Abrindo mais uma corrida da série “Old Races” o BONGASAT Blogger resgata os primórdios da LMS em especial sua primeira corrida que ocorreu em 2004 no templo de Monza. Com os campeonatos de 2010 chegando ao fim temos que preencher o espaço com informação e cultura não é mesmo?Por isso a partir irei resgatar uma corrida da história bem recente desta que é uma das principais categorias do automobilismo mundial e que tenta resgatar os anos de ouro das corridas de endurance.
A história da LMS remete a um tempo não tão longínquo. No dia 9 de Maio de 2004 41 carros entre protótipos e GTs alinharam no circuito de Monza para a primeira corrida do novo campeonato.
Ao contrário do que muita gente pensa a LMS nasceu bem depois do que sua irmã norte americana. A ALMS nasceu no começo de 1999 com provas na Europa e Austrália. O campeonato que teve no seu primeiro ano 4 etapas no que podemos dizer no supra sumo dos circuitos europeus. Monza, Nurburgring, Silverstone e fechando SPA, Além é claro dos testes em Paul Ricard.
O vencedor da P2 o estranho Pilbeam M91
Foi uma corrida marcada pelas quebras com um total de 20 carros que se perderam ao longo dos 1000km de corrida. O Brasil foi representado por Jaime Melo em uma Ferrari F360 Modena da equipe JMB Racing e Thomas Erdos com um MG Lola EX 257 da RML.
O vencedor na LMP1 foi o Audi R8 do Team Veloqx com Johnny Herbert e Jamie Davies, seguido dos companheiros de equipe Allan McNish e Pierre Kaffer. Em terceiro o Audi da equipe Team Goh com Rinaldo Capello, Tom Kristensen e Seiji Ara.
O Vencedor na GTS
Entre os P2 a vitória ficou com o diferente #99 Pilbeam MP91 de Pierre Bruneau e Marc Rostan. Na classe GTS que depois passaria a se chamar GT1 a Ferrari 550 Maranello com Christophe Bouchut, Pedro Lamy e Steve Zacchia ficaram com os louros na GT que seria a GT2 no futuro a vitória ficou com o Porsche 911 GT3 de Romain Dumas e Stephane Ortelli.
Porsche vencedor na GT
Uma dos grandes diferenciais destes primeiros anos de LMS foi a diversidade de modelos de protótipos se comparado com os modelos atuais que se parecem e muito com carros de F1. Aqui o resultado completo
Continua…