Após uma pausa de dois meses, (ELMS) regressa nos dias 19 e 20 de Julho, no circuito de Red Bull Ring, na Áustria. Ao todo serão 36 concorrentes para esta terceira etapa com 10 LMP2, 14 LMGTE e 12 GTC.
O destaque vai para Filipe Albuquerque. O piloto volta ao volante do Zytek Z11 SN Nissan da Jota Sport (#38), contando com a companhia de Simon Dolan e Harry Tincknell, com os quais venceu em Imola, na prova anterior. E no hiato entre as provas italiana e austríaca do ELMS, a Jota Sport levou o carro até às 24 Horas de Le Mans, impondo‐se na categoria LPM2.
A Thiriet by TDS Racing (segunda classificada em Le Mans na LMP2), vai alinhar pela primeira vez no Europeu de Endurance o novo Ligier JS P2 Nissan (#46), guiado por Pierre Thiriet, Ludovic Badey e Tristan Gommendy.
A Signatech Alpine, que completou o pódio LMP2 nas 24 Horas, vai estar no Red Bull Ring com o Alpine A450 Nissan (#36) entregue aos cuidados de Paul Loup Chatin, Nelson Panciatici e Oliver Webb.
Já o ORECA 03 Nissan da Sébastien Loeb Racing (#24), quer voltar a brilhar, como aconteceu em Imola, onde conquistou o pódio. O protótipo que ficou em quarto na classe em Le Mans será guiado por Vincent Capillaire e Jan Charouz, enquanto os dois Zytek da Greaves Motorsport terão uma nova equipa de pilotos num deles (#28), composta pelo britânico Luciano Bacheta, o russo da GT Academy, Mark Shulzhitskiy e Mark Patterson. No Zytek #41 vamos reencontrar o mais jovem piloto a participar e terminar as 24 Horas de Le Mans, o americano Matt McMurry, que voltará a fazer equipe com Tom Kimber‐Smith.
Para o Morgan Judd #46 da NewBlood by Morand Racing a etapa de Red Bull Ring será a “corrida caseira”, pois Christian Klien estará no seu “quintal”, acompanhado do suíço Gary Hirsch, os dois dispostos a vingar o azar de Imola, onde a vitória escapou a poucos metros do fim.
A Murphy Prototypes continuará a aventura no ELMS com os habituais pilotos. Rodolfo Gonzalez, Karun Chandhok e Nathanaël Berthon voltam a partilhar o volante do ORECA 03 Nissan (#48) da equipe irlandesa. Já Michel Frey e Franck Mailleux estarão no ORECA 03 Judd (#34) da Race Performance, enquanto a Pegasus Racing alinhará o habitual Morgan Nissan (#29) para Julien Schell, Niki Leutwiler e Jonathan Coleman.
Nove Ferrari F458 Italia, quatro Porsche 911 GT3 RSR e um Aston Martin Vantage V8 compõem o grid de 14 carros da LMGTE.
A AF Corse alinhará três Ferrari: o #54 será pilotado por Piergiuseppe Perazzini, Marco Ciocci e Michael Lyons, enquanto o #55 contará com Duncan Cameron, Matt Griffin et Michele Rugolo. No 458 Italia #70, uma estreia no ELMS 2014, estarão os franceses Yannick Mallegol, François Perrodo e Emmanuel Collard.
A equipa suíça Kessel Racing volta a contar com os dois pilotos vistos em Imola: no #80 teremos Michael Broniszewski e Giacomo Piccini, enquanto o Ferrari #81 estará entregue a Thomas Kemenater e Matteo Cressoni.
Andrea Bertolini, Viktor Shaitar e Sergey Zlobin apostam em conseguir muitos pontos para o campeonato no F458 #72 da equipa SMP Racing. O mesmo acontece com o Ferrari britânico da JMW Motorsport (#66), guiado por Daniel McKenzie, Georges Richardson e Daniel Zampieri.
Já a equipa SOFREV‐ASP de Jérôme Policand quererá manter o embalo de uma bela performance nas 24 Horas de Le Mans, tentando levar o F458 com o #58 as primeiras posições, tripulado por Fabien Barthez, Anthony Pons e Soheil Ayari.
Para a prova onde estão em casa, os austríacos da AT Racing apostam forte. Pai e filho Alexander Talkanitsa estarão associados a Pierre Kaffer no Ferrari #56.
Na IMSA Performance Matmut, as equipes de pilotos dos dois Porsche 911 GT3 RSR (#67 e 76) não sofreram alterações. No Porsche #77 da Proton Competition voltam a pontificar os locais Horst Felbermayr e Horst Felbermayr Jr. O último Porsche do plantel será pilotado Michael Wright, Adam Carroll e Ben Barker (Gulf Racing UK #86), enquanto o único Aston Martin Vantage V8, também inscrito pela Gulf Racing UK, conta com Roald Goethe, Stuart Hall e Daniel Brown.
Na categoria GTC, os russos da SMP Racing voltam a dispor de três Ferrari F458 Italia GT3 com os #57, 71 e 73, sem qualquer alteração nas equipes de pilotos. O objetivo é recuperar a liderança da classe, agora na posse do Ferrari n°60 da Formula Racing, que se impôs em Imola guiado pelo trio dinamarquês Johnny Laursen, Mikkel Mac e Jan Magnussen. Dois outros Ferrari F458 Italia GT3 estão inscritos pela AF Corse: o #63 terá como pilotos Mads Rasmussen e Ilya Melnikov, sendo o #95 tripulado por Adrien de Leener e Cédric Sbirrazzuoli.
O sétimo e último F458 GTC é o da equipa SOFREV‐ASP, entregue aos gauleses Christophe Bourret, Jean‐Luc Beaubelique e Jean‐Philippe Belloc. Os dois McLaren MP4 12C GT3 da equipa francesa ART Grand Prix (#98 e 99) também não terão mudanças nas formações de pilotos, tal como acontece com o único BMW Z4 (#78), inscrito pelo Team Russia by Barwell.
Dois Porsche completam os inscritos na categoria GTC. O da ProSpeed Competition (#75) terá ao volante o trio Paul van Splunteren / Gilles Vannelet / Mike Parisy, enquanto o da Pro GT by Almeras (#93) será guiado por Franck Perera, Lucas Lasserre e Eric Dermont.