O piloto belga Dominik Kraihamer que competiu ano passado pela categoria FLM este ano dá um passo além. Tanto ele quanto a Boutsen Energy Racing subiram de nível e este ano vão competir com o inédito Oreca 03 na classe LMP2. A equipe também sonha com sua entrada em Le Mans porém o 4º lugar na fila de espera pode minguar este sonho. O piloto deu uma entrevista ao site endurance info e revela mais detalhes para 2011.
P. Dominik você já testou o Oreca 03?
R. “Infelizmente ainda não! Pretendo dirigir o carro durante os testes da Le Mans Series. Vai ser muito interessante para mim, porque nesta ocasião, vou estar dirigindo pela primeira vez um LMP2. Eu estou competindo dois anos, o que não é muito importante se eu comprar isso a meus adversários que não têm a experiência dos mais velhos. Estou muito satisfeito e orgulhoso de participar da Le Mans Series ao volante de um LMP2. Sobre o Oreca 03, não tenho dúvidas sobre o potencial do carro e eu tenho certeza que vai ser muito competitivo, sabendo que a equipe e pilotos estão trabalho arduamente para o desenvolvimento. É um carro novo com apenas alguns quilômetros, mas olhando aos antecedentes e à capacidade da Oreca, estou sem dúvida em um carro muito bom. ”
P. A equipe vai estar nos testes oficiais da Le Mans Series?
R. “Sim! A priori, teremos a chance de montar e trabalhar com o carro no dia do teste. O segundo dia, poderá ser uma outra equipe, que também comprou um Oreca 03. Este presumo não é 100% certo ainda. “
P. A equipe não está finalizada?
R. “No momento, apenas Nicolas De Crem e eu estamos confirmados na equipe.Como é frequentemente muitos pilotos estão dependentes de patrocínio que eles possam oferecer a equipe. Nós não sabemos ainda se vamos ser dois ou três atrás do volante. Pessoalmente, eu espero que sejamos apenas dois.Um terceiro piloto não está confirmado e ainda é um fator que dá uma incerteza adicional na corrida. “
P. A Fórmula Le Mans é uma boa escola de aprendizagem em protótipos?
R. Eu acho que aprendi muito durante a minha primeira temporada e metade da Fórmula Le Mans. Como eu disse, eu só tenho duas temporadas de experiência. Depois de karting, eu dirigia um Lamborghini Gallardo GT3, em seguida, passei para o FML. É difícil para mim dizer que eu aprendi mais que em outra série do que na FLM. O fato é que existem bons pilotos e um bom trampolim para ir para o próximo nível na Le Mans Series. Estou muito contente por ter feito essa escolha. “
P. Você está confiante sobre a participação nas 24 horas de Le Mans, apesar da equipe estar em 4º lugar?
R. “Como você disse, estamos apenas em quarto. Estamos, portanto, em uma posição que realmente não nos permite estar confiantes para o começo das 24 Horas de Le Mans. É por isso que estou em contato com outras equipes para participar desta corrida tão especial. Meu objetivo é participar este ano. Seria uma grande experiência de aprender ainda mais, o que é muito importante para um piloto jovem como eu”.
P. Le Mans é um sonho para você?
R. Sem dúvida … É um sonho para todos os pilotos, seja para um piloto de protótipo, GT ou motorista. Na verdade, é sonho de todos os pilotos do mundo.As 24 Horas de Le Mans é a mais conhecida e famosa do mundo. Eu não acho que alguém poderia se recusar a participar. É inconcebível! Esse é o meu maior sonho. Eu me lembro quando eu dirigi no kart, eu estava calmo e nem sempre se concentrar nas coisas do gênero. Era basicamente um hobby. Só quando no meu quinto ano de kart, quando eu comecei a ter bons tempos e vi que o sucesso estava chegando. Então eu fui para GT3 europeia para um teste em Monza. No começo eu estava muito lento, mas melhorou rapidamente e no final do dia, os meus tempos eram muito melhores. Este foi o início da minha carreira. Eu nunca pensei que poderia ter a chance de participar um dia nas 24 Horas de Le Mans. Hoje eu trabalho para isso e eu estou perto de realizar esse sonho. “
P. Você tem outros projetos nesta temporada?
R. “Eu estou entrando em contato para dirigir no GT3 para algumas corridas de endurance em 2011 e 2012. É muito importante para mim adquirir experiência. O único problema é o mesmo para todos, ou seja, o orçamento. Andar na Le Mans Series e 24 Horas de Le Mans não são as coisas baratas, então eu tenho que ver o que é possível em outras séries. Muitas pessoas me apoiam, e espero encontrar uma boa solução para correr mais. Eu tenho que tirar o chapéu para o meu pai, que está fazendo todo o possível para ajudar a controlar minha carreira e os meus patrocinadores e parceiros.Se eles não estivessem lá, eu não podia andar … “