A Ligier Automotive divulgou que estará fazendo atualizações em seus modelos JS P4 e JS2 R, destinados a pilotos amadores e em início de carreira. Essas atualizações se concentram no motor e nos freios para melhorar o desempenho dos dois carros. O JS2 R também receberá aerodinâmica aprimorada. Embora essas modificações sejam agora padrão nos novos modelos de produção, um kit está disponível para modelos de anos anteriores.
A princípio, obrigatórias nas duas séries unitárias, a Ligier JS Cup França e a Ligier European Series, as novas versões são elegíveis nas demais competições que contam com esses modelos.
Contudo, o protótipo esportivo JS P4 e o JS2 R GT foram apresentados em 2018 e 2019, respectivamente. A montadora francesa projetou carros de corrida genuínos e acessíveis em termos de direção e orçamento para futuros pilotos que desejam entrar em corridas de endurance, procurando por o melhor pacote custo x benefício.
“A ideia não era redesenhar tudo”, explica Jacques Nicolet, presidente da Ligier Automotive. “Mas simplesmente oferecer aos pilotos desenvolvimentos para aumentar o conforto, o prazer de dirigir e o desempenho geral”, explica.
Mais potência para o Ligier JS P4
A princípio, o protótipo JS P4, vem equipado com um motor Ford V6 de 3,7 litros e terá 55 cavalos de potência extras, passando de 330 a 385 cv. Para acompanhar a evolução desse motor, ele terá os mesmos freios JS P320 LMP3. Com maior potência, novos freios e um monocoque e carroceria totalmente em carbono, o JS P4 afirma sua posição na protótipo LMP, logo abaixo das categorias LMP3, LMP2 e agora Hypercar.
Um JS2 R remodelado
O JS2 R também recebeu melhorias. Equipado com o motor V6 de 3,7 litros, teve a potência aumentada de 330 para 350 cv. Com novas pastilhas de freio e a aerodinâmica aprimorada aumentam o conforto e o desempenho ao pilotar. Assim, ele contará com uma nova asa traseira estilo LMP3, que aprimora a aparência de corrida do pequeno GT.
Especificações técnicas do JS2 R
Campeonato Monomarca
Além disso, a Ligier Automotive lançou em 2019 e 2020. Em particular, a Ligier JS Cup França, reservada para o Ligier JS2 R, e a Ligier European Series, que combina o Ligier JS2 R e o JS P4 como evento preliminar do European Le Mans Series e Michelin Le Mans Cup. Em outras palavras, o Ligier JS2 R e o Ligier JS P4 serão os únicos modelos elegíveis para esses dois campeonatos a partir de 2022.
“Discutimos longamente essas mudanças com os organizadores de nossa série de marca única, além das equipes e pilotos”, disse Jacques Nicolet. “Assim, em 2022, a Ligier JS Cup França entrará em sua quarta temporada com mais de 20 inscrições por adicionar um pouco mais de potência com mais aerodinâmica, enquanto renova o visual do Ligier JS2 R, é uma resposta excelente às expectativas dos pilotos por um pouco de inovação”.
“Para o Ligier European Series, na penúltima rodada da temporada em Spa-Francorchamps, anunciamos o calendário para a temporada de 2022 com uma surpresa muito agradável para os entusiastas: uma rodada em junho no circuito das 24 Horas de Le Mans! Com as atualizações feitas no Ligier JS2 R e no Ligier JS P4, a experiência será ainda mais memorável”, comentou.
Novo carro ou kit de atualização para os modelos Ligier
Contudo, o JS P4 e JS2 R agora serão vendidos com essas atualizações. A Ligier Automotive também possui um kit de atualização para os modelos existentes.
Em sua nova configuração, o JS2 R é vendido por € 99.750 (R$ 631 mil) sem imposto. O kit de evo está disponível por € 9.490 (R$ 60.100) com imposto. Além disso, o JS P4 é vendido por € 165.000 (R $1.044,959), mais impostos. O kit de atualização do motor sai por € 8.900 (R$ 56 mil), sem impostos. Por fim, o kit de atualização pode ser instalado ao mesmo tempo que a revisão do motor por € 13.900 ( R$ 88.099 mil), dependendo do estado do motor após a sua desmontagem.