A Honda concluiu a primeira bateria de testes com o Civic Type R-GT, antes de planejar sua estreia no Super GT no próximo ano, na classe GT500. Assim, o Type R-GT substituirá o Honda NS-X GT, que correu desde 2014 ao longo de três gerações.
Além disso, o Civic Type R-GT, que a Honda revelou como um conceito no Tokyo Auto Salon em janeiro, passou por dois dias de corrida no circuito de Okayama. O bicampeão do GT500, Naoki Yamamoto, realizou os testes. O atual campeão da Super Fórmula, Tomoki Nojiri, também dirige pela Honda no Super GT.
Leia também:
O carro tem um motor de quatro cilindros em linha de 2 litros com injeção direta turbo, desenvolvido pela Honda Racing Corporation. Koji Watanabe, presidente da HRC, disse: “Estamos muito satisfeitos por iniciar o primeiro teste de pista do Civic Type R-GT. Ele é uma máquina de corrida que incorpora aerodinâmica, motor e outras tecnologias e a experiência que a HRC acumulou ao enfrentar desafios em várias corridas dentro e fora do Japão.
“A partir da temporada de 2024, competiremos na classe GT500 do Super GT, uma das séries de automobilismo mais prestigiadas do Japão. Com nosso constante desejo de vitória, nos esforçaremos para vencer o campeonato desde o primeiro ano. Então, mantenha suas expectativas altas para a performance que o Civic Type R-GT demonstrará nos próximos anos.”
Honda no Super GT
Além disso, a Honda é a mais recente participante do GT500 a apresentar um novo carro depois que a Nissan lançou o Z GT500 no ano passado e a Toyota apresentou o GR Supra para substituir o Lexus LC 500 em 2020.
O primeiro NSX com especificação GT500 que estreou há nove anos era baseado em um carro-conceito. Assim, ele foi substituído por uma versão derivada do novo modelo de produção. Por fim, o Honda NSX-GT de segunda geração competiu de 2017 até o final de 2021. Quando passou por uma atualização para o veículo atual que inclui a marca Type S.