Os motores dos carros de corrida mais produzidos no planeta vão roncar em Interlagos dentro de uma semana para a jornada de endurance que encerra o Campeonato Sul-Americano da Porsche GT3 Cup Challenge. O evento terá 500 km, com largada no fim da tarde e bandeirada à noite.
A exatos sete dias do evento que vai definir os títulos de endurance e de campeões “overall” nas classes Cup e Challenge em 2016, já são 65 pilotos confirmados, em 28 carros. Nesta etapa, os pilotos podem competir em duplas ou trios.
A exemplo das outras duas etapas de endurance do calendário, o grid para os 500 km de Interlagos conta com os principais competidores regulares da maior categoria de Gran Turismo do continente e pilotos de renome em outras categorias internacionais –entre ele cinco com passagem pela F1. A gama de categorias representadas no evento vai da F3 Brasil à Nascar, passando por Turismo Carretera, Stock Car, Brasileiro de Turismo, Brasileiro de Marcas, Fórmula E e Blancpain GT Series.
A primeira corrida de endurance do calendário teve 300 km em Interlagos e aconteceu em agosto. A dupla Marcelo Hahn/Allam Khodair triunfou na classe Cup, com Christian Hahn/Renan Guerra prevalecendo na Challenge.
A segunda etapa, também de 300km, aconteceu em Goiânia no mês passado. Tom Valle/Daniel Serra venceram na Cup, enquanto o primeiro lugar na Challenge coube a Rodrigo Mello/Tom Filho.
A classificação do campeonato de endurance da Cup mostra Alan Hellmeister isolado em primeiro lugar, com 110 pontos. Ele vai competir em dupla com o primeiro campeão mundial da FIA Fórmula E, Nelson Piquet Jr. Em segundo lugar no campeonato vem a dupla Rodrigo Baptista/Sergio Jimenez, com 97 pontos. Ricardo Zonta está isolado em quarto com 91, Marcelo Hahn e Allam Khodair vêm logo a seguir, com 90. Em sétimo, com 85 aparece o vice-campeão de sprint em 2016, Miguel Paludo, que novamente vai competir em dupla com o americano Justin Allgaier, piloto que nesta tarde é um dos quatro “chasers” na corrida que define o título da Nascar Xfinity Series em Miami-Homestead.
Pela classe Challenge a liderança está com Christian Hahn/Renan Guerra, com 61 pontos. Rodrigo Mello/Tom Filho, com 58, vêm a seguir. Ramon Alcaraz é o quinto com 48 e aposta na experiência do ex-piloto de F1 Luciano Burti para buscar o título de campeão “overall”.
Os rankings “overall” de cada categoria consideram os resultados dos pilotos tanto nas corridas de longa duração quanto nos eventos de sprint. Na classe Challenge, o grande campeão ganha como prêmio uma etapa na Cup em 2017. Já o campeão “overall” da Cup conquista uma vaga no grid de um evento preliminar das 24 Horas de Le Mans, no qual largam mais de 40 Porsches no ano que vem.
“O campeonato de endurance foi uma novidade da temporada 2016, muito bem recebida pelos pilotos e patrocinadores. A cada etapa o interesse é maior e acreditamos que, com mais algumas confirmações, poderemos chegar a 70 pilotos no grid”, comentou Dener Pires, promotor da Porsche GT3 Cup Challenge.
Confira a lista de competidores confirmados (por ordem alfabética):
Cup – 14 carros – 34 pilotos
Alan Hellmeister
Allam Khodair
Antonio Pizzonia
Beto Leite
Beto Valério
Caca Bueno
Claudio Dahruj
Daniel Schneider
Daniel Serra
Darío Giustozzi
Edu Azevedo
Felipe Fraga
Gaston Mazzacane
Guillermo Ortelli
JP Mauro
Justin Allgaier
Lico Kaesemodel
Marcel Visconde
Marcelo Franco
Marcelo Hahn
Maurizio Billi
Max Wilson
Miguel Paludo
Nelson Piquet Jr
Pedro Queirolo
Ricardo Baptista
Ricardo Mauricio
Ricardo Zonta
Rodrigo Baptista
Sergio Jimenez
Sylvio de Barros
Thiago Camilo
Tom Valle
Werner Neugebauer
Challenge – 14 carros – 31 pilotos
Alan Terpins
Alcides Amaral
Beto Gresse
Carlos Ambrósio
Christian Hahn
Cristiano Freire
Dennis Dirani
Eloi Khouri
Guilheme Reischl
João Gonçalves
Luca Seripieri
Luciano Burti
Luiz Fernando Elias
Marcelo Parodi
Marcio Basso
Marcio Mauro
Marco Cozzi
Marcus Vario
Matheus Iorio
Mau Zanella
Mauricio Salla
Nonô Figueiredo
Ramon Alcaraz
Renan Guerra
Roberto Samed
Rodolpho Toni
Rodrigo Hanashiro
Rodrigo Mello
Rouman Ziemkiewicz
Sergio Maggi
Tom Filho