Todos os Porsche vencedores de Le Mans 1º Parte: Porsche 917


Falar de Le Mans e não comentar sobre as vitórias e a participação da Porsche é a mesma coisa que ir em uma churrascaria e não comer carne! Depois do anúncio de que a marca voltará a LM em 2014 com um LMP1 vamos rever todos os 16 vencedores? Começando pelo mostro 917.

O carro teve sua origem em uma brecha do regulamento da CSI (atual FIA) aonde modelos como Ford KM IV e Ferrari P4 estavam sendo penalizados pela enorme potencia. Assim ele decide limitar o deslocamento dos motores de três litros, criando uma “nova” categoria para motores de 5 litros e impõe a construção de 25 carros de rua para homologação. Assim em 1968 25 Posche 917 estavam alinhados na fábrica em Stuttgart.

Os primeiros testes foram feitos em LM em 1969 tento o carro pilotado por Rolf Stommelen marcou a pole mas acabou não completando a prova. A primeira tragédia envolvendo o carro foi neste mesmo ano com a morte de John Woolfe com seu 917 privado.


Para 1970 a Porsche se associou a equipe de John Wyer que já tinha vencido a prova em 68 e 69. Assim em 70 Richard Attwood e Hans Herrmann conseguiram sua primeira vitória em Sarthe e Helmut Marko e Gijs van Lennep chegou em segundo.

O carro sofreu alterações tendo duas versões a 917k (curta) e a longa (LH) que elevou ainda mais o mito do carro. O carro fez a volta no circuito em 3’13”6  e uma máxima de 386 km em Mulsane ainda sem as chicanes. Durante os testes oficiais para a prova Pedro Rodrigues fez 3’13”9 a pole mais rápida da história da prova.Outro feito do carro foi na edição de 71 aonde o Porsche pilotado por Marko e van Lennep percorreu a maior distancia com 5.355km e a maior média com 222 km/h. Com tamanha superioridade a CSI muda novamente o regulamento para 72 assim o 917 se muda para o campeonato da CanAm nos Estados Unidos aonde chega a incríveis 1000cv de potencia em algumas versões.   

Análise de pistas – Imola 1963 para Rfactor.

Aproveitando as 6 horas de Imola que aconteceram neste final de semana que tal jogar na pista de Imola sem as chicanes e grampos em seu traçado original? Esta é a proposta de Rodrrico em sua criação que nos leva ao tradicional traçado Italiano em 1963. Ótimas texturas e as ondulações características nos antigos traçados feitos de concreto nos dão uma fiel impressão de como as coisas eram naquela época. Outra particularidade é as curvas com uma pequena inclinação como em Nurburgring. O mod utilizado para as fotos foi o enduraces. O pista está no site Rfactor central e é necessário cadastro para donwload.

https://www.rfactorcentral.com/detail.cfm?ID=Imola%201963

LMS/ILMC 6 horas de Imola–Peugeot ganha e cala a Audi?


A Peugeot se vingou da Audi ao vencer a etapa do ILMC em Imola? Não sei. Claro que vencer uma corrida principalmente uma prova de longa duração é sempre motivo de festa para pilotos e principalmente mecânicos. Mas a forma como a Audi venceu Le Mans este ano vai demorar muito tempo para ser engolido pela equipe francesa.

É sabido que a Peugeot é superior a Audi em provas “pequenas”. Foi assim ano passando quando em todas as provas curtas os franceses ganharam. Este ano a “tradição” estava para ser quebrada em SPA se não fosse pelos erros e toques a Audi teria ganho a corrida facilmente. Em Le Mans o time Alemão foi superior  mesmo com um só carro. E em Imola? A tendência natural das coisas indicaria que a Audi daria um banho na Peugeot mas fatores não deixaram. A surpresa maior foi que durante toda a semana a Audi se gabou por dizer que o novo kit aerodinâmico era infinitamente superior ao usado em Le Mans. Talvez esqueceram de dizer que as longas retas de Sarthe não existem em Imola pela imensidão de chicanes.

Sorte sorriu novamente para a equipe Greaves na LMP2

O primeiro. Os dois carros das 4 argolas são modelos 0KM e mesmo que nasceram bem resolvidos não estavam “amaciados” o suficiente para fazer frente aos modelos franceses. E mesmo com a qualidade inegável dos 4 pilotos eles também não podem fazer mágica. Em segundo a pista. Mesmo ela sendo nova e a grande maioria dos pilotos já tendo competido ali em diversas categorias algumas equipes conseguem assimilar melhor a coisa e outras não. E terceiro a vontade da Peugeot de vencer. Essa “vontade” ficou muito estampada desde os treinos e mais evidente durante a corrida. Mesmo com o #7 tendo um pneu furado os pilotos Sébástian Bordais e Anthony Davidson não tiveram conhecimento dos concorrentes e venceram de forma convincente. O ritmo imposto em nenhum momento foi páreo para os carros alemães. Talvez a maior surpresa ficou pela falta de ação de McNish e Tom Kristensen que acabaram na mesma posição que largaram na 4º posição. Tanto o #1 quanto o #2 acabaram a 1 volta do líder. O quarto motivo sem duvida foi o consumo da Peugeot nitidamente superior ao da Audi algo que não foi possível em Le Mans. O que esperar para Silverstone? Se a tradição foi mantida a Peugeot volta a vencer, mas com suas longas retas… quem sabe. O quinto motivo para muitos supersticiosos foi o fato de Wolfgang Ullrich diretor da Audi não estar no autódromo já que hoje estava acontecendo a etapa da DTM em Norisring bem ou mal sua decisões pesam.

Dobradinha da AF Corse na GTE-PRO

Entre os carros normais movidos a gasolina a dobradinha da Rebellion em 5º e 6º mostra que a equipe está consolidando a posição na P1,2. Esse título até então estava seguro nas mãos da equipe Pescarolo mas com problemas nos freios acabaram em 7º sem qualquer chance de luta. Outra decepção foi pelo hibrido da equipe Mik Corse que não chegou a completar a prova com problemas no motor. Outra equipe que também não se deu bem em terras italianas foi o #15 da OAK Racing que acabou  na 40º posição por problemas elétricos.

Na P2 os prognósticos também não foram cumpridos. A vitória do #41 o Zytek Nissan da Greaves motorsport mostram que a equipe teve uma boa dose de sorte e que o mérito também se deve ao ótimo motor Nissan. Esta é a terceira vitória na temporada. O líder o Oreca da TDS Racing enfrentou problemas e o azarão Lola B11/40 da Level 5 que mostraram uma ótima evolução desde que trocaram o protótipo Coupe pelo Spyder chegaram a liderar a prova mas com apenas a 4º marcha não puderam fazer frente. Em segundo ficou o Signatech Nissan em terceiro o Level 5. O brasileiro Tomas Erdos e seu Acura acabarem em 36º no geral e em 10º na classe. A equipe ainda não se encontrou com o novo carro e deve estar se perguntando se realmente vale a pena vender seu antigo Lola Coupe.

Porsche fatura na GTE-AM

Entre os carros da GTE-PRO vitória do brasileiro Jaime Melo e ToniVilander. Esta foi a primeira vitória do brasileiro em 2011 e só foi possível pelo menor consumo em comparação as 2 BMW que acabaram em 3º sendo esta a de #55 do também brasileiro Augusto Farfus que além do alto consumo foi penalizado com um stop and go em uma das paradas pela quantidade de mecânicos maior do que o permitido, e a de #56 enfrentou problemas no câmbio e ar condicionado. A festa da Ferrari foi completa pelo segundo lugar da Ferrari #51 de Fisichella e Bianmaria Bruni. O melhor Porsche da Ferbermayr Proton ficou em 4º a 2 voltas do líder da classe. A decepção da classe ficou pelos dois abandonos dos Lotus da Jetalliance.

#99 da JMB Racing lidera na FLM

Já na classe GTE-AM a Porsche lava alma vencendo com a equipe IMSA Performance Matmut  seguido pelo Porsche da Proton competition e o Corvette da Larbre Competition.

Já na classe FLM a JMB Racing levou a vitória, seguido pela Pegasus e Hope Racing. Como falei ali em cima a próxima etapa será em Silverstone entre os dia 9 a 11 de Setembro. 

O melhor e o pior da prova. (clique nas fotos para ampliar).

Audi – De Caça a caçadora em menos de 1 mês. Se esperou muito do time alemão mas que estava irreconhecível em Imola. Culpa de quem ou a Peugeot evoluiu mais? O novo kit aerodinamico não surtiu efeito e o consumo sua principal arma contra o time Francês desta vez foi pior. Que a reação venha em Silverstone.

Porsche – Este não é o ano do time Alemão. Em nenhum momento fizeram frente a Ferrari e BMW. A vitória na GTE-AM se deu mais pelo conhecimento do circuito do que por um desempenho satisfatório. A Larbre estava a espreita.

HPD das equipes Strakka e RML – As equipes estão penando com o modelo do fabricante Japonês. Segundo as equipes o problema está na falta de suporte devido aos problemas do tsunami do começo do ano. Até a coisa se revolver a a Honda voltar aos seus melhores dias vamos ver as 2 equipes nas últimas posições ou com problemas sérios.

Rebellion Racing – A estrutura da equipe e o apoio da Toyota começa a render frutos. A equipe hoje é a melhor dos protótipos movidos a gasolina. Posto este que já foi da Pescarolo mas que por problemas tanto em Le Mans quanto em Imola deixam o caminho livre para o time suíço. Se tudo estiver bem com a Pescarolo será uma boa corrida em Silverstone com suas grandes retas. 
O circuito de Imola – As reformas impostas no circuito na entrada da reta dos boxes deixaram uma boa opção para a ultrapassagem no final da reta. Em temos de circuitos sendo mutilados para deixar a coisa mais lenta é bom ver que nem todos os dirigentes pensam como os homens da FIA. Espero que ano que vem a coisa não mude.

LMS/ILMC 6 Horas de Imola–Peugeot na pole


A Peugeot saiu na frente pela vitória paras as 6 horas de Imola. Com o tempo de 1:31.736 o #7 pilotado por Anthony Davidson marcou a pole. Seguido pelo Audi #1 de Marcel Fassler. A diferença entre ambos foi de míseros 6 segundos. O Audi de Kristensen e McNish acabou apenas na 4º posição.

Entre os protótipos da classe P1 movidos a gasolina o melhor foi o #15 da OAK Racing com 1:34.746. Na classe P2 as equipes com equipamento Oreca/Nissan dominaram a primeira fila com a TDS Racing marcando o melhor tempo com 1:37.208 seguida pela Boutson Energy Racing com 1:37.476. O brasileiro Tomas Erdos larga em último na sua classe devido a problemas com o carro. Na categoria FLM o #93 Genoa Racing marcou o melhor tempo.

Entre os GTE-PRO o BMW #55 da dupla Augusto Farfus e Jorg Muller sai na frente seguido pela outra BMW. Jaime Melo com a Ferrari da AF Corse larga em terceiro. Já na GTE-AM a Porsche lava a alma marcando o melhor tempo com o Porsche 911.

LMS/ILMC treinos livres–Peugeot na frente.

A Peugeot começou os trabalhos largando na frente para as 6 horas de Imola neste final de semana. Nos dois treinos S. Bordais e A. Davidson marcaram o melhor tempo. Marcando 1:34.227 no primeiro treino superou os Audi com uma diferença de 0.496 segundos.

Já no segundo treino livre que foi abaixo de chuva os tempos subiram mas a Peugeot manteve a ponta com 1:52.553. O melhor P2 foi o #45 Oreca Nissan da Boutsen Energy Racing com 1:38.795 também marcado no primeiro tempo com pista seca. Na GTE-PRO os Ferrari da AF Corse marcaram os melhores tempos com Gisichella e Bruni liderando o tropa com Jaime Melo e T. Vilander em segundo. O outro brasileiro Augusto Farfus com BMW marcou o 4º tempo na classe.
Na GTE-AM a Ferrari da Krohn Racing marcou o melhor tempo seguido pela Ferrari da AF Corse.

F1 Valência–Sem sal?

Sal só no saleiro por que a corrida…

Esta semana demorei para comentar a prova de Valencia pelo fato do endurance com as noticias da Porsche e a prova de Imola dominarem o blog. Mas quem acompanhou a prova teve a nítida intenção de que já viu aquela corrida monótona em outros carnavais.

Corridas na Espanha são sempre chatas. Mesmo com a torcida enlouquecida em ver Alonso chegando perto de Vettel e com a promessa de milhares de ultrapassagens já que a organização liberou dois pontos para uso da Asa móvel o que se viu foi mais um passeio de Vettel. Só que este passeio em determinados momentos parecia mais uma fuga. Alonso chegou perto e não pelos méritos da Asa e sim pelo bom desempenho da Ferrari. Mesmo com a diferença na casa de 1 segundo a asa não se mostrou eficaz. As ultrapassagens só aconteciam com a diferença na casa de 400 milésimos o que o bom e velho vácuo faz sem a necessidade de apertar botões. Culpa do circuito? Talvez. Mesmo com as grandes retas as sequencias de esses antes da linha reta dificultavam a pressão aerodinâmica do carro que vinha atrás e o que se viu foram poucas ultrapassagens.

E a FIA errou novamente por limar o desempenho da RBR com aquela proibição da mudança de mapeamento dos motores. Se tivesse adiantado Vettel não teria ganhado da forma convincente e sem erros até marcando a melhor volta com pneus mais do que desgastados. No mais os pilotos da McLarem fizeram uma corrida discreta. Hamilton se limitou a terminar a prova com medo de mais problemas como tem ocorrido nas últimas provas e Button com problemas no Kers acabou em 6º. Massa terminou em 5º muito por conta dos problemas nas trocas de pneus, e infelizmente temos que admitir… Massa não está bem na equipe e não tem mostrado a fibra de antes.

A coisa boa é que todos os carros terminaram a prova algo não tão comum em tempo de pilotos afoitos por resultados e podemos dizer que esta é a única boa nova do final de semana passado

Porsche volta a Le Mans com novo protótipo em 2014

Ultima vitória no “geral” foi em 1998

A Porsche soltou um comunicado revelando o que todo fã do endurance esperava a anos. A marca volta de forma oficial com um protótipo LMP1 em 2014. Rumores dão que o futuro protótipo será um modelo híbrido.

Abaixo o comunicado oficial da marca. (Traduzido)


Porsche de volta a Le Mans em 2014

A fábrica da Porsche vai voltar a Le Mans com um protótipo LMP1. A primeira participação em corrida está prevista para 2014. Vale destacar as 16 vitórias sendo a Porsche o fabricante mais bem sucedido em Le Mans, sendo a último vitória com o GT1 911 em 1998.


" O Motorsport sempre foi parte integrante da marca Porsche, disse Matthias Müller, CEO da Porsche AG . Para nós era uma questão de tempo antes de fazer o nosso retorno à corrida mais  importante do automobilismo no mundo. O sucesso da Porsche em Le Mans continua inigualável. Queremos adicionar uma 17 ª vitória! "

O último protótipo foi o RS Spyder da equipe Penske Racing dos Estados Unidos entre os nos de 2006 a 2010 e, em seguida por muitas outras equipes de clientes ao redor do mundo com grande sucesso, a Porsche tinha demonstrado a qualidade de seu trabalho na classe LMP2. "Com o RS Spyder, provamos que os engenheiros do nosso departamento de competição permanece no nível mais alto nível,” diz Wolfgang Hatz, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Porsche AG.Fomos os primeiros a usar a injeção de combustível DFI em motores de corrida usando altas rotações e provado a sua eficácia. Recentemente, com o 911 GT3 R Hybrid voltamos a demonstrar as qualidades de uma tecnologia de propulsão inteiramente nova, adaptada para a corrida com uma redução significativa no consumo de combustível. "

Chefe da Porsche Motorsport Hartmut Kristen e a determinação para enfrentar o desafio de um programa de pesquisa a mais complexa da história: "Estamos ansiosos para enfrentar o desafio de desenvolver novas tecnologias e assim construir o futuro sobre o sucesso adquirido pelo Porsche RS Spyder. Tecnologicamente, nós continuamos na vanguarda da pesquisa básica no esporte-protótipo. Agora, começaremos uma avaliação detalhada para identificar as diferentes alternativas tecnológicas para o nosso carro novo. Isto, obviamente, dependerá do desenvolvimento de regulamentos técnicos em 2014. Este regulamento é para nós atraente porque a integração da tecnologia no conceito híbrido de um protótipo de corrida é uma das opções.”


Para este humilde blogueiro fica a pergunta. Sendo a Audi e a Porsche empresas do grupo VW o dinheiro para financiar este novo protótipo e os futuros Audi sai do mesmo bolso. Claro que ainda tudo fica no campo da especulação mas como a própria nota para imprensa divulgada  o caminho natural seria o uso de tecnologias híbridas já bem consolidadas pelo 911 GTR3 hibrido. Portanto o uso de um motor Diesel pela Porsche seria um retrocesso já que a tecnologia está bem controlada pela Audi. Sendo assim penso que  grupo VW quer mostrar força em energias alternativas com a Audi com seu econômico diesel e a Porsche com motores elétricos.  Quem ganha com isso é a indústria e principalmente o endurance que aos poucos volta a receber a devida atenção por parte dos grandes fabricantes. Ou alguém pensou que a Porsche ia torrar dinheiro com a F1?

Análise de Pistas–Virtua_LM Sebring para GTR2.

Finalmente! Assim podemos festejar a conversão do circuito de Sebring do grupo Virtua_LM para o GTR2. A pista que é uma das mais tradicionais dos EUA já possuía uma versão muito bem feita para GTR2, porém como sabemos o grupo Virtua_LM se supera em cada lançamento. O traçado é fiel a “buraqueira” de Sebring com vários remendos e com a vibração que a má qualidade do traçado demostra. Outro destaque é para as corridas noturnas aonde em várias partes do circuito a escuridão é total e na grande reta a quantidade de luz é surpreendente. Abaixo o link para donwload. 

https://rapidshare.com/files/2113670709/VLM_Sebring_GTR2_V100.exe

https://www.megaupload.com/?d=UK2ZMPRT

https://www.mediafire.com/?yza38839zazgh39

LMS/ILMC 6 horas de Imola–Guess Racing fora da prova italiana e chegada do R18 ao museu


A equipe Guess Racing novamente vai cancelar sua participação em uma prova de endurance. A causa do forfait (como a maioria dos blogueiros e “entendidos” no jornalismo falam) se deve a um problema crônico no sistema elétrico do carro e que este não pode ser resolvido a tempo. Sendo assim devemos esperar pela próxima etapa da LMS em Setembro. Assim teremos 49 carros em Imola.

Abaixo as fotos do R18 chegando ao museu Audi ainda sujo depois da grande luta em Le Mans.