A European Le Mans Series (ELMS) voltará a Silverstone em 2025, após uma ausência de quatro anos. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 02. O icônico circuito britânico substituirá Mugello, na Itália, no cronograma de seis etapas da temporada do próximo ano.
Contudo, a corrida em Silverstone, marcada para o dia 14 de setembro, será a penúltima da temporada, ocupando o lugar da pista italiana, que havia recebido uma etapa da ELMS pela primeira vez em 2023, com vitória da equipe Iron Lynx-Proton. Antes da pandemia de COVID-19, o circuito britânico era uma presença regular no calendário, tendo sediado a abertura da temporada entre 2013 e 2019, período em que a ELMS passou a ser organizada pela ACO e pela Le Mans Endurance Management.
Além disso, a última edição da corrida em Silverstone, realizada em 2019, fez parte de um evento duplo com o Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) e vencida pela equipe francesa IDEC Sport, que se consagrou campeã daquela temporada.
O que teremos além de Silverstone no calendário?
O restante do calendário da ELMS para 2025 segue inalterado em relação a 2024, com a temporada começando com testes de pré-temporada no Circuito de Barcelona-Catalunha, nos dias 31 de março e 1º de abril. A primeira etapa oficial será no dia 6 de abril, também em Barcelona.
A segunda etapa está marcada para 4 de maio, em Paul Ricard, antes da tradicional pausa para as 24 Horas de Le Mans. A série retorna no dia 6 de julho, com uma corrida em Ímola. Bem como, As tradicionais etapas em Spa-Francorchamps (24 de agosto) e Portimão (18 de outubro) completam o calendário, com a etapa portuguesa encerrando a temporada no mesmo fim de semana da final do Intercontinental GT Challenge, em Indianápolis.
Aliás, Pierre Fillon, presidente da ACO, destacou a importância do retorno de Silverstone ao calendário: “Mais uma vez, o calendário da European Le Mans Series apresenta uma seleção de circuitos desafiadores tanto para pilotos quanto para equipes. Estamos extremamente satisfeitos em ver a ELMS de volta ao Reino Unido, trazendo a emoção de Le Mans para os fãs britânicos”.
Com grids compostos por mais de 40 carros e uma mistura de protótipos e GTs, a temporada de 2025 promete ser ainda mais competitiva. Reforçando a posição da ELMS como a principal série de endurance da Europa.
Calendário da European Le Mans Series 2025:
- 31 de março – 1º de abril: Prólogo (Barcelona)
- 6 de abril: Barcelona
- 4 de maio: Paul Ricard
- 6 de julho: Ímola
- 24 de agosto: Spa-Francorchamps
- 14 de setembro: Silverstone
- 18 de outubro: Portimão