Esta semana demorei para comentar a prova de Valencia pelo fato do endurance com as noticias da Porsche e a prova de Imola dominarem o blog. Mas quem acompanhou a prova teve a nítida intenção de que já viu aquela corrida monótona em outros carnavais.
Corridas na Espanha são sempre chatas. Mesmo com a torcida enlouquecida em ver Alonso chegando perto de Vettel e com a promessa de milhares de ultrapassagens já que a organização liberou dois pontos para uso da Asa móvel o que se viu foi mais um passeio de Vettel. Só que este passeio em determinados momentos parecia mais uma fuga. Alonso chegou perto e não pelos méritos da Asa e sim pelo bom desempenho da Ferrari. Mesmo com a diferença na casa de 1 segundo a asa não se mostrou eficaz. As ultrapassagens só aconteciam com a diferença na casa de 400 milésimos o que o bom e velho vácuo faz sem a necessidade de apertar botões. Culpa do circuito? Talvez. Mesmo com as grandes retas as sequencias de esses antes da linha reta dificultavam a pressão aerodinâmica do carro que vinha atrás e o que se viu foram poucas ultrapassagens.
E a FIA errou novamente por limar o desempenho da RBR com aquela proibição da mudança de mapeamento dos motores. Se tivesse adiantado Vettel não teria ganhado da forma convincente e sem erros até marcando a melhor volta com pneus mais do que desgastados. No mais os pilotos da McLarem fizeram uma corrida discreta. Hamilton se limitou a terminar a prova com medo de mais problemas como tem ocorrido nas últimas provas e Button com problemas no Kers acabou em 6º. Massa terminou em 5º muito por conta dos problemas nas trocas de pneus, e infelizmente temos que admitir… Massa não está bem na equipe e não tem mostrado a fibra de antes.
A coisa boa é que todos os carros terminaram a prova algo não tão comum em tempo de pilotos afoitos por resultados e podemos dizer que esta é a única boa nova do final de semana passado