Inter Europol conquista a pole para as 4 Horas de Le Castellet

Nick Yelloly garantiu a pole position para a Inter Europol Competition na classificação para as 4 Horas de Le Castellet, segunda etapa da temporada 2025 da European Le Mans Series. O britânico brilhou em sua última volta da sessão, cravando 1:48.741 no Oreca 07 Gibson #43, superando rivais diretos na disputa pela posição de honra no grid da classe LMP2.

Yelloly bateu Charles Milesi, da VDS Panis Racing, por 0s235, enquanto Matteo Cairoli, que havia liderado os treinos livres com o Oreca #9 da Proton Competition, terminou em terceiro, a 0s268 do tempo da pole.

Resultado qualificação

Mathys Jaubert manteve o bom início de trajetória na LMP2 ao colocar o Oreca #18 da IDEC Sport em quarto, à frente de Luca Ghiotto, com o segundo carro da Inter Europol Além disso, Tom Blomqvist (CLX Pure Rxcing) garantiu o sexto posto ao superar Paul-Loup Chatin (IDEC Sport) por apenas 0s001, enquanto Reshad de Gerus, pole em Barcelona com a Duqueine, foi apenas o oitavo.

Disputa apertada na LMP2 Pro-Am

Na LMP2 Pro-Am, PJ Hyett e Giorgio Roda travaram um duelo acirrado pela pole. Após várias trocas de liderança na tabela de tempos, Hyett assegurou o primeiro lugar com 1:51.442 no Oreca #99 da AO by TF, deixando Roda (Proton Competition #77) em segundo, a 0s144. Rodrigo Sales, com o carro da TDS Racing, foi o terceiro, a 0s911. Seguido por Georgios Kolovos (DKR Engineering), que garantiu a quarta posição com uma boa volta no fim da sessão.

Aston Martin conquista a pole na LMGT3

Na classe LMGT3, a Aston Martin conquistou sua primeira pole da temporada com Clement Mateu. Porém, o piloto francês dominou a sessão no Vantage GT3 Evo da Racing Spirit of Leman e registrou 2:04.641. Abrindo 0s723 sobre o Ferrari #55 da Spirit of Race, conduzido por Duncan Cameron.

Aliás, Martin Berry, que havia surpreendido em Barcelona, não repetiu o desempenho no Mercedes-AMG #63 da Iron Lynx. Mas ainda assim garantiu o terceiro lugar após perder dois tempos por limites de pista. Andrew Gilbert, com a Ferrari da Kessel Racing (#74), superou Celia Martin (Iron Dames Porsche #85) pela quinta colocação. Custodio Toledo, com o Ferrari #50 da Richard Mille AF Corse, ficou em sexto.

Closmenil repete Barcelona e lidera a LMP3

Na LMP3, Adrien Closmenil voltou a brilhar e repetiu a pole conquistada em Barcelona. O francês colocou o Ligier JS P320 #17 da CLX Motorsport na frente com 1:57.194. Isso a quase um segundo mais rápido que o concorrente mais próximo, o Ligier #8 da Team Virage, com Rik Koen.

O único carro não Ligier entre os sete primeiros foi o Duqueine D09 da WTM by Rinaldi Racing. Com Griffin Peebles ao volante, o protótipo foi terceiro, a 0s992. Ian Aguilera (Eurointernational #11) foi o quarto. Seguido por Gillian Henrion (RLR M Sport) e Quentin Antonel (M Racing), que caiu para sexto ao final da sessão.

Por fim, a prova terá inicício às 06h35, deste domingo, 04. O link para assistir a prova na íntegra e com qualidade segue abaixo: