A European Le Mans Series (ELMS) anunciou oficialmente o calendário da temporada 2026, que será composto pelas mesmas seis etapas disputadas neste ano. Barcelona, Paul Ricard, Imola, Spa-Francorchamps, Silverstone e Portimão permanecem como sedes, consolidando-se como os palcos principais do endurance europeu.
Início em Barcelona e final em Portimão
O campeonato terá início em 12 de abril, no Circuito de Barcelona-Catalunha, precedido pelo tradicional Prólogo, programado para os dias 6 e 7 de abril. A final da temporada será disputada em Portimão, em outubro, mantendo a tradição de encerrar o campeonato em Portugal. A divulgação ocorreu nesta quinta-feira, 28.
A segunda etapa acontece em maio, em Paul Ricard, antes da pausa para as equipes que também competem nas 24 Horas de Le Mans. Em julho, o campeonato segue para Imola, enquanto Spa-Francorchamps recebe a quarta etapa em agosto. Já em setembro, Silverstone mantém seu lugar no calendário, após substituir Mugello neste ano.
Conflitos de datas com outros campeonatos
Um dos destaques do cronograma é a coincidência de datas com competições globais. As 4 Horas de Silverstone acontecem no mesmo fim de semana dos 1000 km de Suzuka, válidos pelo Intercontinental GT Challenge. Já a final em Portimão coincide com as 8 Horas de Indianápolis, também do IGTC.
Além disso, a abertura em Barcelona ocorrerá no mesmo fim de semana do início do GT World Challenge Europe, em Paul Ricard.
ACO celebra crescimento da ELMS
O presidente do Automobile Club de l’Ouest (ACO), Pierre Fillon, destacou a importância do campeonato no cenário internacional:
“Ano após ano, a European Le Mans Series confirma seu lugar como referência no endurance europeu. O entusiasmo dos espectadores é enorme e o público recorde contínuo é um bom presságio para as próximas temporadas.”
Além disso, Fillon também ressaltou o valor dos circuitos escolhidos e o crescimento da base de fãs:
“A popular série continua ligada aos seus principais eventos, e o calendário de 2026 apresenta os circuitos mais importantes do continente. O ACO tem orgulho de testemunhar o crescimento do ELMS e de ver cada vez mais entusiastas curtindo corridas de resistência.”
Michelin Le Mans Cup terá novidade em Le Mans
Assim como a ELMS, a Michelin Le Mans Cup manterá seus seis locais no calendário de 2026, mas com uma mudança histórica em sua passagem por Le Mans. Pela primeira vez, haverá uma única corrida de três horas no traçado completo de 13,6 km de La Sarthe, marcada para a sexta-feira, 12 de junho. Por fim, até 2025, o formato era de duas provas de uma hora em apoio às 24 Horas de Le Mans.