Miguel Paludo não teve férias em janeiro. Após iniciar o ano com a grande notícia de seu retorno à NASCAR com as cores da BRANDT para a disputa de três etapas da Xfinity Series em circuito misto pela JR Motorsports, o piloto gaúcho está 100% dedicado à preparação para a estreia, prevista para 20 de fevereiro em Daytona.
O desafio será enorme. Em virtude das restrições impostas pelo protocolo de prevenção à pandemia, a NASCAR precisou adaptar seu cronograma de corrida. No caso da prova no circuito misto do mais emblemático palco da categoria, isso significa correr sem treinar.
Ou seja, o primeiro contato de Paludo com o Chevrolet Camaro #8 será na corrida. O que poderá favorecer o piloto é que a NASCAR adotou há algumas temporadas a divisão da prova em inúmeros segmentos, com a neutralização da corrida antecipadamente programada. Assim ele terá a oportunidade de se adaptar ao equipamento e programar os ajustes necessários com a equipe de engenharia e os mecânicos do time de Dale Earnhardt Jr.
Mas toda ajuda em abreviar o processo de adaptação é muito bem-vinda. E Paludo não perde tempo nesse sentido.
Assim o maior campeão da história da Porsche Carrera Cup está inscrito com sua equipe de automobilismo virtual, a Interlagos Motorsport, na tripulação do Chevrolet Corvette GTE #8 para correr as 24H de Daytona virtuais. A prova é uma das maiores do AV mundial e tem largada programada para este sábado.
O traçado usado é praticamente idêntico ao que Miguel vai correr no dia 20 de fevereiro. No versão usada pela NASCAR, há uma chicane a mais que na pista das 24H.
Embora tenha história no “superspeedway”, com a conquista de sua primeira pole e da primeira pole de um brasileiro na NASCAR na abertura da temporada da Truck Series em 2012, ele nunca correu no misto de Daytona. Além das horas no simulador, o piloto BRANDT dedicou as duas últimas semanas a reuniões na sede da equipe JR Motorsports para planejar sua jornada na NASCAR, fazer posição de banco e toda preparação necessária para o desafio.
“Eu gosto muito de automobilismo virtual e hoje os simuladores são tão realistas que realmente é possível se preparar com eles. O traçado misto de Daytona é novo para mim e certamente chegarei mais afiado depois de correr as 24H virtuais com a Corvette GTE. Fico contente em levar as cores da BRANDT em mais essa disputa. O patrocinador está proporcionando a realização de meu sonho de competir novamente na NASCAR, então tudo que puder fazer para me preparar será feito com 100% de empenho”, finalizou Miguel Paludo.
Outro ponto de atenção é o preparo físico. Nesta semana por exemplo, mesmo sob frio de 1ºC na Carolina do Norte, Paludo fez uma sessão de corrida de 15 km como parte de seu treinamento.