A Panis Racing perdeu a vitória nas 4 Horas de Imola devido a uma infração de bandeira amarela cometida por Charles Milesi, o que resultou na vitória da equipe AO by TF. O Oreca 07 #65, de Milesi, Manuel Maldonado e Arthur Leclerc, venceu, mas uma decisão dos comissários, divulgada no domingo neste domingo, 07, retirou a vitória da equipe.
Decisão dos Comissários
Os comissários determinaram que Milesi “acelerou muito cedo, antecipando o fim do FCY” (Full Course Yellow), conforme descrito no boletim oficial. Como consequência, recebeu uma penalidade de drive-through, convertida em uma penalidade de tempo de 35 segundos, ao tempo total de corrida do carro #65. Além disso, foi deduzido 1 ponto de advertência comportamental.
Impacto na Classificação
Essa penalidade fez com que o carro da Panis Racing caísse para o quinto lugar na terceira rodada da temporada da European Le Mans Series. Com isso, o Oreca #14 da AO by TF, dos pilotos por Louis Deletraz, Robert Kubica e Jonny Edgar, é o novo vencedor. O carro #10 da Vector Sport e o carro #43 da Inter Europol Competition completam o pódio.
Outras Penalidades do ELMS em Imola
Aliás, outros carros também foram penalizados após a corrida. O Ferrari 296 GT3 nº 57 da Kessel Racing e o Aston Martin Vantage GT3 Evo nº 97 da Grid Motorsport by TF receberam penalidades de tempo por ultrapassagem sob bandeira amarela dupla e excesso de limites da pista, respectivamente. Essas penalidades promoveram o Lamborghini Huracan GT3 EVO2 nº 63 da Iron Lynx a um lugar no pódio na categoria LMGT3.
Penalidade Adicional
Além disso, o Oreca #22 da United Autosports recebeu uma penalidade pós-corrida de uma volta e 43 segundos. Porque Ben Hanley não respeitou o tempo mínimo de pilotagem exigido para um piloto com classificação Ouro.