O circuito de Portimão em Portugal recebeu neste domingo, 28, as últimas etapa do European Le Mans Series e Le Mans Cup. Com o tempo limpo, porém com muito vento, às provas ocorrem sem maiores problemas.
A vitória na ELMS ficou com o Ligier #22 da United Autosports dos pilotos Filipe Albuquerque e Phil Hanson. Esta foi a segunda vitória da equipe em 2018. Correndo em casa Albuquerque cruzou a linha de chegada com com uma diferença de 0,5 segundos para Will Stevens no Ligier #23 da equipe Panis-Barthez Competition.
Para completar a festa o segundo carro da United, o Ligier #32 pilotado por Will Owen completou o pódio. Curiosamente os modelos Oreca, tiveram papel secundário na etapa portuguesa. O terceiro lugar do #32 só foi possível após uma punição (sempre eles) do Oreca #26 da equipe G-Drive. Os campeões da classe LMP2 em 2018, receberam a punição por abusar dos limites da pista.
Na classe LMP3 a vitória ficou com o Ligier #13 da equipe Europol Competition de Martin Hippe e Jakub Smiechowski. O #13 estreou na série nesta etapa e já conseguiu sua primeira vitória na ELMS. O título da classe ficou com o Ligier #15 da equipe RLR MSport dos pilotos Job Van Uitert, John Farano e Rob Garofall. O trio terminou na quinta colocação, posição mais do que suficiente para obter o título.
Pai e filho conquistam título na classe GTE
Gianluca e Giorgio Roda se tornaram os primeiros pai e filho a conquistaram um título de classe na série. A dupla pilotou o Porsche #88 da equipe Proton ao lado de Matteo Cairoli. O trio terminou em terceiro. O Porsche #77 também da equipe Proton de Christian Ried, Dennis Olsen e Marvin Dienst. A Ferrari #66 da equipe JMW Motorsports, terminou na segunda colocação.
Ecurie Ecosse / Nielsen vence pela Le Mans Cup
A vitória na Le Mans Cup ficou com Colin Noble e Alasdir McCaing. Esta foi a segunda conquista consecutiva com o Ligier #79 da equipe Ecurie Ecosse. Colin Braun levou o Ligier #32 da United Autosport a segunda colocação. Completando o pódio o #98 da Ecurie Ecosse de James Littlejohn e Dino Lunardi.
Na classe GT3 Sergio Pienezzola e Giacomo Piccini vencem a quinta vitória na série, com a Ferrari da equipe Kessel Racing. A diferença para a dupla da Ferrari #71 da AF Corse, Pierguiseppe Perazzini e Marco Cioci foi de 55 segundos.