Bertonili e Bartels na frente.
A prova principal desde final de semana em Paul Ricard foi a FIAGT. Enquanto eu buscava uma imagem que desse uma idéia de como seria aprova esta ai em cima me chamou a atenção. Quando falo que a FIAGT é uma categoria que pode ser comparada a um elefante branco não falo em vão. Ou melhor, todas as provas que tem a chancela da FIA ou são curtas ou em circuitos ridículos (F1 está ai para provar). A foto acima mostra o vencedor da prova o Maserati MC12 #1 de Andrea Bertolini e Michael Bartels na longa reta Mistral. Até ai tudo bem pois não teria como fazer a volta sem passar por ela. Mais atentem pelos cones bem no meio da reta. Antes que falem que é para ajudar nas ultrapassagens digo que foi um artifício para deixar os carros mais lentos.
Parece que a FIA tem medo que seus preciosos carros quebrem por correm demais, lembrando que no mesmo circuito os carros da ALMS e outras categorias de fórmula usam a reta inteira. Até hoje me espanto os carros que participaram das 24 Horas de LM. Um milagre a FIA ter deixado.
Voltando a corrida. O vencedor foi Maserati #1, seguido pelo Nissan de Krumm e Dumbreck. Fechando o podium outro Maserati com Heger e Margaritis. Foi uma corrida com emoção em seu primeiro momento. Peter Kox começou na frente assim como Hughes também faz uma corrida lançada e supera o #1. Infelizmente os dois pilotos recebem um drive-thru por queimarem a largada.
O brasileiros tiveram desempenhos medianos. Ricardo Zonta e Rafael Daniel com o #25 Lamborghini Murcielago matou a saudade de dirigir carros descentes e acabou em 10º. Bernoldi com problemas ficou apenas na 22º posição. Com a vitória Bartels e Bertolini lideram com 77 pontos seguidos pelo pilotos da Matech Grosjean e Mutsch com 62 pontos. Olivier Panis também não teve uma boa participação e seu FOD FT acabou em 21º.
A próxima etapa será as 24H de SPA entre os dias 29 de Julho a 01 de Agosto. Abaixo algumas imagens da corrida.
Largada com Lamborghini a frente.
Aston liderando o pelotão
P. | # | Pilotos | Equipamento | L. | Dif. |
1 | 1 | Bertolini / Bartels | Maserati MC12 | 28 | 0 |
2 | 23 | Krumm / Dumbreck | Nissan GT – R | 28 | 7.057 |
3 | 33 | Heger / Margaritis | Maserati MC12 | 28 | 24.633 |
4 | 40 | Leinders / Martin | Ford GT | 28 | 26.209 |
5 | 13 | Piccini / Hennerici | Corvette Z06 | 28 | 29.67 |
6 | 11 | Hezemans / Maassen | Corvette Z06 | 28 | 35.824 |
7 | 5 | Grosjean / Mutsch | Ford GT Matech | 28 | 46.178 |
8 | 22 | Hughes / Campbell-Walter | Nissan GT – R | 28 | 54.364 |
9 | 9 | Makowiecki / Accary | Aston Martin DB9 | 28 | 56.699 |
10 | 25 | Zonta / Daniel | Lamborghini Murcielago 670 R-S | 28 | 57.226 |
11 | 34 | Bobbi / Longin | Maserati MC12 | 28 | 1:04.943 |
12 | 38 | Schwager / Pastorelli | Lamborghini Murcielago 670 R-S | 28 | 1:05.405 |
13 | 10 | Hirschi / Piccione | Aston Martin DB9 | 28 | 1:11.342 |
14 | 41 | Kuppens / Palttala | Ford GT | 28 | 1:14.776 |
15 | 3 | Wendlinger / Moser | Nissan GT – R | 28 | 1:17.780 |
16 | 7 | Turner / Enge | Aston Martin DB9 | 28 | 1:23.897 |
17 | 37 | Bouchut / Basseng | Lamborghini Murcielago 670 R-S | 28 | 1:26.100 |
18 | 24 | Kox / Haase | Lamborghini Murcielago 670 R-S | 28 | 1:47.230 |
19 | 12 | Gavin / Kuismanen | Corvette Z06 | 28 | 1:47.240 |
20 | 8 | Nygaard / Mücke | Aston Martin DB9 | 28 | 1:53.704 |
21 | 6 | Panis / Gachnang | Ford GT Matech | 17 | 18:16.470 |
22 | 2 | Bernoldi / Ramos | Maserati MC12 | 10 | 39:13.237 |
23 | 4 | Ara / Nilsson | Nissan GT – R | 9 | 40:49.095 |