No próximo final de semana teremos a última etapa da LMS no circuito de Silverstone. Para a LMS foi um ano sem grandes mudanças. Como no automobilismo tudo é movido a dinheiro e este estava um tanto quanto escondido a temporada teve altos e baixos como o cancelamentos dos testes no meio do ano, desistência de várias equipes, algumas correndo metade das provas previstas.
Também tivemos momentos inéditos como a primeira prova totalmente noturna em Portugal a participação de Bruno Senna tendo por várias vezes a oportunidade de brigar por uma vitória na P1 e é claro as 24H de Le Mans que depois de tantos anos sendo um território da Audi viu os carros da Peugeot ganhando de forma convincente.
P1
Os “campeões” virtuais lideram o campeonato
Teremos algumas definições por parte do campeonato. Na P1 o título já está praticamente garantido pela Aston Martin. Com 33 pontos 7 a mais que o segundo colocado o Pescarolo Sport a disputa está quase que certa para o time Britânico. A vantagem também favorece a Aston pois o terceiro colocado é um dos “00” e irá fazer de tudo para roubar pontos dos franceses. Entre os pilotos da P1 Jan Chaurouz, Tomas Enge e Stefan Mucke lideram com 33 pontos, 7 pontos a frente da dupla da Pescarolo Jean Boullion e Chistophe Tinseau. Em terceiro Harold Primat e Darren Turner com 16 pontos. O campeão “moral” com certeza é Henri Pescarolo velho “lobo” de corrida de endurance se mantem como a mais bem sucedida equipe independente lutando de igual para igual com Audi, Peugeot e Aston Martin estas equipes de fábrica.
P2
Na P2 o título fica por antecipação com a equipe portuguesa Quifel ASM Team que é líder em sua categoria. A Racing Box que tinha 2 Lolas Judd desistiu de participar da corrida em Silverstone entregando de bandeja o campeonato. Em terceiro e dependendo de uma vitória está o Speedy Racing Team Sebah que precisa ganhar a prova assim garantindo o segundo lugar na categoria.
GT1
Na GT1 a categoria que mais sofreu com a crise e que a mudança de varias equipes para a GT2 tem como líder o Corvette da Luc Alphand Aventures com 38 pontos seguido pelo Saleen da Larbre Competition e o Lamborghini da IPB Spartak Racing ambos com 25 e 18 pontos respectivamente.
GT2
A clássica disputa em Porsche e Ferrari anima a GT2
Enquanto isso na GT2 a classe mais disputada a luta está entre o Team Felbermayr Proton com seu Porsche azul e a Ferrari da JMW Motorsport com 33 e 25 pontos respectivamente. O terceiro colocado é a Ferrari da FBR com 21 pontos.
Em recente entrevista a revista francesa Auto Hebdo o diretor esportivo da Audi Wolfgang Ullrich deu a entender que um possível protótipo com teto estaria nos planos da equipe para voltar a vencer em Le Mans. Falou também da expectativa do novo regulamento para 2011 e da inclusão de um R8 na GT2. Abaixo um trecho da conversa.
Questionado sobre as alterações do Audi visando o regulamento de 2011 Ullrich é categórico “o motor sim, o carro não. Temos de esperar por regulamentação mais detalhada, mas para ganhar em Le Mans, seremos obrigados a construir um protótipo fechado.”
Controle de gastos está na pauta da Audi para o próximo campeonato bem como as indefinições do novo regulamento.“ninguém parece satisfeito. Certo, é que nas atuais condições econômicas, não podem ser feitas demasiadas alterações em 2010 e depois mudar tudo em 2011. Nos grandes construtores, a diretoria andam de olho na forma como o dinheiro é gasto e o ACO sabe disso. Por isso, espero que encontrem a melhor solução. Por mim, mantenho que um construtor que construa carro e motor como a Acura no ALMS, terá mais chances de ganhar em Le Mans com uma motorização a gasolina, do que um que que tenha um chassis A ao qual tem de adaptar um motor B. Esta solução nunca será tão eficiente como as soluções da Audi e Peugeot.”
Audi na GT1 ou GT2: “É mais fácil de desenvolver um R8 LMS G2, mexendo apenas na distribuição de pesos e otimizando o motor, mas prepara-lo para a GT1 é algo muito diferente. Por enquanto continuaremos com o nosso programa audi-cliente com os R8 GT3 por mais uma ano, e depois quem sabe…”
Surgem as primeiras fotos do Lola B09/60 da Drayson Racing que irá disputar a Petit Le Mans na categoria P1. O modelo foi apresentado em Silverstone e ao contrário do que todos pensavam ele não irá correr os 1000 Km da LMS. Os pilotos serão Llord Drayson, Jonny Cocker e Jamie Cambell. a Drayson Racing já correu na ALMS porem pela categoria GT1.
Drayson Racing da GT1 para a P1
O Porsche da equipe japonesa Navi Team Goh não irá mais disputar as provas da Asian LMS que estão marcadas para os dias 31 e outubro e 1 de novembro. O motivo da não participação se deve ao fato da “Navi”(uma revista automotiva do Japão) vender o carro a um colecionador. Os altos custos e principalmente a batida forte que aconteceu nas 24 horas de Le Mans deste ano ajudarão na decisão. Na ocasião o carro era pilotado pelo trio Sacha MAassen, Seji Ara e Keisuke Kunimoto.
A Rahal Letterman Racing confirmou os pilotos que irão disputar a Petit Le Mans a bordo dos 2 BMW M3 GT2. Junto com Bill Auberlen e Joey Hand no carro 90 e Dirk Muller e Tommy Milner no 92 irão se juntar Jörg Muller e Andy Priaulx. Os 2 estreantes correm atualmente no WTCC pela equipe BMW Motorsports.
Priaulx é tricampeão do WTCC no triênio de 2005 a 2007. Já Jörg Muller ganhou as 24 horas de nurburgring em 2004 as 24 horas de SPA em 1996. Atualmente está em sexto no WTCC.