A temporada 2018 do European Le Mans Series terá novidades nos regulamentos esportivos. A ACO divulgou nesta quinta-feira,30, algumas alterações, buscando mais competitividade para as provas na europa.
Troféu para Gentleman Drives – A partir do próximo ano o melhor piloto receberá um troféu, nas seis etapas na classe LMP2. A primeira equipe composta por um piloto piloto bronze e um prata ou dois pilotos bronze.
Pneus coringa para a classe LMP3 – Equipes LMP3 terão quatro pneus adicionais, para ser utilizados em qualquer momento durante a temporada. Cada time pode utilizar até três jogos por corrida em pista seca. Em caso de chuva, não existe limite para compostos mistos.
Testes extras antes do campeonato – O primeiro evento oficial acontece no circuito de Paul Ricard com os testes obrigatórios para pilotos e equipes. A organização da série vai promover antes disso testes nos circuitos de Monza, Red Bull Ring, SPA e Portimão.
Alterações na troca de pneus – A partir da próxima temporada serão permitidos duas pistolas pneumáticas, durante a troca de pneus. Atualmente só uma é permitida.
Tempo de cada pilotagem – Na classe LMP2 o tempo mínimo que cada condutor deve cumprir (bronze ou prata) em equipes com dois pilotos foi reduzida de 2h20 para 2h15. Se a equipe dispor de três pilotos, o tempo mínimo será reduzido de 1h30 para 1h10. O tempo máximo para pilotos com graduação ouro ou platina aumentou de 30 para 40 minutos.
Na classe LMP3 as equipes com dois graduados bronze, podem pilotar até 50 minutos. Caso a equipe tenha três pilotos o tempo de pilotagem é de 50 minutos. Para equipes que competem na classe GTE, um piloto bronze em uma equipe com três integrantes deve pilotar no mínimo 1h30, anteriormente este tempo era de 45 minutos.