Scott Antherton no lançamento da ALMS para 2010
Foi anunciado a pouco as mudanças e o lançamento do calendário de etapas da American Le Mans Series 2010. Scott Antherton presidente da ALMS enfatizou que o ano de 2009 foi um dos mais difíceis da categoria e por muitas vezes temeu o fim da mesma “Eu não preciso dizer o que tem acontecido nos últimos 12 meses”, indaga. “Todos nós fomos profundamente afetados por esta crise em todas as facetas das nossas vidas, mas os desafios têm-nos dado a oportunidade de re-enfatizar o que continua a nos diferenciam como uma plataforma de marketing esportivo”.
A principal mudança no calendário é a que Petit Le Mans irá fechar a temporada, evento que hoje cabe a etapa em Laguna seca. Assim o campeonato começa dia 20 de Março com as 12 horas de Sebring e termina dia 02 de Outubro com a Petit Le Mans. Ao todo serão 9 etapas, 1 a menos do que em 2009. “Eu não posso imaginar uma melhor maneira de abrir e fechar a nossa temporada”, afirma Atherton. “Ambos os eventos, como vimos este ano, atrai o maior público para corridas de carros esportes na América do Norte. Este calendário, sem dúvida, permitir-nos continuar a crescer a nossa cada vez maior de fãs e público de televisão”. Festeja.
Mesmo já tendo anunciado as mudanças nas classes para 2010 Atherton voltou a destacar que o campeonato terá quatro classes. A P1 e P2 serão uma classe apenas. A atual P2 será uma classe somente de protótipos Oreca-Courage FLM09. A GT2 mudará sua denominação para GT e a GT3 Challenge que neste ano foi uma categoria mono-marca irá ter a inclusão de outros modelos de carros.
Foi anunciado também o lado “verde” da ALMS o que ajuda no desenvolvimento de novas tecnologias junto a Michelin Green X Challenge. “Não há dúvida de que nós temos tomado a posição de liderança com fabricantes de automóveis, as equipes e parceiros de marketing em termos de desenvolvimento de combustíveis alternativos e outras tecnologias inovadoras que vão ajudar a redefinir a indústria automóvel, num futuro muito próximo” ressalta.
Lola Judd da Drayson Racing irá competir 2010 na ALMS
Além do calendário e das iniciativas também foi anunciado que a equipe Dayson Racing que correu ano passado com um Aston Martin irá correr 2010 com um protótipo Lola Judd LMP1. A equipe é do Lord Paul Drayson que é ministro na Inglaterra. Para ele correr na ALMS é uma ótima oportunidade “Eu realmente estou feliz em participar nos Estados Unidos na ALMS. A combinação de adeptos entusiasmados, grandes competições e circuitos são maravilhosos em um campeonato de classe mundial e extremamente agradável. Estou ansioso para participar toda a temporada do próximo ano.” Ressalta.
Abaixo o calendário para 2010
Data | Local | Duração |
20/03/2010 | Sebring | 12 Horas |
17/04/2010 | Long Beach | 1 Hora e 40 Minutos |
22/05/2010 | Laguna Seca | 6 Horas |
10/07/2010 | Miler Motorsports Parck | 2 Horas e 45 Minutos |
24/07/2010 | Lime Rock Parck | 2 Horas e 45 Minutos |
07/08/2010 | Mid – Ohio | 2 Horas e 45 Minutos |
22/08/2010 | Road America | 2 Horas e 45 Minutos |
29/08/2010 | Motorsport | 2 Horas e 45 Minutos |
02/10/2010 | Petit Le Mans | 10 Horas ou 1000 Milhas |
uma categoria gigante apoiando os combustíveis alternativos, hummm só temos a ganhar com isso! e as próximas gerações tbm, só quero ver se vão consseguir manter o espírito PURO-SANGUE dos carros…..