Prova de vida do INSS será obrigatória em 2022

2 de janeiro de 2022 0 Por Fernando Rhenius

O Instituto de Seguro Social (INSS), estará exigindo a prova de vida para aposentados e pensionistas. A regra volta a valer após três meses de suspensão. Os segurados que não realizarem o procedimento, podem ter seu benefício suspenso. 

Segundo o INSS, cerca de 3,3 milhões de segurados precisam fazer, entre janeiro e abril, a prova de vida referente a 2021. Os pagamentos das aposentadorias e das pensões começarão a ser suspensos em fevereiro. O INSS divulgou neste domingo, 02, um calendário para evitar filas e aglomerações, em virtude da pandemia de Covid-19 nas agências bancárias. 

Prova de vida vencida de novembro de 2020 a junho de 2021
Prazo final de recadastramento: janeiro

Prova de vida vencida em julho e agosto de 2021
Prazo final de recadastramento: fevereiro

Prova de vida vencida em setembro e outubro de 2021
Prazo final de recadastramento: março

Prova de vida vencida em novembro e dezembro de 2021
Prazo final de recadastramento: abril

O pensionista deverá ir na agência em que recebe o benefício. O procedimento pode ser realizado nos caixas eletrônicos, ou diretamente no caixa. 

Os segurados com biometria facial cadastrada no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) podem fazer a prova de vida de forma eletrônica, no aplicativo Meu INSS. Idosos a partir de 80 anos ou pessoas com dificuldade de locomoção podem pedir visita em domicílio. Nesse caso, é necessário agendar um horário pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.

Quem perdeu ou teve o benefício bloqueado, pode realizar o desbloqueio diretamente na agência bancária. O segurado terá que ligar para a central 135 e agendar o serviço de reativação de benefício. Esse procedimento também pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS. Após acessar o Meu INSS com o número do CPF e a senha cadastrada, busque por Reativar Benefício, na lupa.

Os servidores públicos inativos (aposentados e pensionistas) e anistiados políticos seguiram um cronograma diferente de recadastramento. Para essas categorias, o prazo para fazer a prova de vida de 2021 acabou em 31 de dezembro.