Para o presidente da Oreca Hugues de Chaunac: “Os novos projetos são a essência da Oreca.”

 

Atualmente a Oreca é bem mais do que a “vendedor” dos protótipos Oreca 03 e FLM 09. A estrutura montada por Hugues de Chaunac, que completou 40 anos em 2013, é o braço operacional da Toyota em seu programa no WEC. Em entrevista ao site endurance-info Chaunac, revela um pouco dos seus projetos, bem como planos para o futuro.

P. Qual seu balanço do Prologue?

R. “É muito cedo para saber. Vimos que a Porsche estava lá com carros muito rápidos em uma linha reta. Vimos apenas um vislumbre das forças. O novo regulamento é complexo. Os testes foram produtivos para os três fabricantes.”

P Como a Oreca vem auxiliando a Toyota nesta nova fase do WEC?

R.  “A Oreca auxilia o Toyota Racing nos boxes, Nossos mecânicos estão sob a direção de David Floury e um engenheiro de pista. Participamos da parte programa. O motor é montado no Japão e na Alemanha, na TMG. As equipes internas são as mesmas do ano passado “

P. O WEC vão entrar em uma nova fase este ano?

R. “É claro que o campeonato vai para um novo nível com a chegada da Porsche. Temos que esperar as duas primeiras corridas para tirar conclusões. Não é fácil de compreender os nossos concorrentes. Temos que ver se o campeonato é de fácil entendimento para os fãs. Eu acho que você simplificar ao máximo a mensagem ainda mais que há quatro tecnologias diferentes de Audi, Porsche, Toyota e Rebellion. “

P. Como está o projeto do Rebellion ONE?

R. “As primeiras voltas, foram marcadas para o final de março, o que nós a coloca 10 dias de atraso ao cronograma inicial. Vários dos nossos profissionais migraram paraa Fórmula 1 e outras equipes do Endurance. Este é um grande problema este ano. Eu diria que o R-One vai para a pista pela primeira vez entre 10 e 14 de abril. “

P. O carro estará pronto para disputar uma corrida?

R.  “Bart Hayden e sua equipe vão tomar a decisão de alinhar ou não em Silverstone. Ambos os carros estarão prontos quase ao mesmo tempo. Os meios de construção, são muito diferentes para as três grandes montadoras. Há atualmente um LM P1-L, daí a importância de ter um bom equilíbrio de desempenho. Isto é crucial para o futuro da LM P1 categoria-L. Se a Rebellion Racing pode terminar entre quarto e sexto lugar, será muito bom. Se a diferença for mais de dois segundos para um LM P1-H, pode haver um desânimo. É necessário que o ACO e FIA ​​estejam conscientes. Tudo isso só será possível se houver um verdadeiro jogo com muitos envolvidos. Precisamos do pódio acessível a equipes privadas.”

P. Na LMP2 o Oreca 03, chegou ao final de sua vida?

R.  “Nem um pouco! O Oreca 03 é um LMP, muito eficiente.  A ideia é lançar uma versão fechada para2015. As equipes terão duas opções. Isso vai nos permitir ampliar o leque. O Oreca 03 ainda pode vencer em 2014, 2015 e 2016.”

P. Existem planos de internacionalizar o carro?

R. “Oreca é uma empresa francesa que quer espalhar o endurance pelo mundo. Oreca quer ser vista em “todo o mundo”. Ela cresceu para estar presente em todos os lugares. “

P. Qual sua opinião sobre o TUSC, depois das duas primeiras etapas?

R.  “Cultura americana não é o mesmo que na Europa. A reconciliação entre DP e P2 não é clara. Os americanos gostam de grandes motores e barulho, Os LM P2 são o oposto de tudo isso com mais tecnologia. 2014 é um ano de aprendizado. Ele vai mostrar como cada um vai encontrar o seu espaço. “

P. A Muscle Milk, ainda não se encontrou com o novo carro. O que pode ter acontecido?

R: “O programa com o Oreca foi decidido um pouco tarde. A equipe de Greg Pickett fez uma pausa para entender a si mesmo, vamos ajudar o máximo possível. “

P. A Oreca planeja estar nos EUA?

R. “Você deve saber que abrimos um escritório em Hong Kong no ano passado, onde trabalham 4-5 pessoas. Lá é uma grande mercado. Vamos agora abrir um escritório de vendas nos Estados Unidos, em um local ainda a ser definido.”

P. Qual a posição da Oreca sobre o futuro dos regulamentos nos EUA?

R.  “Assistimos de perto o que acontece. Há um interesse, com certeza. Vamos ver se poderia ser fabricado lá. Isso faz parte das nossas reflexões. Em 2015, nós já esperamos que o BOP não será prejudicial para P2 e o Oreca 03. “

P. E sobre a classe LMPC, que foi uma das mais complicadas em Sebring?

R. “Os incidentes de corrida foram numerosas e a IMSA vão analisar tudo. Esta categoria é um verdadeiro sucesso nos EUA. Há uma verdadeira atração para este carro: preço razoável, grande confiabilidade no motor Chevrolet. Além disso, verificou-se que é resistente. O interesse foi menor na Europa, porque o carro não poderia correr as 24 Horas de Le Mans. “

P. Nesta temporada a Oreca vai competir na Ásia com a equipe KCMG…

R. “As discussões estão em andamento com a KCMG, na Asian Le Mans Series. Desejamos ainda mais. Novos projetos são a essência da Oreca, mesmo sabendo que já estamos totalmente ocupados. Nós escutamos e olhamos para o que pode ser feito. Temos muito trabalho até meados de 2015. “

P: Como novos desafios. Poderia a Oreca desenvolver um carro a ocupar a “Garagem 56” em Le Mans?

R: “É claro que estaria aberto a esse tipo de ideia, mas, para isso, deve haver um forte apoio de um fabricante. “

P: E um retorno ao GT?

R: “Estamos constantemente monitorando a classe GT. A Oreca atingiu uma certa maturidade e consciência. “

P: A Oreca, também é ativa em Magny-Cours …

“O departamento de motor é uma grande satisfação. Trabalhamos em áreas tão diversas como o rally, o WTCC. O Grupo Oreca é composto por cerca de 200 pessoas, incluindo cinquenta que está baseados em Magny-Cours. Não se esqueça da nossa loja que vende diariamente 500 a 600 produtos, mas também as nossas atividades de marketing e de eventos que compartilhamos na França, com Audi, Porsche, Renault e Michelin. “

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