A Michelin Le Mans Cup começará sua segunda temporada no dia 13 de maio no circuito de Monza na Itália. Com vinte carros confirmados a série dá um salto na quantidade de participantes, se comparada com a primeira edição de 2016.
Com seis eventos realizados em Monza, Le Mans, Red Bull Ring, Le Castellet, Spa-Francorchamps e o final da temporada em Portimão. O principal evento será Road to Le Mans, prova preliminar das 24 Horas de Le Mans. Com duas corridas de 55 minutos no Circuito de La Sarthe. Esta será a primeira temporada que as entradas LMP3 são elegíveis, 14 carros de 8 nações diferentes vão correr em 2017.
Treze protótipos Ligier e um único Norma M30 executado pela Duqueine Engineering. Jean Glorieux dividir o LMP com Alexander Toril. Os vencedores da classe LMP3 no ELMS em 2016 a United Autosports, alinha seus dois carros para James McGuire e Batt Bell no #22. Shaun Lynn e Richard Meins partilham o #23.
Equipes que competem regularmente no ELMS também estarão no certame: Duqueine Engineering, M.Racing-YMR, RLR M Sport e Graff todos com o Ligier JS P3. As novas participações ficam por conta da equipe espanhola Ibran Pardo Javier e SPV MotorSport. Da Holanda vem a Kox Racing, Espirit of Race da Suíça. Completam a classe Nielsen Racing da Inglaterra e N’Race da França.
Na classe GT3 seis carros confirmaram a participação. Audi, Lamborghini, Mercedes e Porsche. Os britânicos da RAM Racing e Lee Mowle irão competir com o Mercedes AMG GT3. Remon Vos terá como companheiro Tom Onslow Cole no Mercedes da RAM Racing. Phil Keen e Lee Mowle dividem o AMG da Lww Mowle.
A SVC Sport Management da Áustria alinha o Lamborghini Huracan GT3 para Cedric Mezerd e Steeve Hiesse. Da Itália vem a Ebimotors também com Lamborghini para os pilotos Emanuele Buselli e Fabio Babini.
A Gulf Racing UK aparece com o Porsche 911 GT3 R para Andrew Baker e Ben Barker. A Optimum Racing compete com o Audo R8 LMS para os pilotos Flick Haigh e Joe Osborne.
Neste final de semana acontece os testes coletivos da categoria no circuito de Portimão em Portugal. Serão 14 horas de testes para as equipes e pilotos se prepararem para a temporada 2017.