O Porsche 911 é a síntese da marca. A cada lançamento seja com as SUV Cayenne, Macan ou o Panamera, todo e qualquer purista, fã da marca acaba torcendo o nariz. Esquecem dos predicados tecnológicos a um culto muitas vezes sem sentido ao 911. Não que ele não mereça. Graças a ele é que todos estes modelos ganharam vida, mas a Porsche que sempre foi sinônimo de desenvolvimento e inovação já foi punida por suas criações. A mais celebre delas remete ao número 924.
Em 1976 a Porsche ousou lançando o Transaxle. Projeto que botou o motor na frente do carro com a tração traseira. A novidade estreou no 924. Tal sacrilégio, segundo alguns durou de 1976 até 1995 e esteve presente em uma série de esportivos, 924, 929, 944 e 968. Por conta do aniversário dos 40 anos desdes modelos, a Porsche está expondo em seu museu na Alemanha 23 carros que utilizaram o sistema Transaxle.
Se por um lado o carro não foi bem quisto pelos puristas da marca, em termos financeiros ele foi um sucesso. Ao todo foram comercializados cerca de 400 mil unidades. Com uma configuração mais tradicional o carro era mais fácil de guiar a ponto de ser usado no dia a dia.
O Porsche 928, estreou durante o Geneva International Motor Show, em março de 1977, foi inicialmente destinado a substituir o 911. Sendo um Gran Turismo, um carro esportivo de luxo, inovou com um interior muito mais confortável do que que o 911, além de ter potência considerável. Em 1978 o 929 foi eleito pela imprensa o carro do ano. Inicialmente teve versões Cabriolet e Gran Turismo. Em 1987 foi apresentado o conceito 928 S4 Cabriolet, com um novo desenho que não chegou a ser produzido.
Para 1981 foi apresentado o modelo 944, posicionado entre o 924 e o 911 tinha um motor de quatro cilindros. Até então nenhum modelo da marca tinha vendido tanto quanto ele. Com a produção encerrada em 1991 foram vendidos 163.302 unidades. Além deste modelo a mostra no Museu Porsche apresenta o conceito cabriolet de 1985, mostrado pela primeira vez aos fãs da marca. De cor rosa flamingo ele tem um motor que gera cerca de 183 CV, além de ABS e Airbag.
Primeiro conceito de um 944 cabriolet, foi apresentado em 1985 no Salão Internacional do Automóvel (IAA) em Frankfurt. Outros 944 especiais também estão expostos, incluindo o projeto “Luna” que foi desenvolvido para estudos em testes de resistência coordenados pelo austríaco Gerhard Plattner, em 1987. Ele viajou da América do Norte e por toda a Europa e Ásia em um período de 258 dias, cobrindo 384,405 quilômetros. O Porsche 968, um produto de 15 anos de evolução técnica, que marca o fim do sistema Transalxe tinha como peça central um motor de 4 cilindros, 3 litros e 240 hp.