A primeira etapa da ELMS em 2017, as 4 horas de Silverstone será realizada no dia 15 de abril na Inglaterra. Um grid com 36 carros foi confirmado pela direção da categoria nesta quinta 30.
Seis carros e dezenove pilotos estarão representando o Reino Unido. Os campeões de 2016 da classe GTE, Andrew Howard e Darren Turner, estão confirmados no Aston #99. A equipe vencedora da classe LMP3 com o Ligier JS P3, a United Autosports, também confirmou sua participação com dois protótipos. Christian England volta a defender o seu título de corrida ao lado Brit Wayne Boyd e o americano Mark Patterson.
Primeira corrida com os novos protótipos LMP2
Na classe LMP2, 12 carros estão confirmados. Todas as equipes optaram pela compra de protótipos novos, não sendo necessário a criação de uma subclasse com os antigos LMP2. Das quatro marcas homologadas pela ACO, três fabricantes estarão presentes – Oreca, Ligier e Dallara – todos equipados com os mesmos motores britânicos construídos e preparados pela Gibson.
A Tockwith Motorsports estreia com os pilotos Nigel Moore e Phil Hanson pilotando o Ligier #34. Os campeões em 2016, a G-Drive Racing, alinha o novo Oreca 07, com uma nova formação de pilotos: Memo Rojas, Ryo Hirakawa e Leo Roussel.
Ben Hanley, vencedor da prova em 2016 volta a correr pela equipe americana Dragonspeed, o britânico se junta com Nicolas Lapierre e Henrik Hedman. Richard Bradley é o quarto piloto britânico na classe. Pilotando o Ligier #40 da equipe Graff ao lado de James Allen e Franck Matelli.
17 carros na classe LMP3
Com 17 carros, a classe LMP3 é a maior do grid.Desses, 15 são modelos Ligier JS P3. A Norma alinha nas duas outra vagas com o modelo M30.
Classe GTE: Três equipes para lutar por uma vitória em casa
Três dos sete carros da classe correm em casa. Andrew Howard e Darren Turner vão dividir o Aston Martin #99 com campeão da GT4 Ross Gunn. Seus rivais na luta pelo título de 2016, a JMW Motorsport, também retorna para continuar a luta. O inglês Rob Smith e Rory Butcher vão dividir a Ferrari #66 com Jody Fannin.
Os campeões da Michelin GT3 Le Mans Cup, sobem para o campeonato principal. A TF Sport alinha o seu Aston Martin #90 para os pilotos Euan Hankey, Salih Yoluc e o campeão do WEC na classe GTE Nicki Thiim. Os outros dois pilotos britânicos são Duncan Cameron e Aaron Scott, que ao lado de Matt Griffin, estarão a bordo da Ferrari F488 GTE #55 da equipe Spirit of Race.