Marcos Baumgart e Kleber Cincea ficam com o quinto lugar entre os UVTs

8 de janeiro de 2019 0 Por Fernando Rhenius

O segundo dia de competição já começou a mostrar as garras do Dakar. Em etapa de 342 quilômetros cronometrados de 553 entre Pisco e San Juan de Marcona, pilotos e navegadores voltaram a enfrentar as dunas peruanas em um dia já bastante longo. Dentro do X Rally Team, equipe brasileira que disputa seu primeiro Dakar, tranquilidade pelo fato de Marcos Baumgart e Kleber Cincea terem fechado a etapa em um excelente quinto lugar entre os UTVs; por outro, Cristian Baumgart e Beco Andreotti voltaram a sofrer com problemas elétricos que os fizeram perder bastante tempo, finalizando o dia no 15º lugar.

Os 311 quilômetros cronometrados – distribuídos em oito waypoints – foram completados por Marcos e Kleber no Can-Am 412 em 4h16min04s, apenas 6min17s atrás da dupla chilena que venceu a etapa.

“Prova dura hoje, de navegação difícil e muitas pedras no meio da areia. Viemos bem, em uma tocada boa, sem risco, sem tomar susto, e de certa forma vendo o que acontece neste ritmo acabamos nesta posição, o que é muito bom. A ideia é se manter assim, entre os cinco, entre os dez. Ainda estamos aprendendo sobre os limites do equipamento, e o Dakar está só no começo”, destacou Marcos, que até aqui tem cumprido com o objetivo de não sair do UTV uma vez que é dada a largada. “Nem para ir no banheiro”. O segredo, revela, é o uso de fraldas geriátricas durante a prova.

Cristian e Beco, no 398, que tiveram de enfrentar contratempos com o sistema elétrico do UTV no primeiro dia, voltaram a ter de parar várias vezes para que o carro parasse de apagar. Terminaram o dia 40min15s atrás dos vencedores da especial, em 15º lugar. Pelo menos, agora sabem a origem do problema.

“Paramos mais de 20 vezes durante o trecho. Primeiro foi para consertar a correia do motor que havia se soltado, e aí as panes elétricas voltaram a acontecer. Aí conseguimos achar uma posição específica para prender o chicote para que o carro não apagasse e nos últimos 120 quilômetros seguimos sem problema nenhum. Agora sabemos o que fazer para sanar esta questão”, alivia-se Cristian Baumgart.

O terceiro dia do Dakar se desenha com o mesmo grau de dificuldade desta terça-feira (8). A caravana da prova deixa San Juan de Marcona com destino a Arequipa, em uma distância total de quase 800 quilômetros (798), dos quais 331 valerão para a cronometragem.

Resultado:
2ª etapa: Pisco – San Juan de Marcona (342 km cronometrados)
5. Marcos Baumgart/Kleber Cincea (Can-Am) – 4h16min04s (6min17s do líder)
15. Cristian Baumgart/Beco Andreotti (Can-Am) – 4h50min02s (40min15s do líder)

Classificação geral – UTVs:
6. Marcos Baumgart/Kleber Cincea (Can-Am) – 5h32min12s (10min53s do líder)
16. Cristian Baumgart/Beco Andreotti (Can-Am) – 6h10min41s (49min22s do líder)

O TRAJETO DO DAKAR 2019 NO PERU

07/01 (seg): 1ª Etapa: Lima > Pisco
(Deslocamentos: 247 km; Especial: 84 km; Total; 331 km)
08/01 (ter): 2ª Etapa: Pisco > San Juan de Marcona
(Deslocamentos: 211 km; Especial: 342 km; Total; 553 km)
09/01 (qua): 3ª Etapa: San Juan de Marcona > Arequipa
(Deslocamentos: 467 km; Especial: 331 km; Total; 798 km)

10/01 (qui): 4ª Etapa: Arequipa > Tacna
(Deslocamentos: 313 km; Especial: 351 km; Total; 664 km)
11/01 (sex): 5ª Etapa: Tacna > Arequipa
(Deslocamentos: 264 km; Especial: 450 km; Total; 714 km)
12/01 (sab): Dia de Descanso: Arequipa
13/01 (dom): 6ª Etapa: Arequipa > San Juan de Marcona
(Deslocamentos: 520 km; Especial: 290 km; Total; 810 km)
14/01 (seg): 7ª Etapa: San Juan de Marcona > San Juan de Marcona
(Deslocamentos: 64 km; Especial: 323 km; Total; 387 km)
15/01 (ter): 8ª Etapa: San Juan de Marcona > Pisco
(Deslocamentos: 215 km; Especial: 360 km; Total; 575 km)
16/01 (qua): 9ª Etapa: Pisco > Pisco
(Deslocamentos: 96 km; Especial: 313 km; Total; 409 km)
17/01 (qui): 10ª Etapa: Pisco > Lima
(Deslocamentos: 247 km; Especial: 112 km; Total; 359 km)
TOTAL DE ESPECIAIS: 2.956 km
TOTAL DAKAR: 5.600 km