Abril: Velocitta (Brasil)
30 de Abril / 1 de Maio: Interlagos (Brasil)
4/5 de Junho: Goiânia (Brasil)
16/17 de Julho: Uruguai
27/28 de Agosto: Uruguai
17/18 de Setembro: Argentina
8/9 de Outubro: Argentina
5/6 de Novembro: Argentina