Michelin Le Mans Cup 2025 inicia temporada histórica com três classes e grid de 44 carros

A Michelin Le Mans Cup chega à sua décima temporada em 2025 com uma grande novidade: a inclusão de três categorias, permitindo que pilotos classificados como Prata e Ouro compitam juntos na LMP3. A etapa de abertura, marcada para o dia 5 de abril em Barcelona, contará com um grid robusto de 44 carros, distribuídos entre 19 LMP3, 17 LMP3 Pro/Am e 8 GT3.

LMP3: Diversidade de fabricantes e novos motores

Pela primeira vez na história da competição, todas as quatro fabricantes de chassis da LMP3 estarão representadas no grid: Ligier JS P325, Duqueine D09, Adess AD25 e Ginetta G61-LT-P325-EVO, todos equipados com o motor Toyota V6 Twin Turbo. A introdução desse novo propulsor permitiu o retorno das corridas ao formato de 120 minutos, ao invés dos 110 minutos adotados em temporadas anteriores.

A atual campeã, CLX Motorsport (antiga COOL Racing), buscará defender seu título com David Droux e Cedric Oltramare no Ligier #97. A equipe suíça também inscreverá um segundo carro na classe principal.

Lista de inscritos

Vice-campeã em 2024, a R-ACE GP disputará a temporada com dois Duqueine D09, tendo Hadrien David e Hugo Schwarze no #85. Já a Virage, campeã de 2023, alinhará dois Ligiers, com Sacha Lehmann e Theo Micouris no #16 e Samir Ben e Willian Karlsson no #74.

A Nielsen Racing, tetracampeã entre as equipes, apostará no novo Adess AD25, com Colin Noble e Tom Fleming no carro #7. Já a luxemburguesa DKR Engineering será a única equipe a alinhar um Ginetta G61, pilotado por Wyatt Brichacek e Freddie Tomlinson.

Nesse sentido, dentre outras equipes de destaque, a Bretton Racing, atual campeã da Asian Le Mans Series na LMP3, competirá com um Ligier JS P325 na LMP3 e outro na LMP3 Pro/Am. O espanhol Maximus Mayer defenderá a High Class Racing ao lado de Philip Lindberg no Ligier #20.

A CD Sport alinhará um Duqueine D09 em cada uma das classes LMP3 e LMP3 Pro/Am. Já as francesas ANS Motorsport e Forestier Racing by VPS, além das alemãs 23Events Racing e Reiter Engineering, utilizarão dois Ligier-Toyotas cada, um em cada subcategoria. A TS Corse e a Gebhardt Motorsport completarão o grid com um Duqueine D09 cada.

LMP3 Pro/Am: Disputa acirrada entre 17 competidores

A Racing Spirit of Leman, campeã da MLMC LMP3 em 2022, retorna à competição com um Ligier-Toyota para Dominik Schraml e Sebastian Schmitt. Gillian Henrion, campeã de pilotos da LMP3 em 2023, correrá ao lado de Eric De Doncker no Motorsport98 Ligier #98.

Fabien Lavergne e Romano Ricci representarão a R-ACE GP no único Duqueine D09 do grid da LMP3 Pro/Am. A Inter Europol Competition e a Rinaldi Racing inscreverão dois Ligiers cada, com destaque para Jakub Smiechowski, vencedor das 24 Horas de Le Mans LMP2, no carro #43 da equipe polonesa.

Outras equipes confirmadas incluem P4 Racing, High Class Racing, GG Classics, M Racing e More Motorsport, todas competindo com um Ligier JS P325 cada, totalizando 17 carros na classe.

GT3: Quatro fabricantes na disputa no Michelin Le Mans Cup

Além disso, a classe GT3 contará com oito carros de quatro fabricantes diferentes: Ferrari, Porsche, Mercedes-AMG e Aston Martin.

Contudo, a atual campeã AF Corse inscreverá uma Ferrari 296 GT3 para Elisio Donno e Alessandro Cozzi (#51). Porém, a Kessel Racing terá duas Ferrari 296 GT3. Para David Cleto Fumanelli e Murat Ruhi Çuhadaroglo no #33, enquanto Andrea Belicchi e Lorenzo Ferdinando Innocenti estarão no carro 17. A Biogas Motorsport completará a presença da Ferrari no grid com Josep Mayola Comadira e Marc Carol Ybarra.

Aliás, a Porsche será representada por dois 911 GT3 R. Um da Ebimotors, com Fabrizio Broggi e Nicolas Sergiu, e outro da Iron Dames. Com a campeã da F1 Academy Marta Garcia Lopez e Vanina Ickx no carro#83.

O Team Motopark alinhará o único Mercedes-AMG GT3, com Lukas Donner e Heiko Neumann. Enquanto a Code Racing Development será responsável pela entrada solitária da Aston Martin, com o Vantage GT3 EVO pilotado por Baily Voisin.

Com um grid de 44 carros e a introdução da classe LMP3 Pro/Am, a temporada 2025 da Michelin Le Mans Cup promete ser uma das mais disputadas da história da competição. Por fim, toda a temporada do Michelin Le Mans Cup terá transmissão pelo canal da serie no YouTube.