Em comemoração aos 90 anos das 24 horas de Le Mans, A principal corrida de automóveis do mundo que contribuiu e muito para o desenvolvimento do automóvel. Seja como a introdução das faixas brancas na pista, espelho retrovisor, freio a disco e muito mais. Pensando nisso a ACO resolveu fazer uma votação aonde os fãs escolhessem o carro que melhor sintetiza o espirito da corrida. Conforme anunciamos aqui. Sendo assim o BONGASAT BLOGGER revela os 30 carros que mas influenciaram a história da corrida começando pelo Audi R18 quattro e-tron.
O carro que venceu a edição 2012 da corrida foi o primeiro protótipo híbrido a chegar a tal posto. Ele utilizada a tecnologia diesel híbrido com o motor a diesel na montado na traseira e dois motores elétricos na dianteira, assim ele tem tração nas 4 rodas. O modelo corou a audi com a 11º vitória na grande clássica com Marcel Fassler, André Lotterer e Benoit Treluyer além de ser campeão da primeira edição do WEC.
Ano em que competiu: 80º edição nos dias 16 e 17 de junho de 2012.
Número de modelos inscritos: dois.
Informações técnicas: Motor 3.7 V6 turbo diesel + dois motores elétricos em cada eixo dianteiro com potencia de 75 Kw (algo em torno de 200 HP).
Pilotos: Carro #1 Marcel Fassler, André Lotterer e Benoit Treluyer.
Carro #2 Dindo Capello, Tom Kristensen e Allan McNish.