Charles Milesi tornou-se o primeiro piloto a repetir uma pole position geral na temporada 2023 da European Le Mans Series (ELMS), ao liderar a sessão de qualificação para as 4 Horas de Portimão. O francês, pilotando o Oreca 07 Gibson nº 65 da Panis Racing, cravou a melhor volta em 1:30.727, superando Malthe Jakobsen, da Cool Racing, por 0,382 segundos.
A sessão, que deveria ter ocorrido mais cedo, foi adiada em 75 minutos devido a reparos na barreira de proteção, necessários após um acidente durante uma sessão anterior da Michelin Le Mans Cup. Mesmo com o atraso, Milesi manteve a concentração e garantiu a primeira posição para a última etapa da temporada.
Will Stevens, no Oreca #27 da Nielsen Racing, ficou com o terceiro melhor tempo, apenas 0,065 segundos atrás de Jakobsen, e 0,032 segundos à frente de Alex Lynn, que pilotou o Oreca #25 da Algarve Pro Racing. Ben Hanley, da United Autosports, completou o top 5, seguido por Job van Uitert, da IDEC Sport, e Louis Deletraz, atual líder do campeonato, que ficou em sétimo no Oreca #14 da AO by TF.
Na classe LMP2 Pro-Am, Giorgio Roda conquistou sua quinta pole position em seis corridas, registrando 1:32.919 a bordo do Oreca #77 da Proton Competition. Roda superou Rodrigo Sales, da TDS Racing, por 0,618 segundos, enquanto Francois Perrodo, da AF Corse, garantiu o terceiro lugar na categoria.
Aliás, John Falb, da Nielsen Racing, e Daniel Schneider, da United Autosports, completaram os cinco primeiros na LMP2 Pro-Am.
Domínio da Cool Racing e Iron Dames nas classes LMP3 e LMGT3 em Portimão
Na LMP3, Manuel Espirito Santo, da Cool Racing, conquistou sua terceira pole position da temporada. Ele fez uma volta em 1:37.498 no Ligier JS P320 Nissan #17. Wyatt Brichacek, da DKR Engineering, ficou em segundo lugar, 0,606 segundos atrás, seguido pelo companheiro de equipe Oscar Tunjo. Pedro Perino, da Inter Europol Competition, e Jean-Baptiste Lahaye, da Ultimate, completaram o top 5 da categoria.
Sarah Bovy, da Iron Dames, dominou a classificação da LMGT3, conquistando a pole position com uma volta de 1:42.408 no Porsche 911 GT3 R #85. A piloto belga superou Johnny Laursen, da Formula Racing, por quase um segundo. Enquanto Martin Berry e Derek DeBoer, ambos da TF Sport, garantiram a terceira e quarta posições, respectivamente. Formando uma segunda fila totalmente composta por Aston Martins. Hiroshi Hamaguchi, da Iron Lynx, completou os cinco primeiros a bordo do Lamborghini Huracan GT3 EVO2 #63.
A etapa de Portimão encerra a temporada da ELMS, com as expectativas altas para uma corrida decisiva. Especialmente para os líderes das categorias que buscam confirmar seus títulos. Por fim, as 4 Horas de Portimão ocorrerá neste sábado, 19, a partir das 10h, no canal oficial do ELMS.