A Equipe Eurasia Motorsports liderou na madrugada desta sexta-feira, 10, a primeira sessão de treinos livres para a etapa de The Bend Motorsports Park, da Asian Le Mans Series, na Austrália. Shane van Gisbergen marcou 2:36.496 com o Ligier JSP2-17 #1.
O segundo lugar ficou com o Dallara P217 da Thunderhead Carlin Racing, pilotado por Ben Barnicoat, que marcou 2:38.213. Os quatro primeiros da classe LMP2 conseguiram baixar o tempo da casa dos 2:40. A chuva foi um adversário no início do treino, agravando as dificuldades da pista, desconhecida para muitos.
O treino também teve uma bandeira vermelha depois que a Ferrari #75 da T2 Motorsports, pilotada por Rio Haryanto se perdeu na curva 33.
Na classe LMP2-Am, o melhor tempo ficou com o Oreca 05 da equipe RLR MSport. Arjun Maini marcou 2:46.312. Entre os protótipos LMP3 o melhor tempo foi do Ligier JS P3 da equipe AC E1 Villorba Corse. David Fumanelli marcou 2:54.777.
O melhor tempo da classe GT ficou com o Lamborghini #88 da equipe JLOC, pelas mãos do piloto André Couto. Marcos Gomes conseguiu o terceiro tempo com a Ferrari #27 da equipe HubAuto Corsa.
A sessão foi interrompida devido a uma saída de pista do Ligier #14 da equipe Inter Europol. Garth Walder parou na curva 1, com problemas na pressão do combustível, obrigando uma bandeira amarela em todo o circuito. Faltando quatro minutos para o final da sessão, nada mais poderia ter sido feito.