França – Depois de uma pausa de quase três meses, a European Le Mans Series de 2023 volta com um grid de 42 carros, para a segunda etapa do campeonato, as 4 Horas de Le Castellet no Circuito Paul Ricard nos dias 14 e 16 de julho.
Inicialmente, o grid terá 122 pilotos e 26 equipes diferentes de 30 nações diferentes de todo o mundo frente a frente no sul da França. Além disso, quatro equipes francesas e 17 pilotos franceses competirão pela glória em seu evento em casa.
Classes LMP2 e LMP2 Pro/Am em Paul Ricard
São 18 carros na classe LMP2 inscritos, sendo sete na categoria LMP2 e 11 na classe LMP2 Pro/Am. Embora existam duas classes distintas em 2023, os carros são idênticos e com três dos quatro primeiros colocados em Barcelona vindos da categoria Pro/Am, incluindo o vencedor geral, esses 18 carros vão se misturar em Le Castellet.
O líder geral do campeonato após a primeira rodada é o #34 da Racing Team Turkey de Salih Yoluc, Charlie Eastwood e Louis Delétraz, com os vencedores das 4 Horas de Barcelona conquistando a vitória da classe Pro-Am também, há 2,3 segundos à frente dos atuais líderes do campeonato LMP2, Nico Pino, Rene Binder e Neel Jani no #30 da Duqueine Team.
Além disso, a Duqueine Team está sediada a apenas 200 km de Paul Ricard em Saint-Martin-de-Valgagères e espera por mais uma boa conquista de pontos no campeonato em seu evento ‘caseiro’.
Os pilotos franceses François Perrodo e Matthieu Vaxiviere também esperam outro forte desempenho em seu evento em casa, depois de terminarem em terceiro no geral e em segundo na classe LMP2 Pro/Am em Barcelona no #83 da AF Corse ao lado de seu companheiro de equipe, o britânico Ben Barnicoat.
O grid das classes LMP2 e LMP2 Pro-Am apresenta muitos nomes de estrelas, incluindo Juan Pablo Montoya, Nelson Piquet Jr, Guy Smith e José Maria Lopez, bem como campeões do ELMS do passado e do presente.
Classe LMP3
A categoria LMP3 contará com 12 inscritos e 33 pilotos. A COOL Racing está indo para Le Castellet como líderes do campeonato. Com o francês Adrien Chila, o argentino Marcos Siebert e o mexicano Alejandro Garcia liderando o campeonato de pilotos.
O #17 da COOL Racing terminou em segundo na Espanha, mas uma penalidade pós-corrida para o #31 da Racing Spirit de Leman. Isso os derrubou do primeiro para o terceiro lugar e promoveu o #17 e o #13 Inter Europol Competition para o primeiro e segundo lugar, respectivamente.
O #31 é um dos dois carros que apresenta uma linha de pilotos totalmente francesa. Com Jacques Wolff, Jean-Ludovic Foubert e Antoine Doquin pilotando pela equipe suíça. Enquanto a equipe francesa Ultimate também contará com uma linha totalmente francesa dos irmãos Matthieu e Jean-Baptiste Lahaye e Eric Trouillet dividem as funções de direção.
Classe GTE
O grid da classe GTE contará com 12 carros e há muitos candidatos ao degrau mais alto do pódio em Le Castellet. Assim, o Proton Competition Porsche #16 de Ryan Hardwick, Zac Robichon e Alessio Picariello seguem para a Cote D’Azur como líder do campeonato. Depois de terminar à frente do #50 da Fórmula Racing da dupla pai-filho Johnny e Conrad Laursen e seu colega dinamarquês Mikkel Mac em Barcelona. Para Le Castellet, Mac será substituído pelo piloto da fábrica da Ferrari, Nicklas Nielsen.
Além disso, Matt Griffin estará lutando por sua 5ª vitória na classe em Le Castellet desde 2013. O irlandês tendo vencido mais vezes no Circuito Paul Ricard no ELMS do que qualquer outro piloto. Ele competirá no #55 da Spirit of Race ao lado de Duncan Cameron. Que venceu três vezes em Le Castellet com Griffin, e do sul-africano David Perel.
O interesse local na categoria GTE será focado no #72 da TF Sport. Com uma equipe totalmente francesa de Arnold e Maxime Robin e Valentin Hasse-Clot. Julien Andlauer será o quarto piloto francese na classe. Ele correrá ao lado do atual campeão do ELMS, Christian Ried, e do italiano Giammarco Levorato, no Porsche #77 Proton Competition.
O ator irlandês-alemão de Hollywood Michael Fassbender participará de sua quarta 4 Horas de Le Castellet. Ao lado de Richard Lietz e Martin Rump no Proton Competition #43. Por fim, as 4 Horas de Le Castellet é a segunda rodada da European Le Mans Series de 2023 e é o único local a figurar no calendário do ELMS todos os anos desde 2010.