F1 e as rivalidades


Senna X Prost a maior rivalidade que a F1 já viu

Automobilismo é feito de rivalidade. A partir do momento que você alinha dois carros seja em uma pista de F1, autorama ou dois carrinhos de plástico seu melhor amigo passar a ser o seu pior pesadelo e você precisa vence-ló a qualquer custo. Sempre foi assim e sempre será.

A F1 já teve várias rivalidades como Fangio e Moss, Clark e Hill e uma das mais trágicas envolvendo Didier Peroni e Gilles Villeneuve. Na F1 moderna temos Prost e Mansel, e talvez a mais emblemática de todas Senna e Prost. Eles nunca saíram no tapa mais foram nos bastidores que surgiram frases e história que ajudaram a criar o mito tanto do brasileiro quando do francês.
A alguns anos tivemos a choradeira de Rubinho sob Shumacher que por muitas vezes ganhou a custa dos seus companheiros de equipe e hoje temos um novo embate. Vettel X Weber.

Um é novato ainda visto como sensação, uma nova promessa, o outro um piloto mais maduro com alguns anos de F1, com experiência também em carros de turismo e que já estava meio que descartado na F1.

Companheiros desde 2009 na Red Bull os dois sempre tiveram uma convivência pacífica até ano passado. Para 2010 a equipe despontou como favorita e Vettel meio que se afirmou como 1º piloto mais esbarrou em um Webber inspirado e mais consistente que o jovem alemãozinho. Assim os dois alinharão para o GP da Turquia até que Vettel acha que pode passar e acaba batendo em seu companheiro de equipe.

Ninguém gosta de levar a culpa por menor dos erros mais naquele momento a afobação de Vettel custou uma dobradinha e a liderança do campeonato para a McLarem. Como na F1 tudo é movido pela imagem logo os dirigentes trataram de por panos quentes e os dois pilotos até fizeram fotos abraçados rindo e declarações e mais declarações sobre o fato foram divulgadas de forma massiva pelos meios de comunicação.

Tudo parecia tranquilo até o GP da Inglaterra. Novamente Vettel força para cima do companheiro de equipe e acaba saindo da pista dando adeus as chances de vitória. Weber ganha e bota mais lenha na fogueira. Assim como ocorreu na Turquia assim que Vettel sai do carro faz um gesto com a mão dando a intender que Webber é maluco, a resposta de Webber veio em Silverstone quando fala para quem quiser ouvir que foi uma vitória boa mesmo para um segundo piloto.

Quem errou? Não acho que seja culpa dos pilotos até por que quem está em um carro de F1 está ali para vencer, salvo pilotos que correm por dinheiro. Para mim o errado da história é a RBR não por deixar os pilotos soltos dispostos a bater seus carros pela vitória. Como dizem não adianta tentar proibir a criança depois dela ter experimentado um doce. Mesmo sendo pilotos eles são funcionários de uma equipe e devem seguir as normas da mesma. Que patrocinador iria gostar de ver dois carros destruídos em uma área de escape?

A competição deve existir até que os interesses da equipe não estejam em risco. Na mesma corrida da Turquia tivemos uma duelo igual entre Button e Hamilton mais a equipe e os pilotos acabaram sendo mais comedidos e acabam com uma importante dobradinha. Se isso é bom para o esporte? acredito que não mas como hoje tudo é controlado demais nos resta torcer que para as próximas corridas o embate entre os dois seja menos desastroso para eles e para a equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *