ELMS: Etapa em Le Castellet terá 44 inscritos

A segunda etapa da temporada 2025 da European Le Mans Series será disputada no domingo, 04, de maio, no tradicional Circuito Paul Ricard, em Le Castellet, na Côte d’Azur. O evento contará com um grid completo de 44 carros e uma expressiva presença francesa: 33 pilotos e sete equipes correrão em casa.

A prova marca a volta às pistas dos vencedores das 4 Horas de Barcelona, incluindo os campeões gerais François Perrodo e Matthieu Vaxiviere, além de nomes como Mathys Jaubert (LMP2), Célia Martin (LMGT3), Paul Lanchère e Adrien Closmenil (LMP3).

Lista de inscritos

LMP2: IDEC Sport busca nova vitória, agora diante da torcida local

Vitória da IDEC Sport na LMP2 na Espanha. (Foto: ELMS)

Após vencer a rodada de abertura na Espanha, a equipe francesa IDEC Sport chega embalada para sua corrida em casa. O trio formado por Mathys Jaubert, Jamie Chadwick e Daniel Juncadella tentará repetir o feito com o Oreca #18. A equipe ainda conta com o carro #28, pilotado pelos ex-campeões Paul Lafargue e Paul Loup Chatin, ao lado do holandês Job Van Uitert.

Outras equipes francesas de destaque na classe LMP2 são a VDS Panis Racing, vice-campeã em Barcelona com Charles Milesi, Esteban Masson e Ollie Gray, e a Duqueine Team, que largou da pole na abertura da temporada, mas não completou a prova.

Pilotos franceses como Théo Pourchaire, Tom Dillmann, Tristan Vautier, Jean-Baptiste Simmenauer e Maceo Capietto também estarão em ação na categoria, que reúne 13 carros.

LMP2 Pro/Am: AF Corse defende liderança após vitória histórica

A AF Corse comemorou a segunda vitória geral da categoria LMP2 Pro/Am no ELMS. (Foto: ELMS)

A AF Corse fez história em Barcelona ao conquistar uma rara vitória geral com um carro da categoria Pro/Am. Porém, Matthieu Vaxiviere foi decisivo na reta final, garantindo o primeiro lugar para o trio que também inclui François Perrodo e Alessio Rovera. Em Le Castellet, Rovera será substituído por Nicklas Nielsen, vencedor das 24 Horas de Le Mans.

A TDS Racing, única equipe francesa no grid da LMP2 Pro/Am, chega embalada por um pódio na estreia com Clément Novalak, Mathias Beche e Rodrigo Sales.

Outros destaques da categoria incluem Thomas Laurent (DKR Engineering), o trio da Algarve Pro Racing (Olli Caldwell, Alex Quinn e Kriton Lentoudis), além de equipes como United Autosports, Nielsen Racing, Proton Competition e AO by TF.

LMP3: Franceses em destaque após vitória na Espanha

Além disso, a vitória da CLX Motorsport na primeira etapa trouxe ainda mais atenção para a LMP3. Os franceses Paul Lanchère e Adrien Closmenil, ao lado do dinamarquês Theodor Jensen, venceram por apenas 1,9 segundo de vantagem sobre os atuais campeões da RLR MSport.

A etapa francesa terá forte presença local, com equipes como Racing Spirit of Léman, Ultimate e M Racing escalando trios 100% franceses. O Ligier da Eurointernational contará com Fabien Michal e o mexicano Ian Aguilera, enquanto o Inter Europol Competition retorna com a mesma formação que foi ao pódio em Barcelona.

Do mesmo modo, O grid ainda inclui o Ginetta G61 da DKR Engineering e o Duqueine D09 da WTM by Rinaldi Racing.

LMGT3: Iron Dames busca manter embalo

Iron Dames vence a altamente competitiva classe LMGT3 na Espanha. (Foto: ELMS)

Aliás, Célia Martin liderou o Porsche #85 da Iron Dames rumo à vitória na Espanha, dividindo o carro com Sarah Bovy e Michelle Gatting. Agora, a francesa espera repetir o feito correndo em casa.

Outros destaques franceses na LMGT3 incluem Clément Mateu, Erwan Bastard e Valentin Hasse Clot, no Aston Martin da Racing Spirit of Léman, e Lilou Wadoux, que estará na Ferrari #50 da Richard Mille AF Corse. Nesse sentido, Charles-Henri Samani representa o país na Ferrari #51 da AF Corse.

Por fim, o grid da LMGT3 conta ainda com McLaren, Corvette, Mercedes-AMG e diversas Ferrari 296s. Entre elas, destaque para o carro #57 da Kessel Racing, agora com o campeão de Le Mans James Calado no lugar de Daniel Serra.

Programação

As atividades no Circuito Paul Ricard começam na sexta-feira (2), com treinos livres. O sábado, 03, será dedicado às sessões classificatórias, e a corrida de 4 horas será realizada no domingo, 04 de maio. Lembrando, a prova terá sua transmissão através do canal do YouTube do ELMS.