O GP de Cingapura foi uma prova engraçada. Não teve muitas emoções, estava bem parecido com a etapa da Bahia da Stock Car. Quase sem ultrapassagens e todo mundo com medo de bater com a cara no muro. A vitória de Hamilton confirmou o bom desenvolvimento da McLarem nas últimas provas. Foi correto, não errou. Mesmo nos minutos finais antes de Vettel ser punido por ter ultrapassado o limite dos boxes, não chegou a ser ameaçado seriamente. Não teve maiores dificuldades.
A corrida teve situações interessantes e engraçadas. O que foi aquele pit stop da STR? Saindo com a mangueira de combustível e ainda atropelando o mecânico? Eles bem que tentaram mas como diz o ditado “o primeiro a gente nunca esquece”. Vai ser sempre de Massa a triste lembrança da mangueira pendurada no carro. O acidente envolvendo Nick Heidfeld e Sutil foi o ponto alto da prova. O piloto da Force India pensou que estava jogando GP4 e que a batida não faria nada com a BMW.
A Punição de Nico Rosberg também contribuiu para a vitória de Hamilton. O piloto da Williams se afobou e levou a penalidade. Poderia ter feito uma ótima corrida mas no meu ponto de vista a culpa não foi do piloto e sim da péssima entrada e saída dos boxes do circuito. Por mais que o piloto andasse ali no limite não estava imune a por o pneu na faixa branca. A saída dos boxes devia desembocar na grande reta e não em um “S”. Mesma situação da entrada dos boxes. O piloto tem que andar colado na parede para poder entrar de forma correta, perdendo mais tempo em controlar o carro do que realmente no pit stop.
Fora essas situações a organização do GP está de parabéns. Mais pela iluminação do que por pontos de ultrapassagem. Mesmo tendo esses pontos Rosberg, com um carro nitidamente superior, penou para passar os últimos colocados depois que recebeu a punição. Situação parecida teve Vettel em cima de Hamilton. Os dois tinham carros superiores mas pela turbulência gerada pelo carro da frente não conseguiam avançar. Some isso a pontos de ultrapassagem quase inexistentes e você tem um circuito padrão de F1 sem sal e sem graça.
E Rubens? Teve um bom treino de classificatório mesmo sabendo que ia trocar o cambio fez um treino com a faca nos dentes o que resultou em seu acidente e o fim do treino faltando poucos segundos. Também teve uma largada melhor que seu companheiro de equipe. Fez o que estava a seu alcance. E viu seu companheiro de equipe aumentar em 1 ponto a larga diferença que já tinha. Lógico que vão dizer que ele não teve garra, que faltou determinação, mas quem viu e principalmente quem entende de F1 sabe que não tinha muito o que fazer. Queria apenas que a prova tivesse mais umas 10 voltas para saber qual seria o procedimento da Brawn em relação ao problema de freios de Jenson Button. Os dois chegaram juntos na última volta e é claro que Rubens teria que passar senão também perderia sua posição para Kovalainen. Ele passaria? Não passaria? Lembro de um episódio no ano 2000 no GP do Canadá que Schumacher teve o mesmo problema mas por “ordens” da equipe Rubinho não ultrapassou. Hoje a história é outra os tempos são outros e com certeza ele teria ultrapassado. Esta pode ser a última vez que o brasileiro pode estar disputando um título e ficar com “medinho” da equipe nestas horas não é uma característica de um vencedor.
O próximo GP é em Suzuka, um circuito fantástico, das antigas e muito seletivo. Acredito num bom desempenho da Force India por causa do forte motor Mercedes. A RBR também é muito competente em curvas de alta assim como a Ferrari. Resta torcer para um bom desempenho de Rubinho e um não tão bom de Button. Até lá.
Destaques ou não da prova
Giancarlo Fisichella
Se esperava demais do jovem italiano. Não foi desta vez que fomos brindados com um bom desempenho, e talvez nunca seremos. Com três corridas faltando para o término do campeonato e a proibição dos testes durante a semana o físico parece não ter tempo para mostrar por que foi chamado para ficar no lugar de Felipe Massa. O 13º lugar não foi um bom resultado e mesmo a Ferrari não tendo o carro que tinha ano passado ele poderia ter tido sim uma melhor posição. Em Suzuka veremos o verdadeiro Fisichella?
Era o nome da Corrida se não tivesse se afobado na saída dos boxes. Largou em terceiro e estava em segundo antes da lambança. Depois fez uma bela recuperação e foi limitado pelos poucos pontos de ultrapassagem do circuito e acabou em 11º lugar. Pelos rumores a Brawn está de olho nele. A algum tempo Rosberg foi tachado de incompetente, pouca garra e está fazendo um bom trabalho com um carro super limitado. Ponto para ele.
Adrian Sutil
O acidente mostra a afobação do piloto que destruiu o bico do carro. Mesmo não sendo problema para uma equipe de F1 um bico novo não é algo que um chefe de equipe queira ver. Foi imprudente e poderia aproveitar melhor o bom momento que a equipe vem atravessando. Talvez não tenha o mesmo desempenho que teve em SPA ou Monza. Suzuka não é um circuito lento e tem belas retas, pode surpreender.
Timo Glock
Surpreendeu no final de semana. Largou em segundo 10 posições a frente do experiente Trulli. Sempre esteve entres os primeiros e não cometeu erros. Mesmo a Toyota não tendo um grande carro esse ano tanto Glock como Trulli tem tirado leite de pedra e se recuperado nas últimas provas. Pode também surpreender em Suzuka.
Lewis Hamilton
Ganhou uma corrida fácil, não foi ameaçado de forma a sofrer algum tipo de pressão e errar como já ocorreu algumas vezes. Está bem mais maduro do que ano passado quando ganhou o título de lambuja. Claro que some isso ao bom desempenho da McLarem e terá um piloto vencedor. Estou curioso em ver como irá se comportar caso kimi Raikkonen realmente retorne a equipe inglesa. Será que vai se sentir trocado caso o finlandês tenha um desempenho superior? Lewis não é do tipo que gosta de dividir os brinquedos que tem. É esperar para ver.
Mudanças na entrada e saída dos boxes
Entrada e Saída
Estragaram um das poucas pistas descentes desta nova leva de circuitos. Tanto a entrada como a saída ficaram estreitas demais a ponto de Rosberg levar uma punição por ter feito a curva rápido demais. Não vejo um erro do piloto e sim da estradinha que fizeram ali. Mesma coisa a entrada que se não for feita de forma demasiadamente devagar pode fazer o piloto voltar para a pista e ai sim a M. está completa. Em nome da segurança a FIA nem sempre acerta e quase sempre erra.
Entrevista Coletiva no SPORTV
Desde o ano passado o Sportv transmite os treinos livres de quinta e sexta e a entrevista coletiva logo apos o término da corrida. É uma idéia louvável se não fosse os constantes erros que ocorrem. Não é de hoje que não entendo como uma emissora no tamanho da Globo que gasta milhões nas suas transmissões de futebol, vôlei e tantos esportes, e não consegue transmitir 19 minutos de entrevista. Quando não temos um brasileiro entre os 3 primeiros ficamos com as 2 primeiras perguntas de cada piloto. Quando temos algum conterrâneo levam a entrevista até o final mas não ouvem as palavras dos outros 2 pilotos. Ouvir qualquer piloto que não seja Inglês ou Espanhol é um dilema. Não levam em conta que nem todo brasileiro gosta de futebol ou até gosta mais tem interesse em saber um pouco mais dos bastidores da F1. Uma pena.
Ae bonguitta!! Muito boa a análise. Cada vez melhor! Realmente acho que foi fraca as disputas este ano. No início da corrida parecia que o “bicho ia pegar”, mas depois ficou morno mesmo.
Ponto alto (ou baixo) para nós brasileiros ficou a questão do Rubinho. Acho que agora complicou. Tem que torcer para o Botão quebrar e ele vencer, senão complica. Lógico que ainda é possível, vide 2007 onde o Raikkonen morto venceu o título na última prova! Deixando Hamilton e Alonso empatados atrás dele por 1 ponto de diferença.
Mas acho que realmente vai ser difícil!
Uma pena para o nosso atual herói brasileiro!! hehe. Talvez realmente seje a última oportunidade real dele disputar um título. Abraços a todos… Gabriel