Olhando os tempos obtidos pelos primeiros colocados para a primeira etapa da LMS as medidas que a ACO fez para aproximar os protótipos movidos a diesel dos seus pares a gasolina em partes surtiu efeito. A diferença que no ano passado era uma enormidade pelo menos neste primeiro momento foi pequena. A pole obtida pelo Peugeot da Oreca para o melhor P1 movido a gasolina o Aston Martin de fábrica foi de 1.159s. não é muito em uma corrida com 4 categorias e retardatários já nas primeiras voltas. A diferença entre o 1º colocado e o Audi que conquistou o segundo posto foi de 437 milésimos. Nada. Por isso é fato afirmar que a corrida ainda não tem aquele vencedor destacado. Além do fator trafego e a ligeira vantagem dos modelos a diesel, a durabilidade muitas vezes pode surpreender. A Peugeot foi soberba em sebring e mesmo não tendo a mesma estrutura a Oreca tem um carro sólido em suas mãos.
A Audi por sua vez quer vingança e vencer é a palavra de ordem no time alemão. Na conferencia de imprensa realizada em Paul Ricard conforme apurou o site Endurance.info o diretor esportivo da Audi Dr. Wolfgang Ullrich foi direto em suas respostas porém deu a entender que as mudanças em relação a ALMS mudaram. Quando perguntado sobre a escolha de correr em Paul Ricard do que as tradicionais 12H de Sebring Ullrich foi direto. “Em Sebring, as configurações aerodinâmicas são totalmente diferentes das de Le Mans. Aqui, você pode andar com algo semelhante. Le Mans é muito especial: nada como o circuito de Sarthe. Mas, em Le Castellet, há algumas partes similares" Tirando o lado técnico da coisa. A Audi desistiu de participar da ALMS pois estava se isolando nos EUA. Claro que promover seus carros em território americano é o anseio de qualquer fabricante de automóveis, só que como ocorreu desde 2009 a ALMS tem perdido equipes e correr e ganhar é uma coisa. Ganhar sem adversários é bem outra. Em 2008 a Audi tinha uma disputa meio que indireta com os Porsches da Penske. Mesmo ganhando quase todas as corridas existia uma apreensão sobre o que o adversário estava fazendo para ganhara corrida. O que eles teriam encontrado em 2009? dois Acuras visivelmente mais lentos que ganharam pois os adversários eram mais lentos ainda. E também correr na Europa do lado da maioria dos times que vai participar das 24 horas é muito mais vantajoso. Sem contar o calendário é extenso e com provas que não lembram nada corridas de endurance.
Na P2 o Acura da Strakka Racing surpreendeu e marcou a pole em cima do campeão do ano assado Quifel ASM Team. Superou por mais de 2 segundos. Diferença alta levando em conta que é um carro ainda verde em solo europeu e que não era muito exigido nas curtas provas americanas. Se está mais leve? saberemos amanha. O brasileiro Tommy Erdos com seus Lola terminou na 4º colocação.
Enquanto na GT1 teremos apenas um competidor o Saleen da Larbre Compettion na GT2 a briga será feia. Jaime Melo começou bem fazendo a pole em cima do Porsche campeão do ano passado. Sem dúvida é a classe mais competitiva e sem favorito. Claro que em situações de extrema competitividade Melo se sobressai como aconteceu em Le Mans ano passado e em Sebring este ano. O time da F1, a Ferrari da AF Corse com Fischella e Alesi terminou em 4º mostrando entrosamento. Estou curioso em ver Alesi novamente pilotando uma Ferrari.
Pena que no Brasil a corrida não será transmitida. Ano passado o canal SPEED passou um VT de todas as etapas da LMS. É torcer que este ano mesmo com atraso nós sejamos brindados com um das melhores categorias de carros do mundo. E que venham as 8 horas!!!
Para terminar uma volta com o Spyker da Squadron que terminou em 9º em sua classe. No video uma dúvida que eu tinha foi esclarecida. A grande reta de Paul Ricard será usada em toda sua extensão sem nenhum tipo de redutor de velocidade. perfeito!
Abaixo o tempos oficiais.
CL. | N.º | Equipe | Pilotos | Tempo |
P1 | 4 | Team Oreca Matmut | Olivier Panis | 1:41.195 |
Peugeot 908 HDi-FAP | Nicolas Lapierre | |||
Stéphane Sarrazin | ||||
P1 | 7 | Audi Sport Team Joest | Tom Kri tensen | 1:41.632 |
Audi R15 TDi | Allan McNish | |||
Dindo Capelo | ||||
P1 | 9 | Aston Martin Racing | Harold Primat | 1:42.354 |
Lola Aston Martin | Adrian Fernandez | |||
Stefan Mücke | ||||
P1 | 6 | AIM Team Oreca | Soheil Ayari | 1:42.685 |
Oreca 01 – AIM | LoïcDuval | |||
Didier Andre | ||||
P1 | 13 | Rebellion Racing | Andrea Belicchi | 1:43.435 |
Lola B08/60 – Rebellion | Jean Christophe Boullion | |||
Guy Smith | ||||
P1 | 12 | Rebellion Racing | Nicolas Prost | 1:44.032 |
Lola B08/60 – Rebellion | Neel Jani | |||
P1 | 5 | Beechdean Mansell Motorsport | Greg Mansell | 1:44.475 |
Ginetta-Zytek 09S | Leo Mansell | |||
Nigel Mansell | ||||
P1 | 8 | Signature Plus | Pierre Ragues | 1:44.914 |
Lola Aston Martin | Frank Mailleux | |||
Vannina Ickx | ||||
P2 | 42 | Strakka Racing | Nick Laventis | 1:44.989 |
HPD ARX-01c | Danny Watts | |||
Jonny Kane | ||||
P2 | 40 | Quifel ASM Team | Miguel Amaral | 1:47.112 |
Ginetta-Zytek 09S/2 | Olivier Pla | |||
Warren Hughes | ||||
P2 | 24 | OAK Racing Team Mazda France | Jacques Nicolet | 1:47.474 |
Pescarolo 01 – Judd | Mathieu Lahaye | |||
P2 | 25 | RML | Mike Newton | 1:47.491 |
Lola B08/80 – HPD | Tommy Erdos | |||
Andy Wallace | ||||
P2 | 41 | Team Bruichladdich | Karim Ojjeh | 1:48.439 |
Zytek 07S/2 | Tim Graves | |||
Thor-Christian Ebbesvik | ||||
P2 | 30 | Racing Box | Ferdinando Geri | 1:48.635 |
Lola B08/80 – Judd | Andrea Piccini | |||
Giacomo Piccini | ||||
P2 | 37 | WR Salini | Phillipe Salini | 1:49.567 |
WR LMP – Zytek | Stéphane Salini | |||
Tristan Gommendy | ||||
P2 | 29 | Racing Box | Piergiuseppe Perazzini | 1:49.931 |
Lola B08/80 – Judd | Marco Cioci | |||
Luca Pirri | ||||
P2 | 39 | Kruse Schiller Motorsport | Jean de Portales | 1:50.913 |
Lola B07/40 – Judd | Hideki Noda | |||
Jonathan Kennard | ||||
P2 | 27 | Race Performance | Michel Frey | 1:52.612 |
Radical SR9 – Judd | Ralph Meichtry | |||
Tyler Dueck | ||||
FLM | 44 | DAMS | Dean Sterling | 1:52.936 |
Oreca FLM09 – Chevrolet | Luke Hines | |||
Edoardo Piscopo | ||||
FLM | 48 | Hope Po le Vi sion | Christophe Pillon | 1:53.090 |
Oreca FLM09 – Chevrolet | Mathias Beche | |||
Vincent Capillaire | ||||
P2 | 36 | Pegasus Racing | Julien Schell | 1:53.418 |
Courage LC75 – AER | Jean-Christophe Metz | |||
Frederic Da Rocha | ||||
FLM | 49 | Applewood Seven | Damien Toulemonde | 1:53.447 |
Oreca FLM09 – Chevrolet | David Zollinger | |||
Ross Zampati | ||||
FLM | 45 | Boutsen Energy Racing | Nicolas de Crem | 1:53.850 |
Oreca FLM09 – Chevrolet | Bernard Delhez | |||
Dominik Kraihamer | ||||
FLM | 43 | DAMS | Gary Chalandon | 1:54.187 |
Oreca FLM09 – Chevrolet | Andrea Barlesi | |||
Alessandro Cicognani | ||||
FLM | 47 | Hope Pole Vision | Steve Zacchia | 1:54.305 |
Oreca FLM09 – Chevrolet | Luca Moro | |||
Wolfgang Kaufmann | ||||
GT1 | 50 | Larbre Competition | Gabriele Gardel | 1:57.085 |
Saleen SR-7 – Ford | Roland Berville | |||
Julien Canal | ||||
GT2 | 96 | AF Corse | Jaime Melo | 1:57.850 |
Ferrari F430 GT | Gianmaria Bruni | |||
GT2 | 77 | Team Febermayr Proton | Marc Lieb | 1:58.216 |
Porsche 997 GT3-RSR | Richard Lietz | |||
GT2 | 91 | CRS Racing | Andrew Kirkaldy | 1:58.475 |
Ferrari F430 GT | Tim Mullen | |||
GT2 | 95 | AF Corse | Giancarlo Fisichella | 1:58.545 |
Ferrari F430 GT | Toni Vilander | |||
Jean Alesi | ||||
GT2 | 92 | JMW Mo tors port | Rob Bell | 1:58.549 |
Aston Martin Vantage | Darren Turner | |||
GT2 | 94 | AF Corse | Luís Pérez Companc | 1:58.707 |
Ferrari F430 GT | Matias Russo | |||
GT2 | 90 | CRS Ra cing | Phil Quaife | 1:59.021 |
Ferrari F430 GT | Pierre Ehret | |||
Pierre Kaffer | ||||
GT2 | 76 | IMSA Performance Matmut | Raymond Narac | 1:59.035 |
Porsche 997 GT3-RSR | Patrick Pilet | |||
GT2 | 85 | Spyker Squa dron | Peter Dumberck | 1:59.177 |
Spyker C8 GT2-R – Audi | Tom Coronel | |||
Jeroen Bleekemolen | ||||
GT2 | 88 | Team Felbermayr Proton | Christian Ried | 1:59.447 |
Porsche 997 GT3-RSR | Martin Ragginger | |||
Patrick Long | ||||
GT2 | 89 | Hancook Team Farnbacher | Dominik Farnbacher | 1:59.480 |
Ferrari F430 GT | Allan Simonsen | |||
GT2 | 75 | Prospeed Competition | Marco Holzer | 1:59.539 |
Porsche 997 GT3-RSR | Richard Westbrook | |||
GT2 | 78 | BMW Team Schnitzer | Jörg Müller | 1:59.593 |
BMW M3 GT2 | Dirk Werner | |||
FLM | 46 | JMB Ra cing | Peter Kutemann | 2:00.775 |
Oreca FLM09 – Chevrolet | Maurice Basso | |||
John Hartshorne | ||||
P2 | 35 | OAK Ra cing Team Mazda France | Richard Hein | 9:99.999 |
Pescarolo 01 – Judd | Guillaume Moreau |