O recorde conquistado pelo Porsche 919 Hybrid nesta sexta-feira,29, é o novo feito do protótipo que mesmo longe do Mundial de Endurance, continua em evidência na mídia. O tempo de 5:19.55 de Timo Bernhard, superou com folgas o 6:11.13, de Stefan Bellof de 1983. Na época Bellof levou o Porsche 956C com 620 cv a uma média de 200 km/h. O 919 fez seu tempo com uma média de 233,8 km/h.
Vencendo duas vezes as 24 Horas de Le Mans, Bernhard comemorou o feito. “Este é um grande momento para mim e para toda a equipe – o glacê do programa 919. O Evo foi perfeitamente preparado e eu fiz o meu melhor. Graças à pressão aerodinâmica, em seções Eu nunca imaginei que você pode ficar em plena aceleração. Estou bastante familiarizado com o Nordschleife. Mas hoje eu tenho que aprender isso de uma maneira nova”, disse o piloto de 37 anos. O piloto é um grande admirador de Stefan Bellof. Em 2015, no trigésimo aniversário do acidente fatal de Bellof, Timo correu nas 6 Horas de Spa-Francorchamps com o capacete levando o famoso design preto-vermelho-ouro da década de 1980. “Para mim Stefan Bellof é e continua a ser um gigante”, enfatiza. “Hoje o meu respeito por sua realização com a tecnologia disponível na época aumentou ainda mais.”
O sucesso de hoje é o segundo registro do 919: Em 9 de abril deste ano, em Spa com Neel Jani ao volante. completou a volta em 1:41.770. Ele superou o recorde da pista anterior, estabelecido por Lewis Hamilton em 2017 na qualificação, por 0.783 segundos. Hamilton marcou a pole para o GP da Bélgica, estabelecendo 1:42.553.
A versão Evo do Porsche 919 é baseado no carro que venceu Le Mans e o Mundial de Endurance 2015, 2016 e 2017. Durante o inverno, foi libertado de algumas restrições até então proibidas pelos regulamentos. Assim, a sua cadeia de tracção híbrida agora desenvolve uma saída do sistema de 1.160 hp. O Evo pesa apenas 849 kg e com as modificações aerodinâmicas liberadas, conseguiu mais de 50% de potência. A velocidade máxima em Nürburgring foi 369,4 km / h (229,5 mph).
O chefe do programa LMP, Andreas Seidl comentou: “Como uma equipe de corrida estamos constantemente a procurar desafios que testar o carro, piloto e equipe. Desde o inverno passado nós estávamos nos preparando para essa tarefa em conjunto com o nosso parceiro Michelin – meticulosamente e com uma grande dose de respeito para esta pista. Hoje nós mostramos o potencial do 919 Evo. Parabéns a Timo para sua pilotagem sensacional. Timo foi a escolha lógica para o trabalho. Equilibrar ataque e cuidado em todos os momentos era obrigatório neste circuito. A segurança é a maior prioridade. A este respeito, eu também gostaria de agradecer a equipe de Nürburgring. Porsche cultiva uma relação longa e profunda com o ‘Ring. Tentativas de recorde não seria possível sem o apoio destes profissionais”.
O protótipo
Para preparar o 919 Evo, a base foi a do carro campeão de 2017. Em cima veio desenvolvimentos que foram preparados para o Mundial de Endurance de 2018, mas nunca correu após a retirada no final de 2017. Além disso, várias modificações aerodinâmicas foram feitas.
Para o Porsche 919 Evo híbrido todo o hardware do trem de força permaneceu inalterada. O 919 é alimentado por um motor de dois litros turbo e dois sistemas de recuperação de energia de motor V4 – energia de frenagem do eixo dianteiro combinado com energia de escape. O motor de combustão aciona o eixo traseiro enquanto o motor elétrico impulsiona o eixo dianteiro para acelerar o carro com tração nas quatro rodas. Ao mesmo tempo que recupera a energia do sistema de escape que de outra forma passariam não utilizado para a atmosfera. A energia elétrica que vem dos freios dianteiros e o sistema de escape é temporariamente armazenada em baterias de iões de lítio.
Os regulamentos de eficiência do WEC limitam a energia a partir de combustível por volta usando um medidor de fluxo de combustível. A saída do motor de combustão V4 na época era em torno de 500 hp. Libertado de essas restrições, equipados com um software atualizado, mas executando o combustível de corrida regulares (E20, contendo 20 por cento bio etanol), a versão Evo oferece 720 hp.
Uma vez que a quantidade de energia a partir dos dois sistemas de recuperação podem ser utilizados era limitada, bem como em termos de megajoule elétrico por volta, o sistema ficou muito abaixo do seu potencial. Com o impulso completo, a potência pulou de 400 para 440 cv.
Os engenheiros também trabalharam na aerodinâmica do 919 Evo. O novo difusor frontal maior agora equilibra a asa nova e também uma grande asa traseira, sendo que ambos os sistemas de redução de atrito controlado são controlados por eletronicamente (DRS). Os sistemas operados hidraulicamente. O assoalho recebeu melhorias com saias laterais de altura fixa aumentaram o desempenho aerodinâmico novamente o mais eficientemente possível. No total, as modificações aerodinâmicas resultaram em 53 por cento a mais de força descendente e um aumento na eficiência de 66 por cento (em comparação com o 2017 Spa WEC na qualificação).
Para ajudar a expandir ainda mais desempenho, o Evo ganhou um sistema brake-by-wire nas quatro rodas para fornecer controle adicional. Além disso, a direção de alimentação foi adaptado para as cargas mais elevadas e triângulos de suspensão mais fortes (frontal e traseira) foram concebidos.
Comparado com o carro em ritmo de corrida convencional, o peso foi reduzido em 39 kg e 849 kg. Para alcançar este objectivo, de ar condicionado, limpador de pára-brisas, vários sensores, dispositivos eletrônicos de controlo de corrida, sistemas de luzes e o sistema de macaco pneumático foram removidos. A Michelin desenvolveu compostos de pneus especiais para o 919 Evo que produz mais força descendente do que um carro de Fórmula.
Confira abaixo os próximos eventos que o 919 EVO, irá participar.
- 6 de julho e 7: VW Fun Cup Spa-Francorchamps (BE)
- 12-15 julho: Festival de Velocidade de Goodwood (GB)
- 02 de setembro: Festival de Porsche Brands Hatch (GB)
- 26-29 setembro: Porsche Rennsport Reunion Laguna Seca (Califórnia, EUA)