O ano de 2012 não foi fácil para a ELMS, O campeonato teve várias provas canceladas e seu final será em plena Petit Le Mans nos Estados Unidos. Por conta disso a ACO e Patrick Peter organizador da ELMS resolveram mudar o formato do campeonato. Em outras palavras a ACO terá mais autonomia na promoção e divulgação das corridas.
Será criada uma Joint Venture entre ACO e Peter Auto e uma participação efetiva de Gérard Neveu diretor do WEC. Já Patrick Peter será um dos acionistas mas não o que dará a palavra final nas decisões.
Pierre Fillon presidente da ACO comente e saúda o anúncio. "Com esta decisão, mais uma vez enviamos um sinal forte aos nossos parceiros, fabricantes e equipes. Assumimos nossas responsabilidades. É para o ACO garantir o melhor futuro possível para esta série considerado um dos pilares da nossa disciplina. A ACO tem investido fortemente em sua subsidiária Le Mans Endurance Management (LMEM) para organizar eventos ao redor do mundo com o Campeonato Mundial de Endurance da FIA. Portanto, não havia legitimidade para alargar o âmbito da sua missão. Aproveito esta oportunidade para reiterar o quanto somos gratos a Patrick Peter para seu trabalho por anos. ‘