Sempre disse que circuito bom é aquele que tem retas. Qual a graça de você andar em um Kartodromo? Se atualmente podemos contar nos dedos de um pato as pistas realmente interessantes uma que tem se destacado por se modernizar sem perder seu desenho original é o circuito de Paul Ricard. Atualmente cabe a Stephane Clair administrar e promover o tradicional circuito Francês. Em entrevista ao site endurance.info Stephane revela os planos do circuito para se manter atraente e servir as mais diversas categorias mundiais.
P. Como está o circuito de Paul Ricard após um ano de sua administração?
R. O lugar abre mais e mais para o público com um número crescente de eventos. Só se pode comemorar, nestes tempos difíceis economicamente. O circuito é usado mais de 300 dias por ano. O ano de 2013 parece ser bom porque já estamos com a agenda completa. A programação de "Castellet Destino" está indo bem porque o pacote é um pacote turístico que inclui hotel e passagens de avião. Isto torna a vida mais fácil para pessoas que querem vir para cá. Há também o bom clima.Isso tudo é devido ao trabalho durante anos graças a uma gestão rigorosa e equipes de qualidade. "
P. Quais são os novos projetos?
R. "Estamos construindo uma nova pista de 1,6 km para conduzir os carros GT. Haverá também um terreno para condução de Rally. Vamos tentar novamente ser inovadores. O objetivo será o de misturar direção e volante. A operação de um carro requer mais a compreensão do que particularmente a eletrônica. As inscrições estão previstas para 2013. Isso nos dará novas perspectivas. Também vamos ser os organizadores desta futura escola de formação. A nova pista terá a identidade que já possuímos além de áreas para derrapagem controlada e pista de obstáculos. Assim acredito que teremos mais grupos de interesse.
P. Em termos de enducance. Paul Ricard se tornou obrigatório?
R. "Esta é a terra sagrada de Endurance. Nós temos uma linha reta de 1,8 km que é semelhante ao que pode ser encontrado em alguns circuitos. Há também a possibilidade de reduzir esta distancia. Tanto Audi quanto Toyota estão testam aqui e esperamos ser escolhidos quando a Porsche retornar a LMP1. A Oreca também testa por muito tempo aqui, com GreenGT. Para seu conhecimento o Dr. Ullrich nos agradeceu, após a vitória do Audi R18 e-tron este ano nas 24 horas, dizendo que tínhamos diretamente contribuído para o sucesso da Audi. "
P. É possível ver o mundial de Endurance com uma etapa em Paul Ricard?
R. "É verdade é questão é interessante. Para ser honesto, pensei sobre isso, mas já existe uma corrida realizada na França. Ou talvez a solução seria Le Mans como um evento internacional e Paul Ricard como uma etapa francesa. Também podemos organizar “um dia de testes oficiais como é feito com a ELMS.No momento, uma corrida não é relevante e não queremos ser um patrocinador. Se houver demanda para o Paul Ricard e houver interesse do WEC, teremos o maior prazer em recebe-lo. "
P. Sediar uma etapa de F1 ainda é válido?
R. "Mais do que nunca! Estamos trabalhando em um projeto. Em setembro se encerram as reuniões para uma programação de um calendário para2013. Nós competimos com Magny-Cours. Você deve saber que não temos qualquer subsídio. Pagamos impostos sobre os bilhetes e tarifais públicas. Há um desejo de manter ou renovar esta tradição. Temos 80 funcionários e o circuito é alugado 300 dias por ano, dando uma receita de 100 milhões de euros em benefícios por ano e o equivalente a 900 empregos indiretos. É verdade que por esse valor seria suficiente para um bom show com a Fórmula 1. "
P. O público participa?
R. "Claro que gostaria de receber ainda mais o público, mas isso requer dinheiro e a crise está lá. O Mini United trouce muita gente e estamos ansiosos para a World Series by Renault. Para trazer público é necessário o envolvimento de fábricantes e usar a pista como uma espécie de evento promocional”.
P. Uma corrida de 24 horas em Paul Ricard?
R. Nós já temos o Two Towers no final do ano, mas não estão fechadas as portas. O circuito pode acomodar uma corrida de 24 horas sem quaisquer problemas. Nós temos as permissões para isso. Estamos próximos de organizar uma rodada do francês de Superbike em 2013, mesmo que corridas de carro é atualmente sua maioria aqui em Paul Ricard."