24 horas de Le Mans–Acidente tira Audi #1 da prova.

Parece que Ferrari e Audi não estão se dando certo este ano em Sarthe. Depois do forte acidente envolvendo a Ferrari #58 e o Audi #3, chegou a vez do Audi #2 ser acertado ou acertar a Ferrari da AF Corse. O piloto do Audi Mike Rockenfeller não se machucou porém o prejuízo para a Audi é imenso.

Sendo assim o líder neste momento é o Audi #2, seguido pelos 3 Peugeot porem com uma volta de vantagem. O melhor protótipo a gasolina continua sendo o Pescarolo que está em 6º no geral.
Entre os brasileiros Tomas Erdos com o Acura da RML está em 8º na classe LMP2 e 21º no geral. Na GTE-PRO Jaime Melo está em 4º e Augusto Farfus em 7º.

24 horas de Le Mans–Situação dos brasileiros

Até o momento a situação dos brasileiros é estável. Na classe LMP2 o HPD #36 aonde compete o Tomas Erdos está em 4º na LMP2 e 16º no geral. Augusto Farfus que vinha em segundo na GTE-PRO por conta de um pneu furado na reta Mulsane está em 12º na classe e 37º no geral. E fechando Jaime Melo em 5º na GTE-PRO e 24º no geral. Neste momento da prova nenhum dos brasileiros está pilotando.

24 horas de Le Mans–Acidente envolvendo Alan McNish


O acidente violento envolvendo o ótimo Allan McNish com seu Audi #03 na primeira hora de prova foi espetacular. Se foi erro dele ou da Ferrari da Luxuri ainda é cedo para dizer, porém pelo local posso afirmar que Alan se excedeu um pouco. Com esta batida as chances de mais uma vitória de Kristensen foram por água abaixo. Com pouco mais de 4 horas de prova o revezamento entre Audi e Peugeot deu uma acalmada tendo o Audi na primeira posição com o carro #2. Abaixo os vídeos com este espetacular acidente.

Projeto 56–Uma volta no DeltaWing em Le Mans

Noticiamos ontem o projeto 56 para a edição de 2012 das 24 horas de Le Mans. O projeto envolve equipes que não vão lutar pela vitória mas que irão correr utilizando conceitos inovadores tanto em design quanto em energias alternativas. Um dos mais adiantado é o “DeltaWing” aonde pessoas equipes de peso como Highcroft, Chip Ganassi e Green Racing. O vídeo abaixo “mostra” como seria o desempenho do carro no circuito de Sarthe utilizando o Rfactor.

Mazda 787B voltando a Le Mans


Como foi divulgado aqui muito antes dos “grandes” sites que cobrem Le Mans o Mazada 787b campeão de 1991 iria comemorar os 20 anos da vitória em Le Mans. O carro já deu algumas voltas entre os dois treinos classificatórios de ontem e deve dar o ar da graça amanha antes da largada. O piloto que teve a honra é Patrick Dempsey que compete com o Mazda RX-8 na Rolex. O vídeo abaixo mostra um pouco da preparação do carro. O som como sempre é algo absurdo.

24 horas de Le Mans 3º treino classificatório–Audi larga na frente.


Surpresas no terceiro treino classificatório… ou não. A Audi fez a pole e larga na frente para a grande clássica. Com o tempo de 3:25.738 André Lotterer foi seguido de bem perto pelo #1 nas mãos de T. Bernhard. marcou 3:25.799. O melhor Peugeot vem em terceiro pelas mãos de Simon Pagenaud com o tempo de 3:26.010.

Ao contrário dos outros treinos o melhor protótipo movido a gasolina foi o #12 da Rebellion pelas mãos de Nicolas Prost com 3:32.883. Estratégia ou erro? O Audi #3 da dupla McNish e Kristensen larga em 5º.

Na LMP2 a Signatech marca o melhor tempo com 3:41.458 seguido pelo eterno rival da Strakka Racing com 3:42.615. O brasileiro Tomas Erdos larga em 8º na sua classe e em 23º no geral.
Na GTE-Pro a BMW de Augusto Farfus larga na frente com o tempo de 3:57.592, seguido pela Ferrari da AF Corse com Toni Vilander no volante. Jaime Melo larga em 8º com a Ferrari da Luxury.

Na GTE-Am o reinado da Porsche durante os testes acabou indo por água com o melhor tempo da Ferrari da AF Corse com 4:01.282. Que venha Le Mans.

24 horas de Le Mans 2º treino classificatório–Audi empata

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No segundo treino classificatório a Audi botou mais tempero e marcou o melhor tempo. Com o tempo de 3:25.961 o Audi #2 pilotado por Marcel Fassler lidera os trabalhos, seguido de perto pelo Peugeot #8 de Sarrazin com 3:26.156. A diferença de 0.195 milésimos nesta altura do campeonato deixa tudo aberto. Em terceiro outro Peugeot desta vez o #7 pilotado por Marc Gene com 3:26.272. O melhor protótipo a gasolina continua sendo o da Pescarolo com 3:33.066 desta  vem a 7 segundos do líder.

Na P2 a luta entre a Strakka e Signatech favoreceu a equipe equipada com motor Nissan marcando 3:41.458. Na GTE-PRO a Ferrari da AF Corse superou os BMW marcando 3:58.040 seguido pela BMW de Andy Priaulx que se acidentou durante os treinos e danificou a suspensão traseira.

Já na GTE-AM outra Ferrari também da AF Corse superou os Porsche marcando 4:02.539. Entre os brasileiros Jaime Melo ficou em 8º, Farfus em 3º. Na LMP2 também marca o 8º tempo.

24 horas de Le Mans e o projeto 56

Inovar este sempre foi uma das qualidades e características que cercam Le Mans. Para 2012 a ACO criou o projeto 56 aonde equipes podem inscrever protótipos inovadores mas que não irão ter pontuação. São apenas para mostrar que é possível aliar tecnologia com velocidade. O carro é claro terá que cumprir regras nos campos da segurança, confiabilidade e desempenho. Ao fabricantes tiveram até o dia 25 de maio para inscrever seus projetos e três deles foram selecionados.
Projeto 56: The Daltwing Project


DeltaWing é um projeto em parceria das equipes Highcroft Racing, Chip Ganassi, Green Racing e Courace Technology. Ben Bowlby que coordena os trabalho o conceito é algo totalmente diferente.”O carro é capaz de atingir a mesma velocidade que seus concorrentes mais pesados e com arrasto aerodinâmico com um o consumo de energia reduzido pela metade . É mais eficiente, mais relevante e rentável para trabalhar com as equipes”. Outros notáveis do automobilismo americano estão participando dos trabalhos como Don Panoz, Dan Gurney, Duncan Dayton. O protótipo tem uma potencia estimada em 300 cv que são obtidos por meio de um motor 4 cilindros e com 1.600 cm3. O peso é de 475 kg e tem um tanque de 40 litros.

Projeto 56: Greengt LMP-H2

O segundo projeto vem da Suiça; O H2 GreenGT LMP carrega 12 kg de hidrogênio a uma pressão de 700 bar de pressão. O hidrogênio será produzido através da energia solar na água. O que se transformará em eletricidade através da célula de combustível. A célula tem uma potencia de 300kW e 100 kW. Christian Pescatori está a frente do projeto.

Projeto 56: Courage Ø12


A Courage está desenvolvendo um protótipo elétrico. O projeto já tem mais de 18 meses e agora está no processo de fabricação. Não foi revelado detalhes de motorização e do sistema elétrico. Os primeiros testes estão programados para este ano e o desempenho esperado é perto dos obtidos hoje na classe LMP2.