Gabriela Prado testa carro da Fórmula Vee

19 de outubro de 2018 0 Por Fernando Rhenius

No mês do Outubro Rosa, a Fórmula Vee terá uma convidada especial.  A piloto  Gabriela Prado irá testar um FVee pela primeira vez neste domingo, em Piracicaba (SP).

Mineira de Belo Horizonte, Gabriela participa de competições de kart. Em 2015, ela correu na divisão europeia da Nascar. E deste então espera uma oportunidade para voltar às pistas.

“Recebi com muita alegria o convite da Fórmula Vee e estou muito ansiosa para conhecer de perto esse carro, que tem muita história no automobilismo nacional”, disse Gabriela. “Afinal, é uma categoria criada por dois dos maiores nomes do esporte no Brasil, Emerson e Wilsinho Fittipaldi, e que está na ativa há mais de 50 anos.”

Neste domingo, Gabriela terá a chance de testar o carro no 2º FVee Festival. O evento, com uso da pista exclusivo para a categoria, é destinado a treinos livres e também para novatos interessados em participar de curso de pilotagem e drive day.

“Já havíamos feito o convite à Gabriela há algum tempo, mas só agora ela pode aceitar”, afirma Flávio Menezes, diretor da FVee. “E acabou coincidindo com o Outubro Rosa, que é uma campanha (de prevenção ao câncer de mama) que a nossa categoria também apoia.”

Em seu primeiro teste na FVee, ela terá a companhia de outra mulher que já faz parte da categoria: a também piloto Suzane Carvalho. Única brasileira  a ser campeã em duas e quatro rodas, Suzane participou de algumas provas este ano e também é responsável pelo curso de pilotagem da Fórmula Vee.

“Cada vez vejo aumentar o interesse de mulheres pelo automobilismo. Muitas participam de cursos, mas acabam, por alguma razão, não competindo. A chegada da Gabriela será, sem dúvida, mais um grande incentivo. Queremos que as mulheres venham para a pista”, diz Suzane.

Para Gabriela Prado, sua entrada na Fórmula Vee pode ainda incentivar outros pilotos mineiros a competir na categoria. “Há muita gente em Belo Horizonte interessada em correr,  os kartódromos estão sempre cheios. E a FVee é uma grande oportunidade, com provas em Interlagos, por exemplo, e que já chegou a ter duas etapas em Curvelo no ano passado. Tomara que mais gente possa competir e quem sabe até mesmo criarmos um campeonato mineiro de Fórmula Vee”, diz.

Após o teste neste domingo, Gabriela irá avaliar a possibilidade de competir no Campeonato Paulista da FVee, em Interlagos, no próximo ano. “Espero me adaptar bem ao carro. Vamos ver como será este primeiro teste. Também espero contar com o apoio de patrocinadores. Mas estou bem otimista para esse novo passo na minha carreira no automobilismo.”

Além do FVee Festival, a categoria terá neste fim de semana a decisão da Copa ECPA. Será neste sábado, em Piracicaba, com as duas corridas válidas pela quinta e última etapa da competição. Nathan Brito (115 pontos) e Gabriel Paulino (110) lutam pelo título.