A direção do European Le Mans Series divulgou nesta terça-feira, 04, alterações no calendário da categoria para 2019. Uma as mudanças é o uso de lastros, nos carros da classe GTE. De acordo com os regulamentos, o sistema de cálculo será baseado na corrida anterior, sendo utilizada em todas as etapas.
O sistema utiliza os resultados da corrida passada e posição no campeonato. Todos os carros irão começar a temporada sem peso extra. O peso extra será definido pela seguinte fórmula.
A + B + B C – Lastro de sucesso (em kg):
A – Sendo determinado pelo resultado da corrida anterior (corrida 1):
- 1º: + 15 kg
- 2º: + 10 kg
- 3ª: + 5 kg
- Não entrou: + 15 kg
B – Sendo determinado pelos resultados da raça anteriores o evento anterior (corrida -2)
- 1º: + 15 kg
- 2º: + 10 kg
- 3ª: + 5 kg
- Não entrou: + 15 kg
C – Determinado pelo resultado do campeonato atual.
- 1º: + 15 kg
- 2º: + 10 kg
- 3ª: + 5 kg
Convite para as 24 Horas de Le Mans
O primeiro e segundo colocados na classe LMP2 no final da temporada serão convidados para as 24 Horas de Le Mans de 2020 na classe LMP2.
Parada
Troca de pneus não serão permitidos durante o reabastecimento. (Art 10.8.3.2)
Composição de pilotos
Estão dispensados a regra da composição de pilotos por equipe para o próximo ano, podendo as equipes competir com pilotos com a mesma categorização ou totalmente profissionais. (Art 10.9.2)
Corrida pela entrada de corrida
Os carros adicionais e seus drivers aparecerá na classificação da corrida, mas não vai marcar pontos nas classificações para a série. (Art 3,5)
A primeira etapa da ELMS em 2019 será no circuito de Paul Ricard no dia 14 de abril.