Bruna Tomaselli é selecionada para competir na W Series

29 de novembro de 2018 0 Por Fernando Rhenius

Bruna Tomaselli foi anunciada, na manhã desta quarta-feira (28), como uma das 55 pilotos mulheres que disputarão a segunda e decisiva fase seletiva que definirá as 18 competidoras que estarão presentes na temporada inaugural da W Series, que será o primeiro campeonato exclusivamente feminino do automobilismo mundial. Bruna é a única representante brasileira na lista que conta com nomes conhecidos.

Competindo nos Estados Unidos nas duas últimas temporadas, na USF2000, Bruna Tomaselli recebeu com muito otimismo a notícia de que está entre as 55 finalistas do programa da W Series. “Eu estou muito contente em estar entre as finalistas e, principalmente, por ser a única brasileira. É claro que será um processo difícil, pois temos nomes importantes no grid, como o da (Carmen) Jordá, entre outras competidoras muito experientes”, disse Bruna, que tem 21 anos de idade.

Dos 55 nomes, apenas 18 farão parte da primeira temporada da W Series, que terá seu início em maio do próximo ano, com seis etapas, provavelmente, nos mesmos finais de semana da DTM. A categoria conta com o apoio do ex-piloto de Fórmula 1, David Coulthard e pelo projetista Adrian Newey. “Ainda hoje há um enorme desequilíbrio de gênero no automobilismo e a W Series está dando o primeiro passo para corrigir isso. Pilotos de todo o mundo deram um passo a frente, então está claro que, com a estrutura certa, podemos fazer as mudanças que esse esporte precisa”, disse a CEO da categoria, Catherine Bond Muir.

Entre as 55 mulheres que disputarão a seletiva estão o da ex-piloto de testes da Lotus F1, Carmen Jordá, da ex-piloto da Red Bull, Beitske Visser, a ex-piloto da Renault Sports Academy, Marta Garcia, além da campeã britânica de GT, Jaime Chadwick. O Brasil estará bem representado com Bruna Tomaselli, que apesar da pouca idade, tem boa experiência no automobilismo, principalmente em carros de fórmula. “Estou competindo nos Estados Unidos tem duas temporadas. A USF2000 faz parte do Road to Indy, que é o caminho para a Fórmula Indy, então a exigência é grande”, disse a piloto que tem passagens pela Fórmula 4 Sudamericana, MFR, além de ter feito testes na Europa.

Como será a seleção?
Desde que foi anunciada, a W Series chamou a atenção das pilotos ao redor do mundo. De acordo com a organização, mais de 100 nomes se inscreveram para formar a lista inicial. Destas, 55 foram selecionadas para a segunda e decisiva fase, que terá dois meses de duração. Serão realizados testes rigorosos para as pilotos se prepararem para um teste final de três dias, que incluirá avaliações de condicionamento físico, perfil psicométrico, além de vários testes de habilidades de pilotagem. Os ex-pilotos de Fórmula 1 David Coulthard e Alex Wurz estarão entre os jurados.

“Em janeiro embarco para a Europa. Tenho muito trabalho pela frente. Já recebi muitas mensagens de apoio e isso será meu grande combustível. Vou fazer o possível para estar entre as dezoito selecionadas”, disse Bruna.

Confira os nomes e as idades das 55 pilotos selecionadas:
Bruna Tomaselli, 21 (Brasil)
Ayla Agren, 25 (Noruega)
Amna Al Qubaisi, 18 (Emirados Árabes)
Chelsea Angelo, 22 (Austrália)
Carmen Boix, 23 (Espanha)
Sarah Bovy, 29 (Bélgica)
Toni Breidinger, 19 (Estados Unidos)
Ivana Cetinich, 22 (África do Sul)
Jamie Chadwick, 20 (Reino Unido)
Veronika Cicha, 31 (Republica Checa)
Sabre Cook, 24 (Estados Unidos)
Courtney Crone, 17 (Estados Unidos)
Natalie Decker, 21 (Estados Unidos)
Mira Erda, 18 (India)
Carlotta Fedeli, 26 (Itália)
Cassie Gannis, 27 (Estados Unidos)
Marta Garcia, 18 (Espanha)
Michelle Gatting, 24 (Dinamarca)
Angelique Germann, 27 (Alemanha)
Megan Gilkes, 17 (Canadá)
Samin Gomez, 26 (Venezuela)
Grace Gui, 27 (China)
Michelle Halder, 19 (Alemanha)
Esmee Hawkey, 20 (Reino Unido)
Jessica Hawkins, 23 (Reino Unido)
Shea Holbrook, 28 (Estados Unidos)
Carmen Jorda, 30 (Espanha)
Vivien Keszthelyi, 17 (Hungria)
Emma Kimilainen, 29 (Finlândia)
Natalia Kowalska, 28 (Polônia)
Stephane Kox, 24 (Holanda)
Miki Koyama, 21 Japão)
Fabienne Lanz, 32 (África do Sul)
Milla Mäkelä, 25 (Finlândia)
Alexandra Marinescu, 18 (Romênia)
Milou Mets, 28 (Holanda)
Sheena Monk, 29 (Estados Unidos)
Sarah Moore, 25 (Reino Unido)
Marylin Niederhauser, 22 (Alemanha)
Tasmin Pepper, 28 (África do Sul)
Vicky Piria, 24 (Itália)
Taegen Poles, 20 (Canadá)
Alice Powell, 25 (Reino Unido)
Charlotte Poynting, 20 (Austrália)
Naomi Schiff, 24 (Bélgica)
Carrie Schriener, 20 (Alemanha)
Sharon Scolari, 23 (Suiça)
Doreen Seidel, 33 (Alemanha)
Siti Shahkirah, 24 (Malasia)
Sneha Sharma, 28 (India)
Shirley Van Der Lof, 31 (Holanda)
Beitske Visser, 23 (Holanda)
Fabienne Wohlwend, 21, (Lichenstein)
Caitlin Wood, 21 (Austrália)
Hanna Zellers, 21 (Estados Unidos)