A Ginetta divulgou nesta quarta-feira, 1º, detalhes do G56 GT4 EVO que estará nas pistas em 2024. O carro recebeu um pacote de atualizações, dois anos após o seu lançamento. Lembrando que o ciclo de vida útil do G56 é de sete anos.
De acordo com informações do site Daily Sports Car, Mike Simpson, diretor de automobilismo da marca, as principais mudanças do EVO se concentraram em um novo sistema de arrefecimento para o motor e a cabine. O motor V8 de 6.2 litros se mantem.
O carro está mais afinado, ”conversando” melhor com o piloto. Foi dada atenção ao calor e à degradação dos pneus para proporcionar o melhor carro de corrida possível durante um stint. Isto veio com uma suspensão revista e desenvolvimento de rolamento, maior altura da plataforma, uma roda dianteira maior e pneus maiores em ambos os eixos.
“Aprendemos muito desde que o carro atual chegou à pista e fizemos uma grande atualização”, disse ele. “Houve grandes mudanças no pacote de refrigeração ao redor do motor e na cabine”.
“Existem melhorias no ar condicionado para reduzir as temperaturas da cabine. Isso ocorre porque vimos que muitos carros mais novos têm temperaturas de cockpit muito altas, por isso queremos garantir que nossos pilotos se sintam revigorados”, enfatiza.
Ginetta e a performance
Além disso, o carro recebeu melhorias na parte aerodinâmica. O Ginetta também obteve ganhos em velocidade em linha reta e eficiência aerodinâmica.
“O pacote aerodinâmico frontal é diferente”, acrescentou Simpson. “O capô, em particular, é visualmente impressionante e você pode ver imediatamente que o perfil da asa traseira mudou, assim como o sistema de escapamento traseiro”, explicou.
“Para buscar maiores velocidades máximas e melhor gerenciamento do BOP, adicionamos peso na parte inferior do chassi, o que também nos dá algumas vitórias em segurança e rigidez torcional. O maior peso e maior altura de condução do EVO permitirão mais ênfase na capacidade em linha reta do Ginetta, tornando-o um carro muito competitivo para os Gentleman Drives e para os pilotos profissionais”.
“Estamos abrindo mão de um pouco da velocidade nas curvas para torná-lo mais forte nas retas, mas deve ter um bom equilíbrio na entrada das curvas, o que dará aos cavalheiros pilotos a confiança para atacar e frear tarde sem estragar os pneus traseiros”, salienta.
Expectativa de vendas
Simpson afirma que o plano do fabricante britânico é construir 20 carros. Elr garante que metade já possui reservas. Além disso, Simpson acredita que o novo carro proporciona à Ginetta uma oportunidade de relançar a sua presença em toda a Europa e fora dela.
“Precisamos voltar à cena europeia, tivemos um lugar tão bom no mercado com o G55”, disse ele. “A certa altura, tínhamos 14 carros apenas na série GT francesa da FFSA. Será complicado começar, pois precisamos demonstrá-lo”, disse.
“No entanto, garantimos que mesmo com estas revisões o carro continua a ter um preço competitivo, de £170.000 (R$ 1.043.035,00 em conversão direta). O GT4 deve ser nosso maior produto de exportação daqui para frente. Sentimos que já chegamos lá e que o carro evo será líder de mercado.”