Neste final de semana a temporada 2014 do ELMS se encerra no circuito de Estoril em Portugal. Com quatro equipes com reais disputas pelo título do campeonato a prova deve ser emocionante do começo ao fim.
Com 26 pontos em jogo, 25 pelo primeiro lugar mais um pela conquista da pole, e sendo 23 pontos que separam os quatro primeiros tudo pode acontecer. Os líderes da equipe Signatech Alpine tem 68 pontos, 10 a mais do que o Zytek da equipe JOTA Sport. Para a Signatech repetir o feito de 2013 e vencer o campeonato basta terminar em primeiro ou segundo lugar.
Para a JOTA resta torcer para a Signatech terminar em terceiro, por isso o ponto da pole pode definir o campeão. Já a Race Performance está com 45 pontos, 23 atrás dos líderes, e suas chances para a obtenção do título são pequenas, mas não nulas. Para serem campeões a equipe precisa vencer a prova e garantir a pole e torcer para a Signatech terminar na 9º posição ou pior e a JOTA Sport na 4º posição ou pior.
A equipe com a menor probabilidade de conquistar o título é a Newblood by Morand Racing. Que mesmo terminando em segundo não teria condições de conquistar o título. Para ela a única solução seria as três equipes quebrarem durante a prova.