Após o lançamento no intervalo do Super Bowl e da apresentação para o público durante o Chicago Auto Show na última semana, chegou a vez da Nissan levar para a pista o novo GT-R LM NISMO em uma extensa bateria de testes nos EUA antes da apresentação do carro na Europa durante o “Prologue” em março.
Depois de anunciar mais três pilotos para a temporada 2015, Jann Mardenborough, Lucas Ordones e Michel Krumm, que são pilotos da casam já que estão ligados ao fabricante a algum tempo.
O currículo de ambos também é interessante. Krumm tem 45 anos corre a mais de 20 anos no automobilismo japonês, aonde compete pela marca desde 1998. Foi campeão em 2011 no FIAGT e contabiliza 6 participações nas 24 horas de Le Mans. Tanto Mardenborough e Ordones são oriundos do programa “GT Academy” da marca. O espanhol Ordones venceu primeiro campeonato virtual em parceira com a Sony e seu PS3, e depois no mundo real o campeonato europeu de GT4 em 2009 e também participou de Le Mans em 4 oportunidades.
Já Mardenborough venceu o certame virtual em 2009 e teve participações no Europeu de GT4, Blancpain Endurance Series e Fórmula 3 europeia e na GP3 Series. Os três se juntam a Olivier Pla, Tsugio Matsuda, Marc Gene e Herry Tincknel, anunciados junto com o novo LMP1.
Por outro lado os testes serão intensificados. Enquanto um dos carros estava em exposição em Chicago, o outro estava no circuito de Palm Beach International Raceway em testes noturnos. Um dos LMP esteve também na Carolina do Sul na semana passada testando compostos para a Michellin. Incursões em nos circuitos de Phoenix e Austin também foram realizados.
O próximo passo do programa será uma bateria de testes no esburacado circuito de Sebring aonde terá um primeiro encontro com uma das equipes do WEC, a Audi que já anunciou que irá testar no tradicional circuito americano.
Ainda segundo Darren Cox, diretor de marketing da Nissan, a busca de um sétimo piloto está em andamento e tudo indica que pode ser um piloto americano e que não pode necessariamente estar ligado ao GT Academy. “Mas nós não vamos colocar um piloto americano do GT Academy apenas por colocar para fazê-lo, ele irá participar se for bom o suficiente”, disse Cox. O sétimo nome deve ser escolhido até o Motor Show em Genebra entre os dias 05 e 15 de Março.
Outro ponto que falta ser definido é em qual subclasse de energia o carro irá competir, 2,4, 6 ou 8 MJ. “Nós estaremos decidindo no último minuto, como todo mundo“, disse Cox. “Eu estava no evento do WEC em Paris na semana passada, e até mesmo Toyota não decidiu e eles estão correndo, a um ano para correr já. Todo mundo espera que eles irão correr com8 megajoules, mas eles não confirmaram. Mas essa é a beleza deste campeonato. Você tem quatro motores de combustão interna, quatro diferentes sistemas de motor híbrido, possivelmente quatro categorias diferentes, em termos de megajoules, eu não sei. Mas de alguma forma, é uma gangorra.”
Ao contrário do Nissan DeltaWing que teve apoio da Nissan em 2012 e foi muito criticado por conta do seu desenho pouco comum, o mesmo não parece o correr com o novo LMP1. “Com o DeltaWing, as pessoas queriam que ele falhasse porque era diferente e isso não entrava na cabeça deles”, disse ele. “Agora os fãs querem que isso funcione, porque é diferente, isso parece ótimo, e as pessoas querem algo diferente dentro LMP1.” Finalizou.