O European Le Mans Series (ELMS) divulgou nesta quarta-feira, 19, a lista de inscritos para a etapa de Mugello, na Itália, recebendo as 4 Horas de Mugello no próximo domingo, 29 de setembro. Com 43 carros inscritos, esta será a penúltima etapa da temporada, e o grid promete disputas acirradas em várias categorias.
A prova contará com 22 inscrições na classe LMP2, sendo 14 delas na categoria principal e 8 na classe Pro/Am. Na LMP3, o grid terá 10 carros, enquanto a LMGT3 verá 11 carros disputando o título, incluindo seis Ferrari 296 LMGT3, dois Porsche 911, dois Aston Martin Vantages e um Lamborghini Huracan.
Além disso, o grid será composto por 127 pilotos e 29 equipes, representando 30 nações diferentes. Porém, a torcida italiana terá motivos de sobra para vibrar, com sete pilotos e cinco carros nacionais no grid. Além disso, algumas equipes italianas lideram seus respectivos campeonatos e podem conquistar títulos em casa.
LMP2: Briga acirrada pela liderança
Após conquistar a primeira vitória da temporada na Bélgica, Robert Kubica, Louis Delétraz e Jonny Edgar lideram a classificação da LMP2 pela equipe TF com o Oreca #14. Com 65 pontos, eles mantêm uma pequena vantagem de 2 pontos sobre o carro #43 da Inter Europol Competition, pilotado por Sebastian Alvarez, Tom Dillmann e Vlad Lomko.
Entre os pilotos italianos da LMP2 estão Luca Ghiotto, ex-piloto da F2, que compete pela Inter Europol, e Matteo Cairoli, que corre pela Iron Lynx Proton.
LMP2 Pro/Am: AF Corse perto de fazer história em Mugello
A equipe italiana AF Corse, atual campeã da LMP2 Pro/Am, chega a Mugello com uma vantagem confortável de 20 pontos, após vencer as 4 Horas de Spa-Francorchamps. Alessio Rovera, François Perrodo e Matthieu Vaxiviere estão no topo da tabela com 80 pontos. Enquanto o trio da Algarve Pro Racing, composto por Alex Quinn, Richard Bradley e Kriton Lentoudis, soma 60 pontos.
O italiano Giorgio Roda, destaque da temporada com três poles, também estará no grid. Competindo pela Proton Competition ao lado de Rene Binder e Bent Viscaal.
LMP3: Eurointernational busca vantagem no território nacional
Na LMP3, a Eurointernational busca consolidar sua liderança após duas vitórias consecutivas. A equipe liderada por Matt R. Bell e Adam Ali possui 77 pontos, 14 a mais que a RLR MSport, vencedora da segunda rodada. Um bom resultado em Mugello pode garantir à Eurointernational o título antecipado da categoria.
LMGT3: Disputa pelo título chega ao auge
Na LMGT3, a disputa pelo título está completamente aberta, com apenas um ponto separando os dois primeiros colocados e 24 pontos entre os nove primeiros. A Racing Spirit of Léman lidera o campeonato com 53 pontos, seguidos de perto pela Ferrari #86 da GR Racing, que possui 52 pontos.
Aliás, a equipe Iron Lynx, que sofreu um acidente em Spa, caiu para a terceira posição, mas ainda está na disputa com 49 pontos. Já a equipe italiana Iron Dames, composta por Michelle Gatting, Rahel Frey e Sarah Bovy, busca recuperação após o acidente na Bélgica.
O ex-campeão Matteo Cressoni também está no grid da LMGT3, competindo pela Proton Competition ao lado de Claudio Schiavoni e Julien Andlauer.
Expectativa para Mugello
Por fim, as 4 Horas de Mugello, que acontecem entre os dias 27 e 29 de setembro, marcam a quinta etapa da temporada 2024 da ELMS.