Os testes preliminares com o novo Ligier JSP2, construído pela Onroak Automotive, empresa da OAK Racing, se mostraram promissores. O LMP2 deu pouco mais de 60 voltas pelas mãos de Alex Brundle no circuito Bugatti em Le Mans, sem apresentar maiores problemas.
Equipado com pneus Dunlop, e o competente motor Nissan, o carro será usado pela OAK Racing nas 24 horas de Le Mans em Junho, e por potenciais clientes que desejam competir tanto no mundial de endurance, como no European Le Mans Series.
A parceria com Guy Ligier, que já teve seus carros tanto na F1, como na era de ouro de Le Mans ver mais um projeto com seu nome é algo muito valioso. “É uma sensação muito boa para mim e um grande prazer estar com a equipe, que desenvolveu este carro, que parece funcionar muito bem. Obrigado Jacques Nicolet por me dar esta oportunidade maravilhosa de experimentar o retorno de Ligier nas corridas de longa duração e compartilhar essa aventura. O automobilismo move minha vida, e espero que possamos fazer muitas coisas juntos. Devemos agora começar a fase de desenvolvimento. Há ainda, claro, um monte de trabalho, mas a equipe mostrou hoje que nós tivemos uma base muito boa. “ Comemora.
Para Alex Brundle as primeiras impressões do novo carro são satisfatórias. “O conforto de condução é muito boa, muito melhor do que eu esperava. A visibilidade é sempre um problema em protótipos fechados, mas eu estou contente de dizer que isso não é tão ruim no nosso. Fizemos uma série de voltas e tivemos pequenos problemas, mas nada que comprometesse. Claro que existem coisas para aperfeiçoar e ajustar, mas no geral o carro é muito bom. Temos, agora, um programa abrangente de desenvolvimento, mas nós temos uma base muito boa para trabalhar. “ Completa.
A equipe deve alinhar três carros em Le Mans, porém não definiu ainda pilotos, já que o time também compete no TUSC, nos EUA e na Asian LMS. Em entrevista ao site edurance.info, Jacques Nicolet revela os planos da equipe para a temporada 2014
P. Como foram as primeiras voltas? Tudo ocorreu conforme previsto?
R. “O dia foi bom. O Ligier JS P2 nasceu. Foram completadas 60 voltas, em ritmo de corrida. Tudo funcionou como deveria. Alex Brundle, se senti à vontade, apenas com um ligeiro medo da visibilidade lateral, mas logo se adaptou ao carro. Agora uma série de testes serão feitos para aperfeiçoar o carro. Vamos testar agora na Espanha.”
P. O carro estará pronto até Le Mans?
R. “Nós faremos as coisas com tempo, não há precipitação. Haverá pelo menos dois Ligier em Le Mans com as cores da OAK Racing Team Ásia e um pela Thiriet by TDS Racing. A G-Drive Racing vai competir com Morgan LM P2.”
P. A equipe também está testando um Ligier JS 55 no circuito de Magny-Cours. Estaria nascendo um futuro LMP3?
R. Em Magny-Cours, vamos testar um JS 53 e JS 55, com isso, queremos dar início a esta nova categoria. No momento, este carro é um híbrido com a carenagem de um protótipo CN, e mecânica alterada. Nós adicionamos um teto em fibra de vidro que não é o padrão NC, mas LMP. Este carro não está registrado. Ele será lançado no campeonato vdev Endurance Series. Isto permite-nos ganhar experiência para o P3. Esperamos as regras finais. É uma forma de antecipar uma reflexão sobre a concepção de um P3 LM.”